Assunto pessoal

Lidere da retaguarda

Assim, você motiva os mais resistentes, estimula o todo a se mover e aprende a confiar na inteligência do grupo
É sócio da RIA, empresa especializada em construir segurança psicológica em equipes. Criador do PlayGrounded, a Ginástica do Humor, é jornalista (Folha de S.Paulo, Veja, Superinteressante e Vida Simples), foi sócio da consultoria Origami e consultor em branding. Ator e improvisador, integra o grupo Jogo da Cena.

Compartilhar:

Em quase todas as vezes em que estive à frente de um time, fiz tudo o que podia para colocá-lo no caminho certo. Como eu tinha acesso a mais informação e, também, uma visão mais apurada – caso contrário, não estaria na liderança –, sentia que esse era o meu papel: apontar a direção, orientar o caminho, monitorar os passos e corrigir os desvios e as resistências.

Se você se reconheceu no modus operandi descrito acima, dá a mãozinha aqui: você conta com minha compaixão. Porque hoje eu vejo que essa minha maneira de liderar era muito limitada, das premissas à execução, passando pelo planejamento.

Primeiro que eu não tinha acesso a mais informação, como eu pensava. Apenas tinha um conjunto diferente de dados. As pessoas do time tinham outro pacote, tão ou mais rico que o meu, apenas diferente. Ao privilegiar meus dados em detrimento dos deles, eu simplesmente desperdicei recursos.

Outra premissa equivocada é que me escolheram para liderar por conta da qualidade da minha visão sobre a equipe. Há muitas razões para alguém ser alçado a líder de uma equipe, desde a lealdade aos gestores até um conhecimento técnico da área. E eu não tinha nenhum indício de que enxergasse as coisas de um modo significativamente diferente dos demais.

Ao escolher tomar a frente e me propor a desbravar os caminhos, indicando a direção, eu estava condenando a mim mesmo e à equipe a depender de uma única visão – a minha. E me expondo desnecessariamente aos erros, fracassos e perigos que estivessem à frente, sem os olhos dos demais, que estariam atrás.

Por conta dessa atitude e posição, qualquer hesitação da minha parte pareceria dúvida, fraqueza ou ameaça às qualidades que eu acreditava ter como líder. Ou seja, o fato de eu acreditar que tinha uma visão melhor diminuía a motivação para rever as escolhas feitas. A chance de insistirmos no erro, dada a minha exposição à frente, era muito maior.

Você já entendeu a cena. Se refletir um pouco sobre ela, vai enxergar outras várias limitações dessa postura. Assim, em vez de continuar a desenhar esse cenário, vou usar outra metáfora, criada por Nelson Mandela, líder sul-africano que presidiu o país de 1994 a 1999.

Disse ele: “Um líder é como um pastor. Ele permanece atrás do rebanho, deixando as ovelhas mais velozes andarem na frente, enquanto as demais seguem, sem perceber que elas estão sendo guiadas por trás o tempo todo”.

Deixo essa imagem como reflexão: alguém que lidera da retaguarda, confiando na inteligência coletiva, que nasce tanto da coragem dos que desbravam o caminho quanto da cautela dos que escolhem a quem seguir. Que cuida para que todos sigam, sem deixar ninguém para trás. E que impede que o grupo fique parado.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Inovação e comunidades na presença digital

A creators economy deixou de ser tendência para se tornar estratégia: autenticidade, constância e inovação são os pilares que conectam marcas, líderes e comunidades em um mercado digital cada vez mais colaborativo.

Bem-estar & saúde, Liderança
5 de dezembro de 2025
Em um mundo exausto, emoção deixa de ser fragilidade e se torna vantagem competitiva: até 2027, lideranças que integram sensibilidade, análise e coragem serão as que sustentam confiança, inovação e resultados.

Lisia Prado - Consultora e sócia da House of Feelings

5 minutos min de leitura
Finanças
4 de dezembro de 2025

Antonio de Pádua Parente Filho - Diretor Jurídico, Compliance, Risco e Operações no Braza Bank S.A.

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Marketing & growth
3 de dezembro de 2025
A creators economy deixou de ser tendência para se tornar estratégia: autenticidade, constância e inovação são os pilares que conectam marcas, líderes e comunidades em um mercado digital cada vez mais colaborativo.

Gabriel Andrade - Aluno da Anhembi Morumbi e integrante do LAB Jornalismo e Fernanda Iarossi - Professora da Universidade Anhembi Morumbi e Mestre em Comunicação Midiática pela Unesp

3 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
2 de dezembro de 2025
Modelos generativos são eficazes apenas quando aplicados a demandas claramente estruturadas.

Diego Nogare - Executive Consultant in AI & ML

4 minutos min de leitura
Estratégia
1º de dezembro de 2025
Em ambientes complexos, planos lineares não bastam. O Estuarine Mapping propõe uma abordagem adaptativa para avaliar a viabilidade de mudanças, substituindo o “wishful thinking” por estratégias ancoradas em energia, tempo e contexto.

Manoel Pimentel - Chief Scientific Officer na The Cynefin Co. Brazil

10 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Liderança
29 de novembro de 2025
Por trás das negociações brilhantes e decisões estratégicas, Suits revela algo essencial: liderança é feita de pessoas - com virtudes, vulnerabilidades e escolhas que moldam não só organizações, mas relações de confiança.

Lilian Cruz - Fundadora da Zero Gravity Thinking

3 minutos min de leitura
Estratégia, Marketing & growth
28 de novembro de 2025
De um caos no trânsito na Filadélfia à consolidação como código cultural no Brasil, a Black Friday evoluiu de liquidação para estratégia, transformando descontos em inteligência de precificação e redefinindo a relação entre consumo, margem e reputação

Alexandre Costa - Fundador do grupo Attitude Pricing (Comunidade Brasileira de Profissionais de Pricing)

4 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
27 de novembro de 2025
A pergunta “O que você vai ser quando crescer?” parece ingênua, mas carrega uma armadilha: a ilusão de que há um único futuro esperando por nós. Essa mesma armadilha ronda o setor automotivo. Afinal, que futuros essa indústria, uma das mais maduras do mundo, está disposta a imaginar para si?

Marcello Bressan, PhD, futurista, professor e pesquisador do NIX - Laboratório de Design de Narrativas, Imaginação e Experiências do CESAR

4 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde, Liderança
26 de novembro de 2025
Parar para refletir e agir são forças complementares, não conflitantes

Jose Augusto Moura - CEO da brsa

3 minutos min de leitura
Marketing & growth
25 de novembro de 2025

Rafael Silva - Head de Parcerias e Alianças na Lecom Tecnologia

4 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança