Liderança
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Lições do ATD 2025: o que as empresas podem aprender com os pioneiros em SBO

Relatórios do ATD 2025 revelam: empresas skills-based se adaptam 40% mais rápido. O segredo? Trilhas de aprendizagem que falam a língua do negócio.
Gerente de Conteúdo na HSM e Singularity Brazil.

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AmyEdmundson

A transformação das organizações em Skills Based Organizations (SBOs) está ganhando força globalmente e o tema não poderia ficar de fora do ATD 2025, que está acontecendo em Washington, EUA.

O motivo pelo qual o assunto está em evidência é que pesquisas recentes têm apontado que empresas que priorizam o desenvolvimento de competências têm maior desempenho e capacidade de adaptação. O foco deixa de ser apenas cargos e descrições tradicionais, passando a mapear, desenvolver e alinhar habilidades diretamente aos objetivos estratégicos do negócio.

E, quando o assunto é educação, notamos que muitas plataformas online de aprendizagem já utilizam esse padrão para personalizar recomendações de aprendizado, tornando o desenvolvimento dos colaboradores mais preciso e conectado às demandas reais do mercado. Isso permite que as empresas alinhem os treinamentos às prioridades do negócio, priorize talentos de alto potencial e integre o aprendizado à rotina de trabalho, aumentando o engajamento dos colaboradores e o impacto no negócio.

Entre as inovações, chamaram atenção as ferramentas como exercícios adaptáveis para prática de habilidades em contextos reais, gera automática de trilhas de aprendizagem personalizadas e academias de produtos, dados e TI, que oferecem caminhos de desenvolvimento alinhados a funções estratégicas. Além disso, a análise simplificada de dados permite mensurar o impacto dos programas e garantir o suporte necessário para a consolidação da cultura orientada por habilidades dentro das empresas.

A adoção de uma abordagem baseada em habilidades representa um avanço na preparação das equipes para o futuro do trabalho, pois valoriza tanto competências técnicas, quanto comportamentais de seus colaboradores – como criatividade, pensamento crítico e adaptabilidade, por exemplo. E uma coisa é fato: essas competências são essenciais para navegar em um mercado (e em um mundo) em constante transformação.

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Gerente de Conteúdo na HSM e Singularity Brazil.

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