Sustentabilidade

Lições Improváveis do Cinema

Você pensa que só filmes sérios têm algo a ensinar? Não. Comédias, animações infantis, histórias sobre esportes e até sobre uma greve têm insights sobre liderar melhor

Compartilhar:

**1 – Chef (2014).** Comédia leve, protagonizada e dirigida por Jon Favreau, traz lições de empreendedorismo, volta por cima e construção de relacionamentos, como destaca a Fast Company 

Favreau é Carl Casper, chef arrogante de um restaurante badalado de Los Angeles. Ele vive em conflito com o dono, que acredita que “em time que está ganhando não se mexe”. Um dia, um crítico gastronômico escreve uma crítica demolidora – justamente pela falta de criatividade do cardápio. Casper parte para a briga, mas um vídeo vaza nas redes sociais, o que lhe fecha todas as portas na cidade. Ele resolve então montar um trailer e cruzar os Estados Unidos vendendo sanduíches. Leva um colega e o filho pré-adolescente, com quem consegue se conectar pela primeira vez. 

**2 – O Homem que Mudou o Jogo (2011).** Protagonizado por Brad Pitt e dirigido por Bennett Miller, o premiado Moneyball já é um clássico dos filmes de esportes e de superação. Ele mostra como fazer uma bela limonada com os limões que se tem – com big data. Além disso, aborda muito bem temas como gestão de talentos, mapeamento de competências e liderança. 

O filme é baseado na história real do técnico de um time de beisebol pequeno dos Estados Unidos que viu seus principais jogadores irem embora e não tinha recursos para contratar novos talentos. 

Ele então se associou a uma startup – quer dizer, a um estudante recém-formado na Yale University, apaixonado por estatísticas – e conseguiu mapear as características dos jogadores que sobraram para tirar o melhor proveito de cada um. 

**3 – Revolução em Dagenham (2010).** Filme inglês dirigido por Nigel Cole, conta a história da greve de cerca de 70 costureiras em uma fábrica da Ford da Inglaterra, em 1968. A paralisação mobilizou toda a direção da Ford não só na terra da Rainha, como nos EUA, e resultou em uma série de conquistas trabalhistas para as mulheres como um todo. 

O grande tema do filme é a liderança: as mulheres na fábrica trabalhavam em péssimas condições, com menos direitos e salários mais baixos. Do conflito emerge uma líder que une as operárias e enfrenta os superiores. É interessante também por mostrar como um pequeno grupo mobilizado é capaz de abalar as finanças de uma gigante empresarial e a sociedade. 

**4 – De Pernas pro Ar (2010).** A comédia brasileira dirigida por Roberto Santucci e protagonizada por Ingrid Guimarães tem aqueles exageros do cinema “televisivo” brasileiro, mas também lições interessantes. A atriz interpreta uma workaholic que deixa a família em segundo plano enquanto se entrega de corpo e alma ao trabalho – e o marido decide dar um tempo. Pega de surpresa, ela comete um erro em uma apresentação e é demitida. Então, conhece uma empreendedora de produtos eróticos para mulheres e acaba se tornando sócia-investidora da startup dela. 

Além do equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, o filme mostra como a executiva vira investidora e contribui para o objeto de seu investimento. 

**5 – Kung Fu Panda 3 (2016) e 6 – Fuga das Galinhas (2000):** Os dois filmes, apesar de infantis, são bem adultos nas lições. O desacreditado Panda precisa liderar e, como sempre, tem uma crise de autoconfiança; deve se provar a si mesmo. O filme reforça a importância de termos um bom mentor e faz a relação entre autoconfiança e o líder capaz de criar uma equipe comprometida e entusiasmada. 

As ácidas galinhas também batem nessa tecla, mostrando como uma só ave, com confiança e persistência, consegue conduzir todo o galinheiro para a salvação.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Por que todos os líderes começaram a soar iguais?

A autenticidade virou commodity quando todo mundo aprendeu a soar autêntico do mesmo jeito. Este artigo explora como voz, vivência e consistência podem se tornar os principais diferenciais para líderes que desejam construir influência e confiança de forma genuína.

Live marketing ganha força na era da distração

Logotipos já não são suficientes para conquistar relevância. Em um mercado saturado de mensagens, as marcas que se destacam são aquelas capazes de transformar interações em experiências memoráveis e consumidores em protagonistas de suas histórias.

O futuro das empresas de serviços

Posicionamento claro, gestão comercial estruturada, experiência do cliente, disciplina financeira, desenvolvimento de talentos e capacidade de adaptação formam os pilares de um crescimento sustentável. O desafio das empresas de serviços já não é apenas expandir, mas criar condições para que essa expansão se mantenha saudável e rentável.

O Brasil precisa enfrentar o desafio de construir com mais eficiência

A construção civil está deixando para trás práticas marcadas por desperdícios e retrabalhos. O avanço de soluções industrializadas, novas tecnologias e modelos de gestão mais eficientes aponta para um novo cenário: construir com mais qualidade, menor impacto e maior previsibilidade.

Tecnologia & inteligencia artificial, Inovação & estratégia
8 de julho de 2026 15H00
A inteligência artificial deixou de ser um projeto da área de tecnologia e passou a fazer parte da rotina de todas as áreas da empresa. O problema é que, em muitos casos, sua adoção avança mais rápido do que os mecanismos de segurança, compliance e governança capazes de sustentá-la.

Rodrigo Hülsenbeck - CEO da Premiersoft

3 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
8 de julho de 2026 08H00
A maior vulnerabilidade da era da IA pode não estar nos profissionais juniores, mas nos cargos criados para coordenar fluxos e transmitir informações. O que acontece quando a tecnologia passa a fazer isso melhor, mais rápido e mais barato?

Amanda Graciano - Fundadora da Trama

4 minutos min de leitura
Liderança, Estratégia
7 de julho de 2026 14H00
Entre Polônia e Brasil, teatro e negócios, cultura e estratégia, a autora propõe uma reflexão instigante sobre pertencimento, inteligência cultural e a capacidade, cada vez mais rara, de pensar com independência em um mundo saturado de narrativas.

Angelina Bejgrowicz - Fundadora e CEO da AB-Global Connections

15 minutos min de leitura
Liderança
7 de julho de 2026 08H00
As mulheres brasileiras nunca estudaram tanto nem estiveram tão qualificadas para ocupar posições de decisão. Este artigo discute por que a desigualdade de representação persiste e como educação, networking e visibilidade continuam sendo fundamentais para transformar preparo em oportunidade.

Luiza Helena Trajano - Presidente do Conselho do Magazine Luiza e Presidente do Grupo Mulheres do Brasil

3 minutos min de leitura
Marketing & growth
6 de julho de 2026 16H00
Enquanto o networking superficial busca visibilidade, as conexões que realmente transformam carreiras nascem da credibilidade construída em projetos, desafios e relações pautadas pela confiança.

Ulisses Pimentel - Executivo, advisor e especialista em vendas consultivas B2B

6 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde
6 de julho de 2026 09H00
Com a aceleração da inteligência artificial e a explosão de conteúdo, a liderança passa a exigir menos consumo de informação e mais capacidade de interpretar tendências, conectar contextos e tomar decisões em meio à complexidade.

Ale Fu - Executiva de Tecnologia, Professora, Palestrante, além de coordenadora da Comissão de Estratégia e Inovação do IBGC e membro do Grupo de Trabalho de Inteligência Artificial da ABES

6 minutos min de leitura
ESG
5 de julho de 2026 14H00
O maior risco do ESG não está no “E” nem no “S”, mas na fragilidade da governança que deveria sustentar ambos. Este artigo mostra como a NBR ISO 37301 ajuda organizações a transformar ética, compliance e gestão de riscos em evidências concretas de maturidade ESG.

Fernando Palamone - CEO da RT-One

3 minutos min de leitura
Marketing & growth
5 de julho de 2026 09H00
Enquanto as marcas continuam disputando atenção nos feeds, as conversas que realmente influenciam percepções e decisões migraram para espaços mais fechados e menos visíveis. Este artigo mostra por que o futuro da relevância pode estar justamente onde os algoritmos não alcançam.

Dilma Campos - Copresidente da Mark Up

4 minutos min de leitura
Estratégia, Liderança
4 de julho de 2026 14H00
A Psicologia Positiva desafia uma crença comum nas organizações: a de que líderes geram resultados principalmente corrigindo falhas. A ciência sugere outro caminho, fortalecer aquilo que já funciona para ampliar desempenho, engajamento e resiliência.

Valter Bahia Filho - Autor, palestrante e consultor educacional

6 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
4 de julho de 2026 08H00
A partir de casos reais do agronegócio, este artigo mostra por que decisões baseadas em análises isoladas tendem a falhar e como a integração de múltiplas variáveis pode transformar a gestão de risco, dentro e fora do campo.

Kallil Chebaro - CEO e Head de Produto na Agscore

5 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #173

A Geoeconomia entra no mundo corporativo

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #173

A Geoeconomia entra no mundo corporativo