Sustentabilidade

Lições Improváveis do Cinema

Você pensa que só filmes sérios têm algo a ensinar? Não. Comédias, animações infantis, histórias sobre esportes e até sobre uma greve têm insights sobre liderar melhor

Compartilhar:

**1 – Chef (2014).** Comédia leve, protagonizada e dirigida por Jon Favreau, traz lições de empreendedorismo, volta por cima e construção de relacionamentos, como destaca a Fast Company 

Favreau é Carl Casper, chef arrogante de um restaurante badalado de Los Angeles. Ele vive em conflito com o dono, que acredita que “em time que está ganhando não se mexe”. Um dia, um crítico gastronômico escreve uma crítica demolidora – justamente pela falta de criatividade do cardápio. Casper parte para a briga, mas um vídeo vaza nas redes sociais, o que lhe fecha todas as portas na cidade. Ele resolve então montar um trailer e cruzar os Estados Unidos vendendo sanduíches. Leva um colega e o filho pré-adolescente, com quem consegue se conectar pela primeira vez. 

**2 – O Homem que Mudou o Jogo (2011).** Protagonizado por Brad Pitt e dirigido por Bennett Miller, o premiado Moneyball já é um clássico dos filmes de esportes e de superação. Ele mostra como fazer uma bela limonada com os limões que se tem – com big data. Além disso, aborda muito bem temas como gestão de talentos, mapeamento de competências e liderança. 

O filme é baseado na história real do técnico de um time de beisebol pequeno dos Estados Unidos que viu seus principais jogadores irem embora e não tinha recursos para contratar novos talentos. 

Ele então se associou a uma startup – quer dizer, a um estudante recém-formado na Yale University, apaixonado por estatísticas – e conseguiu mapear as características dos jogadores que sobraram para tirar o melhor proveito de cada um. 

**3 – Revolução em Dagenham (2010).** Filme inglês dirigido por Nigel Cole, conta a história da greve de cerca de 70 costureiras em uma fábrica da Ford da Inglaterra, em 1968. A paralisação mobilizou toda a direção da Ford não só na terra da Rainha, como nos EUA, e resultou em uma série de conquistas trabalhistas para as mulheres como um todo. 

O grande tema do filme é a liderança: as mulheres na fábrica trabalhavam em péssimas condições, com menos direitos e salários mais baixos. Do conflito emerge uma líder que une as operárias e enfrenta os superiores. É interessante também por mostrar como um pequeno grupo mobilizado é capaz de abalar as finanças de uma gigante empresarial e a sociedade. 

**4 – De Pernas pro Ar (2010).** A comédia brasileira dirigida por Roberto Santucci e protagonizada por Ingrid Guimarães tem aqueles exageros do cinema “televisivo” brasileiro, mas também lições interessantes. A atriz interpreta uma workaholic que deixa a família em segundo plano enquanto se entrega de corpo e alma ao trabalho – e o marido decide dar um tempo. Pega de surpresa, ela comete um erro em uma apresentação e é demitida. Então, conhece uma empreendedora de produtos eróticos para mulheres e acaba se tornando sócia-investidora da startup dela. 

Além do equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, o filme mostra como a executiva vira investidora e contribui para o objeto de seu investimento. 

**5 – Kung Fu Panda 3 (2016) e 6 – Fuga das Galinhas (2000):** Os dois filmes, apesar de infantis, são bem adultos nas lições. O desacreditado Panda precisa liderar e, como sempre, tem uma crise de autoconfiança; deve se provar a si mesmo. O filme reforça a importância de termos um bom mentor e faz a relação entre autoconfiança e o líder capaz de criar uma equipe comprometida e entusiasmada. 

As ácidas galinhas também batem nessa tecla, mostrando como uma só ave, com confiança e persistência, consegue conduzir todo o galinheiro para a salvação.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Inovação e comunidades na presença digital

A creators economy deixou de ser tendência para se tornar estratégia: autenticidade, constância e inovação são os pilares que conectam marcas, líderes e comunidades em um mercado digital cada vez mais colaborativo.

Bem-estar & saúde, Liderança
5 de dezembro de 2025
Em um mundo exausto, emoção deixa de ser fragilidade e se torna vantagem competitiva: até 2027, lideranças que integram sensibilidade, análise e coragem serão as que sustentam confiança, inovação e resultados.

Lisia Prado - Consultora e sócia da House of Feelings

5 minutos min de leitura
Finanças
4 de dezembro de 2025

Antonio de Pádua Parente Filho - Diretor Jurídico, Compliance, Risco e Operações no Braza Bank S.A.

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Marketing & growth
3 de dezembro de 2025
A creators economy deixou de ser tendência para se tornar estratégia: autenticidade, constância e inovação são os pilares que conectam marcas, líderes e comunidades em um mercado digital cada vez mais colaborativo.

Gabriel Andrade - Aluno da Anhembi Morumbi e integrante do LAB Jornalismo e Fernanda Iarossi - Professora da Universidade Anhembi Morumbi e Mestre em Comunicação Midiática pela Unesp

3 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
2 de dezembro de 2025
Modelos generativos são eficazes apenas quando aplicados a demandas claramente estruturadas.

Diego Nogare - Executive Consultant in AI & ML

4 minutos min de leitura
Estratégia
1º de dezembro de 2025
Em ambientes complexos, planos lineares não bastam. O Estuarine Mapping propõe uma abordagem adaptativa para avaliar a viabilidade de mudanças, substituindo o “wishful thinking” por estratégias ancoradas em energia, tempo e contexto.

Manoel Pimentel - Chief Scientific Officer na The Cynefin Co. Brazil

10 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Liderança
29 de novembro de 2025
Por trás das negociações brilhantes e decisões estratégicas, Suits revela algo essencial: liderança é feita de pessoas - com virtudes, vulnerabilidades e escolhas que moldam não só organizações, mas relações de confiança.

Lilian Cruz - Fundadora da Zero Gravity Thinking

3 minutos min de leitura
Estratégia, Marketing & growth
28 de novembro de 2025
De um caos no trânsito na Filadélfia à consolidação como código cultural no Brasil, a Black Friday evoluiu de liquidação para estratégia, transformando descontos em inteligência de precificação e redefinindo a relação entre consumo, margem e reputação

Alexandre Costa - Fundador do grupo Attitude Pricing (Comunidade Brasileira de Profissionais de Pricing)

4 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
27 de novembro de 2025
A pergunta “O que você vai ser quando crescer?” parece ingênua, mas carrega uma armadilha: a ilusão de que há um único futuro esperando por nós. Essa mesma armadilha ronda o setor automotivo. Afinal, que futuros essa indústria, uma das mais maduras do mundo, está disposta a imaginar para si?

Marcello Bressan, PhD, futurista, professor e pesquisador do NIX - Laboratório de Design de Narrativas, Imaginação e Experiências do CESAR

4 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde, Liderança
26 de novembro de 2025
Parar para refletir e agir são forças complementares, não conflitantes

Jose Augusto Moura - CEO da brsa

3 minutos min de leitura
Marketing & growth
25 de novembro de 2025

Rafael Silva - Head de Parcerias e Alianças na Lecom Tecnologia

4 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança