Uncategorized

Líderes e seguidores

__José Salibi Neto__ é cofundador da empresa de educação executiva HSM, palestrante, mentor de líderes e coautor dos livros Gestão do Amanhã, Código da Cultura, Estratégia Adaptativa e O Algoritmo da Vitória, entre outros. Lançará em maio pela editora Gente, em parceria com Sandro Magaldi, um livro sobre o motor do crescimento, que tem o JTBD como espinha dorsal.

Compartilhar:

Centauro, como sabemos, é aquela figura mitológica que é meio homem, meio cavalo. Gosta de guerrear, segundo algumas fontes, e é sábio e nobre, conforme outras. Esse ser híbrido e paradoxal é uma analogia perfeita para os assuntos desta HSM Management e para o momento que as empresas vivem:

**• Centauro é o futuro que precisamos construir, na visão de nosso entrevistado Al Gore, em que teremos de aprender a nos equilibrar entre a extrema tecnologia e a necessidade de preservar a natureza.**

**• É o governo competitivo, tema do Dossiê, que só será competitivo se incorporar a eficiência e a eficácia da gestão privada e também permitir o acesso igualitário da população aos serviços públicos.**

**• É o empreendedor, que, como explica Steve Blank, é um gestor formado em dez semanas de prática.**

**• É um veterano, com 60 e muitos anos de idade, que continua a trabalhar, porque gera valor para si e para a companhia que o emprega.**

Minha lista poderia continuar, mas a revista do novo líder deve prestar uma homenagem a Warren Bennis, o homem que pôs a liderança no mapa das empresas. Como escreveu a revista The Economist, se Peter Drucker inventou a gestão, Warren Bennis inventou a liderança no contexto dos negócios. O fato é que, quando ele começou a estudar o tema, nos anos 1950, tratava-se de algo secundário e, hoje, são os superastros do pensamento gerencial que se dedicam a isso. Warren simplesmente escreveu a bíblia da liderança, Becoming a Leader, de 1989, e outros 30 livros. Foi o pioneiro na distinção entre gestores e líderes, explicando que os primeiros fazem as coisas da maneira certa, enquanto os segundos fazem as coisas certas. 

Também vem de Warren o conceito de que líderes não nascem prontos; são talhados para liderar, incorporando a liderança como um ator incorpora um personagem. Proponente de um novo estilo de liderança que substituísse o “chicote”, combateu ferozmente os desproporcionais salários dos CEOs, seu “curtoprazismo”, a corrupção empresarial. Warren aconselhou grandes líderes políticos, do democrata John Kennedy ao republicano Ronald Reagan, e atuou como mentor de uma infinitude de empresários, entre eles Howard Schultz, da Starbucks. Usava poucas palavras, mas roubava as atenções e causava profundo impacto com elas. Agora, Warren deve estar ao lado de seu amigo Peter. Embora ele priorizasse os líderes e Peter, os seguidores, os dois, grandes humanistas, eram feitos da mesma matéria. Convivi muito com Peter, um pouco menos com Warren, mas este nos deu a honra de estar em nossa primeira ExpoManagement, em Buenos Aires.

![](https://revista-hsm-public.s3.amazonaws.com/uploads/d7aeb2f5-adb4-4569-a06f-5c2b85eb240c.jpeg)

Compartilhar:

Artigos relacionados

Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Cultura organizacional
21 de novembro de 2025
O RH deixou de ser apenas operacional e se tornou estratégico - desmistificar ideias sobre cultura, engajamento e processos é essencial para transformar gestão de pessoas em vantagem competitiva.

Giovanna Gregori Pinto - Executiva de RH e fundadora da People Leap

3 minutos min de leitura
Inteligência Artificial, Liderança
20 de novembro de 2025
Na era da inteligência artificial, a verdadeira transformação digital começa pela cultura: liderar com consciência é o novo imperativo para empresas que querem unir tecnologia, propósito e humanidade.

Valéria Oliveira - Especialista em desenvolvimento de líderes e gestão da cultura

3 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
19 de novembro de 2025
Construir uma cultura organizacional autêntica é papel estratégico do RH, que deve traduzir propósito em práticas reais, alinhadas à estratégia e vividas no dia a dia por líderes e equipes.

Rennan Vilar - Diretor de Pessoas e Cultura do Grupo TODOS Internacional

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
18 de novembro de 2025
Com agilidade, baixo risco e cofinanciamento não reembolsável, a Embrapii transforma desafios tecnológicos em inovação real, conectando empresas à ciência de ponta e impulsionando a nova economia industrial brasileira.

Eline Casasola - CEO da Atitude Inovação, Atitude Collab e sócia da Hub89 empresas

4 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
17 de novembro de 2025
A cultura de cocriação só se consolida quando líderes desapegam do comando-controle e constroem ambientes de confiança, autonomia e valorização da experiência - especialmente do talento sênior.

Juliana Ramalho - CEO da Talento Sênior

4 minutos min de leitura
Liderança
14 de novembro de 2025
Como dividir dúvidas, receios e decisões no topo?

Rubens Pimentel - CEO da Trajeto Desenvolvimento Empresarial

2 minutos min de leitura
Sustentabilidade
13 de novembro de 2025
O protagonismo feminino se consolidou no movimento com a Carta das Mulheres para a COP30

Luiza Helena Trajano e Fabiana Peroni

5 min de leitura
ESG, Liderança
13 de novembro de 2025
Saiba o que há em comum entre o desengajamento de 79% da força de trabalho e um evento como a COP30

Viviane Mansi - Conselheira de empresas, mentora e professora

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
12 de novembro de 2025
Modernizar o prazo de validade com o conceito de “best before” é mais do que uma mudança técnica - é um avanço cultural que conecta o Brasil às práticas globais de consumo consciente, combate ao desperdício e construção de uma economia verde.

Lucas Infante - CEO da Food To Save

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, ESG
11 de novembro de 2025
Com a COP30, o turismo sustentável se consolida como vetor estratégico para o Brasil, unindo tecnologia, impacto social e preservação ambiental em uma nova era de desenvolvimento consciente.

André Veneziani - Vice-Presidente Comercial Brasil & América Latina da C-MORE Sustainability

3 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança