Estratégia e Execução

Mais um contra a internet

Está virando moda combater a euforia geral com a rede mundial de computadores; agora é um empreendedor do Vale do silício que vem falar mal dela

Compartilhar:

> **Saiba mais sobre Andrew Keen**
>
> Nascido no Reino Unido, e formado em história e ciência política, Andrew keen fundou a Audiocafe.com em 1995 e teve sucesso por um tempo. Não é a primeira vez que atrai a atenção dos interessados nos impactos da internet. seus livros anteriores, O Culto do Amador e Vertigem Digital, também deram o que falar.

Outro livro engrossa as fileiras dos que atacam o mundo novo gerado pela internet. Somando-se a autores como Evgeny Morozov (The Net Desilusion: the Dark Side of Internet Delusion), Jaron Lanier (Gadget: Você Não É um Aplicativo) e nicholas Carr (A Geração Superficial), Andrew Keen acaba de lançar The Internet Is Not the Answer, argumentando que, ao contrário da crença geral, ela está longe de resolver nossos problemas. 

Em uma resenha sobre a obra para a revista strategy+business, o jornalista Edward Baker destaca a ideia central de Keen: em vez da democracia e da diversidade prometidas, conseguimos “menos empregos, superabundância de conteúdo, infestação de pirataria, monopolistas da internet e o estreitamento radical de nossa elite econômica e cultural”. Se o argumento econômico de Keen é o de que “a tecnologia distribuída não necessariamente leva a uma economia distribuída”, gerando maior concentração em vez disso, o argumento cultural é ainda mais incisivo. 

De acordo com uma estimativa, só em janeiro de 2013, 432 milhões de usuários da internet pesquisaram ativamente conteúdos que infringem os direitos autorais. E o aspecto individual? Os números assustam. Como os artistas podem ganhar a vida se, depois de sua música ser ouvida mais de 3 milhões de vezes no site Pandora, a compositora Ellen Shipley recebeu um cheque de US$ 39,61?

Apesar do tom de lamentação, o que Keen diz merece ser ouvido. Para ele, a destruição criativa de Schumpeter só é boa quando se cria algo além de valor para o acionista no lugar do que for destruído. Se a internet não é a resposta, qual é? 

> **Inviável**
>
> Por mais de 3 milhões de downloads de sua música no site Pandora, Ellen Shipley recebeu apenas US$ 39,61

Na visão de Keen, a solução é a própria internet em uma versão amadurecida, depois de ser submetida a mais controles de governos e da sociedade, e quando os próprios desintermediadores forem desintermediados. A experiência do autor com negócios digitais e mais de 40 páginas de notas de rodapé garantem solidez ao livro. Ele faz pensar: assim como o carro foi do céu ao inferno entre os consumidores, o mesmo parece ocorrer com a internet –só que mais rápido. Uma certeza? Nenhum dos dois desaparecerá.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Quando o corpo pede pausa e o negócio pede pressa

Entre liderança e gestação, uma lição essencial: não existe performance sustentável sem energia. Pausar não é fraqueza, é gestão – e admitir limites pode ser o gesto mais poderoso para cuidar de pessoas e negócios.

Cultura organizacional, Liderança
29 de novembro de 2025
Por trás das negociações brilhantes e decisões estratégicas, Suits revela algo essencial: liderança é feita de pessoas - com virtudes, vulnerabilidades e escolhas que moldam não só organizações, mas relações de confiança.

Lilian Cruz - Fundadora da Zero Gravity Thinking

3 minutos min de leitura
Estratégia, Marketing & growth
28 de novembro de 2025
De um caos no trânsito na Filadélfia à consolidação como código cultural no Brasil, a Black Friday evoluiu de liquidação para estratégia, transformando descontos em inteligência de precificação e redefinindo a relação entre consumo, margem e reputação

Alexandre Costa - Fundador do grupo Attitude Pricing (Comunidade Brasileira de Profissionais de Pricing)

4 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
27 de novembro de 2025
A pergunta “O que você vai ser quando crescer?” parece ingênua, mas carrega uma armadilha: a ilusão de que há um único futuro esperando por nós. Essa mesma armadilha ronda o setor automotivo. Afinal, que futuros essa indústria, uma das mais maduras do mundo, está disposta a imaginar para si?

Marcello Bressan, PhD, futurista, professor e pesquisador do NIX - Laboratório de Design de Narrativas, Imaginação e Experiências do CESAR

4 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde, Liderança
26 de novembro de 2025
Parar para refletir e agir são forças complementares, não conflitantes

Jose Augusto Moura - CEO da brsa

3 minutos min de leitura
Marketing & growth
25 de novembro de 2025

Rafael Silva - Head de Parcerias e Alianças na Lecom Tecnologia

4 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, ESG
24 de novembro de 2025
Quando tratado como ferramenta estratégica, o orçamento deixa de ser controle e passa a ser cultura: um instrumento de alinhamento, aprendizado e coerência entre propósito, capital e execução.

Dárcio Zarpellon - Chief Financial Officer na Hypofarma

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
22 de novembro de 2025
Antes dos agentes, antes da IA. A camada do pensamento analógico

Rodrigo Magnano - CEO da RMagnano

5 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Cultura organizacional
21 de novembro de 2025
O RH deixou de ser apenas operacional e se tornou estratégico - desmistificar ideias sobre cultura, engajamento e processos é essencial para transformar gestão de pessoas em vantagem competitiva.

Giovanna Gregori Pinto - Executiva de RH e fundadora da People Leap

3 minutos min de leitura
Inteligência Artificial, Liderança
20 de novembro de 2025
Na era da inteligência artificial, a verdadeira transformação digital começa pela cultura: liderar com consciência é o novo imperativo para empresas que querem unir tecnologia, propósito e humanidade.

Valéria Oliveira - Especialista em desenvolvimento de líderes e gestão da cultura

3 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
19 de novembro de 2025
Construir uma cultura organizacional autêntica é papel estratégico do RH, que deve traduzir propósito em práticas reais, alinhadas à estratégia e vividas no dia a dia por líderes e equipes.

Rennan Vilar - Diretor de Pessoas e Cultura do Grupo TODOS Internacional

3 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança