Uncategorized

Líderes Inspiram por Integrarem Vida Pessoal

Pesquisa Carreira dos Sonhos – 2016 coloca os holofotes sobre a liderança que simboliza (e valoriza) a integração entre esfera profissional e privada
Diretora da Nextview People, o braço de pesquisas do Grupo DMRH.

Compartilhar:

Os líderes mais admirados agora são os capazes de integrar vida profissional e pessoal. É o que mostra nossa pesquisa Carreira dos Sonhos, de 2016, uma ampliação do estudo Empresas dos Sonhos que a Nextview People e a Cia de Talentos vem realizando há 15 anos. Aumentando o foco, o levantamento passou a investigar as aspirações de carreira e os modelos de líderes não apenas dos jovens brasileiros, como também da média gerência e dos executivos seniores. 

A maior descoberta é que os três públicos estão buscando, mais do que um equilíbrio meio a meio, uma integração entre vida pessoal e trabalho e, por isso, sentem-se inspirados por líderes que consigam fazer isso e deem o exemplo. A liderança que inspira é a que, de um lado, mostra esforço, capacidade de desenvolver pessoas e negócios, conquistas, coerência e transparência e, de outro, valoriza a vida pessoal e a saúde. 

A pesquisa de 2016 deixa claro, ainda, que a hierarquia está sendo desafiada e perdendo importância. O líder inspirador não é o chefe que manda e deve ser obedecido, mas alguém autoconsciente e pronto para desenvolver pessoas e negócios, como já dito. 

O líder inspirador também é mais relevante no atual cenário de negócios (marcado por mudanças inesperadas provocadas pelos avanços tecnológicos), porque os talentos são a nova frente de batalha corporativa, não o dinheiro – e talentos requerem inspiração. Assim, se o líder não inspira as pessoas, a competitividade das empresas fica comprometida. 

Outro aspecto que salta aos olhos é que, na opinião dos entrevistados, os líderes precisam ser formados pelas organizações. A explicação? O líder é o responsável por fazer a ponte entre as pessoas e a cultura corporativa. São o profundo conhecimento e o alinhamento dos profissionais com o propósito e a cultura da empresa que permitem dar a necessária autonomia para que os colaboradores tomem decisões rápidas, garantindo a inovação, a adaptação a novas realidades, a competitividade. 

**O RANKING**

Não é à toa que Abilio Diniz e Jorge Paulo Lemann aparecem na pesquisa entre os líderes empresariais mais admirados pelos jovens, pela média gerência e pelos altos executivos. 

Abilio Diniz é, a um só tempo, referência de realização profissional e de integração entre os diferentes aspectos da vida; ele é visto como um executivo de sucesso que consegue investir no próprio bem-estar e na família. Representa, para os gestores da média e da alta gerência, o que eles mais querem hoje: integrar carreira e vida pessoal e familiar. 

Jorge Paulo Lemann, esportista, também inspira por ter um propósito de vida e é, por sua visão de empreendedor e gestor, associado a esforço, conquistas e desenvolvimento de pessoas e negócios. Ele ainda é ligado ao conceito de transparência, devido a sua defesa da meritocracia como base para tomar decisões. Para o público jovem, o líder do fundo 3G é o maior modelo. 

![](https://revista-hsm-public.s3.amazonaws.com/uploads/953b1337-d06a-4379-b745-08050130a944.jpeg)

**MENOR DIFERENÇA ENTRE AS GERAÇÕES**

As fronteiras entre as gerações estão mais sutis, conforme a análise dos resultados da pesquisa. Por exemplo, na resposta sobre quais são as três coisas mais importantes na vida dos entrevistados, os três públicos relacionaram sucesso profissional e boa relação familiar entre suas prioridades. Apenas muda a posição em que os dois fatores aparecem, compreensível pelo momento de carreira de cada um. Sucesso vem antes de família para os jovens e para a média gerência, enquanto a alta liderança, que já somou mais conquistas profissionais, coloca o sucesso em segundo lugar e a boa relação familiar em primeiro.

Não há dúvida de que o fato de vivermos em um mundo no qual as pessoas têm mais liberdade para ser o que quiserem contribui para que as gerações se confundam mais. A pesquisa confirma: há jovens com perfis comportamentais dos mais velhos e vice-versa.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Antes de encantar, tente não atrapalhar o cliente!

Quando a experiência falha, o problema raramente é tecnologia – é decisão estratégica. Este artigo mostra que no fim das contas o cliente não quer encantamento, ele quer previsibilidade, simplicidade e pouco esforço.

Por que bons líderes fracassam quando cruzam fronteiras

Executivos não falham no cenário internacional por falta de competência, mas por aplicar decisões no código cultural errado. Este artigo mostra que no ambiente global, liderar deixa de ser comportamento e passa a ser tradução

User Experience, UX, Inovação & estratégia
8 de abril de 2026 16H00
Quando a experiência falha, o problema raramente é tecnologia - é decisão estratégica. Este artigo mostra que no fim das contas o cliente não quer encantamento, ele quer previsibilidade, simplicidade e pouco esforço.

Ana Flávia Martins - CMO da Algar

4 minutos min de leitura
Estratégia, Liderança
8 de abril de 2026 08H00
O bar já entendeu que o mundo virou parte do jogo corporativo. Conflitos, tarifas e decisões políticas estão impactando negócios em tempo real. A pergunta é: o CEO entendeu ou ainda acha que isso é “assunto de diplomata”?

Marcelo Murilo - Co-Fundador e VP de Inovação e Tecnologia do Grupo Benner

10 minutos min de leitura
Liderança, Estratégia
7 de abril de 2026 16H00
Executivos não falham no cenário internacional por falta de competência, mas por aplicar decisões no código cultural errado. Este artigo mostra que no ambiente global, liderar deixa de ser comportamento e passa a ser tradução

Angelina Bejgrowicz - Fundadora e CEO da AB-Global Connections

7 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial, Marketing & growth
7 de abril de 2026 08H00
Se a IA decide quem indicar, um dado se impõe: a reputação já é lida por máquinas - e o LinkedIn emergiu como sua principal fonte.

Bruna Lopes de Barros

5 minutos min de leitura
Liderança, ESG
6 de abril de 2026 18H00
Da excelência paralímpica à estratégia corporativa: por que inclusão precisa sair da admiração e virar decisão? Quando a percepção muda, a inclusão deixa de ser discurso.

Djalma Scartezini - CEO da REIS, Sócio da Egalite e Embaixador do Comitê Paralímpico Brasileiro

13 minutos min de leitura
Marketing & growth, Liderança
6 de abril de 2026 08H00
De executor local a orquestrador global: por que essa transição raramente é bem preparada? Este artigo explica porque promover um gestor local para liderar múltiplos mercados é uma mudança de profissão, não apenas de escopo.

François Bazini

3 minutos min de leitura
Liderança, Bem-estar & saúde, Gestão de Pessoas
5 de abril de 2026 12H00
O benefício mais valorizado pelos colaboradores é também um dos menos compreendidos pela liderança. A saúde corporativa saiu do RH e entrou na agenda do CEO - quem ainda não percebeu já está pagando a conta.

Marcos Scaldelai - Diretor executivo da Safe Care Benefícios

5 minutos min de leitura
Marketing & growth
4 de abril de 2026 07H00
A nova vantagem competitiva não está em vender mais - mas em fazer cada cliente valer muito mais. A era da fidelização começa quando ela deixa de ser recompensa e passa a ser estratégia.

Nara Iachan - Cofundadora e CMO da Loyalme

2 minutos min de leitura
Marketing & growth
3 de abril de 2026 08H00
Como a falta de compreensão intercultural impede que bons produtos brasileiros ganhem espaço em outros mercados

Heriton Duarte

7 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Inovação & estratégia
2 de abril de 2026 08H00
À medida que a IA assume tarefas operacionais, surge um risco silencioso: como formar profissionais capazes de supervisionar o que nunca aprenderam a fazer?

Matheus Fonseca - Cofounder da Leapy

4 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #171

A Face Executiva de 2026

Líderes de organizações brasileiras de todos os setores, portes e regiões desenham o ano empresarial do Brasil com suas prioridades em relação a negócios, pessoas e tecnologia...

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #171

A Face Executiva de 2026

Líderes de organizações brasileiras de todos os setores, portes e regiões desenham o ano empresarial do Brasil com suas prioridades em relação a negócios, pessoas e tecnologia...