Estratégia e Execução

Laboratório para cidades inteligentes

Fast Company destaca projetos implementados em Pittsburgh que estão servindo de exemplo para o mundo

Compartilhar:

Imagine uma cidade em que as lixeiras públicas não coletam apenas lixo, mas também dados, e onde os semáforos conseguem medir o fluxo de carros em um cruzamento. Essa cidade existe e fica nos EUA. Com a segunda maior população do estado da Pensilvânia (EUA), Pittsburgh vem se transformando em um laboratório para outros projetos de smart cities ao redor do mundo, como mostra reportagem da revista Fast Company.

Na última década, o Departamento de Inovação e Desempenho de Pittsburgh implementou uma série de iniciativas em parceria com o Metro21: Smart Cities Institute, da Carnegie Mellon University. Destacamos a seguir quatro projetos, que se mostram emblemáticos: 

**1 – Lixeiras públicas:** Pittsburgh já conta com 1.200 latas de lixo inteligentes, que possuem sensores para alertar quando estão prontas para serem recolhidas. O objetivo é diminuir em 66% o tempo gasto na coleta e, ao mesmo tempo, reduzir as emissões de carbono dos caminhões. A experiência vai ajudar a entender melhor as necessidades de saneamento e reciclagem da cidade.

**2 – Prevenção de incêndios:** Toda semana o corpo de bombeiros roda uma ferramenta que indica quais edifícios são suscetíveis a incêndios, com base em chamadas, dados de inspeções passadas e outros dados.

**3 – Semáforos:** Foram instalados, desde 2012, 50 semáforos inteligentes, que percebem o volume de veículos em um cruzamento e priorizam as vias de maior fluxo. Outros 120 devem começar a funcionar este ano. Os especialistas também pretendem ensinar o sistema a priorizar veículos de emergência e transporte público.

**4 – Limpeza da neve:** Um sistema de mapeamento aumenta a eficiência dos tratores e caminhões que limpam neve, monitorando quais áreas já foram atendidas.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Inovação e comunidades na presença digital

A creators economy deixou de ser tendência para se tornar estratégia: autenticidade, constância e inovação são os pilares que conectam marcas, líderes e comunidades em um mercado digital cada vez mais colaborativo.

Bem-estar & saúde, Liderança
5 de dezembro de 2025
Em um mundo exausto, emoção deixa de ser fragilidade e se torna vantagem competitiva: até 2027, lideranças que integram sensibilidade, análise e coragem serão as que sustentam confiança, inovação e resultados.

Lisia Prado - Consultora e sócia da House of Feelings

5 minutos min de leitura
Finanças
4 de dezembro de 2025

Antonio de Pádua Parente Filho - Diretor Jurídico, Compliance, Risco e Operações no Braza Bank S.A.

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Marketing & growth
3 de dezembro de 2025
A creators economy deixou de ser tendência para se tornar estratégia: autenticidade, constância e inovação são os pilares que conectam marcas, líderes e comunidades em um mercado digital cada vez mais colaborativo.

Gabriel Andrade - Aluno da Anhembi Morumbi e integrante do LAB Jornalismo e Fernanda Iarossi - Professora da Universidade Anhembi Morumbi e Mestre em Comunicação Midiática pela Unesp

3 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
2 de dezembro de 2025
Modelos generativos são eficazes apenas quando aplicados a demandas claramente estruturadas.

Diego Nogare - Executive Consultant in AI & ML

4 minutos min de leitura
Estratégia
1º de dezembro de 2025
Em ambientes complexos, planos lineares não bastam. O Estuarine Mapping propõe uma abordagem adaptativa para avaliar a viabilidade de mudanças, substituindo o “wishful thinking” por estratégias ancoradas em energia, tempo e contexto.

Manoel Pimentel - Chief Scientific Officer na The Cynefin Co. Brazil

10 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Liderança
29 de novembro de 2025
Por trás das negociações brilhantes e decisões estratégicas, Suits revela algo essencial: liderança é feita de pessoas - com virtudes, vulnerabilidades e escolhas que moldam não só organizações, mas relações de confiança.

Lilian Cruz - Fundadora da Zero Gravity Thinking

3 minutos min de leitura
Estratégia, Marketing & growth
28 de novembro de 2025
De um caos no trânsito na Filadélfia à consolidação como código cultural no Brasil, a Black Friday evoluiu de liquidação para estratégia, transformando descontos em inteligência de precificação e redefinindo a relação entre consumo, margem e reputação

Alexandre Costa - Fundador do grupo Attitude Pricing (Comunidade Brasileira de Profissionais de Pricing)

4 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
27 de novembro de 2025
A pergunta “O que você vai ser quando crescer?” parece ingênua, mas carrega uma armadilha: a ilusão de que há um único futuro esperando por nós. Essa mesma armadilha ronda o setor automotivo. Afinal, que futuros essa indústria, uma das mais maduras do mundo, está disposta a imaginar para si?

Marcello Bressan, PhD, futurista, professor e pesquisador do NIX - Laboratório de Design de Narrativas, Imaginação e Experiências do CESAR

4 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde, Liderança
26 de novembro de 2025
Parar para refletir e agir são forças complementares, não conflitantes

Jose Augusto Moura - CEO da brsa

3 minutos min de leitura
Marketing & growth
25 de novembro de 2025

Rafael Silva - Head de Parcerias e Alianças na Lecom Tecnologia

4 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança