ESG, Diversidade

Lei de cotas: o caminho para promover igualdade racial e social

Estamos há 12 anos desta conquistas frente a séculos de desigualdade. Os avanços que pavimentam um futuro mais justo para as próximas gerações continuam e é nosso papel continuar esse trabalho contínuo e fortalecer o movimento contra a desigualdade.

Compartilhar:

Em agosto de 2024, a Lei de Cotas completa 12 anos de existência. Mas o que são 12 anos comparado a 300 de escravidão? O que são 12 anos comparado a anos e anos de falta de oportunidade para aqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade social? Enquanto poucos grupos vivem num status de privilégio, a realidade é bem diferente para tantas outras famílias ao redor do Brasil. Entretanto, a aprovação e a renovação dessas medidas é o caminho para diminuir a desigualdade latente existente no Brasil.

Ao longo dessa estrada árdua para a conquista de um direito básico que é a educação, sempre me alegra lembrar que algumas entidades saíram na frente ao separar uma quantidade de vagas para esses grupos muitos anos da concretização da lei, como foi o caso das Universidades Estaduais do Rio de Janeiro e da Bahia e da Universidade Federal de Brasília, que implementaram as cotas em 2002 e 2004, respectivamente.

Para dimensionar a importância de leis como essa, de acordo com um levantamento do Instituto Federal de Tocantins (IFTO) entre o período de 2013 e 2023, cerca de 8770 estudantes ingressaram na instituição por meio das cotas. Mas a verdade é que não precisamos ir tão longe para perceber o impacto positivo na vida de tantos estudantes. Com certeza você que está lendo conhece alguém ou tem algum conhecido que sabe de alguém que teve a chance de concluir o ensino médio ou conquistar o sonho de um curso superior graças às cotas, sejam elas raciais ou sociais.

O acesso à educação, além de minimizar a desigualdade social e racial, é a principal ferramenta para um futuro mais brilhante. É por meio da educação que se criam oportunidades para que as pessoas mais vulneráveis tenham uma vida melhor. O estudo nos ajuda na criação de consciência de classes, auxiliando na identificação, na hora de exercer o direito ao voto, de políticos que vão lutar pelo direito das pessoas menos privilegiadas.

Como tudo na vida, o acesso à educação também é um ato político, um ato que interfere na sociedade toda, sendo nosso dever não só o exercer, mas também ter acesso a ele, independentemente da cor da nossa pele ou da nossa situação social.

Sem dúvida nenhuma nada disso apaga 300 anos de escravidão e mais tantos outros de desigualdade social para a maioria dos cidadãos brasileiros, mas certamente cria-se um cenário mais justo para os nossos filhos, para os filhos deles e todos os outros que vierem após nós.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Calendário

Não, o ano ainda não acabou!

Em meio à letargia de fim de ano, um chamado à consciência: os últimos dias de 2024 são uma oportunidade valiosa de ressignificar trajetórias e construir propósito.

Empreendedorismo, Diversidade, Uncategorized
A entrega do Communiqué pelo W20 destaca o compromisso global com a igualdade de gênero, enfatizando a valorização e o fortalecimento da Economia do Cuidado para promover uma sociedade mais justa e produtiva para as mulheres em todo o mundo

Ana Fontes

3 min de leitura
Diversidade
No ambiente corporativo atual, integrar diferentes gerações dentro de uma organização pode ser o diferencial estratégico que define o sucesso. A diversidade de experiências, perspectivas e habilidades entre gerações não apenas enriquece a cultura organizacional, mas também impulsiona inovação e crescimento sustentável.

Marcelo Murilo

21 min de leitura
Finanças
Casos de fraude contábil na Enron e Americanas S.A. revelam falhas em governança corporativa e controles internos, destacando a importância de transparência e auditorias eficazes para a integridade empresarial

Marco Milani

3 min de leitura
Liderança
Valorizar o bem-estar e a saúde emocional dos colaboradores é essencial para um ambiente de trabalho saudável e para impulsionar resultados sólidos, com lideranças empáticas e conectadas sendo fundamentais para o crescimento sustentável das empresas.

Ana Letícia Caressato

6 min de leitura
Empreendedorismo
A agência dos agentes em sistemas complexos atua como força motriz na transformação organizacional, conectando indivíduos, tecnologias e ambientes em arranjos dinâmicos que moldam as interações sociais e catalisam mudanças de forma inovadora e colaborativa.

Manoel Pimentel

3 min de leitura
Liderança
Ascender ao C-level exige mais que habilidades técnicas: é preciso visão estratégica, resiliência, uma rede de relacionamentos sólida e comunicação eficaz para inspirar equipes e enfrentar os desafios de liderança com sucesso.

Claudia Elisa Soares

6 min de leitura
Diversidade, ESG
Enquanto a diversidade se torna uma vantagem competitiva, o reexame das políticas de DEI pelas corporações reflete tanto desafios econômicos quanto uma busca por práticas mais autênticas e eficazes

Darcio Zarpellon

8 min de leitura
Liderança
E se o verdadeiro poder da sua equipe só aparecer quando o líder estiver fora do jogo?

Lilian Cruz

3 min de leitura
ESG
Cada vez mais palavras de ordem, imperativos e até descontrole tomam contam do dia-dia. Nesse costume, poucos silêncios são entendidos como necessários e são até mal vistos. Mas, se todos falam, no fim, quem é que está escutando?

Renata Schiavone

4 min de leitura
Finanças
O primeiro semestre de 2024 trouxe uma retomada no crédito imobiliário, impulsionando o consumo e apontando um aumento no apetite das empresas por crédito. A educação empreendedora surge como um catalisador para o desenvolvimento de startups, com foco em inovação e apoio de mentorias.

João Boos

6 min de leitura