Uncategorized

Manifesto HSM

”A tecnologia revolucionária de hoje pode ser como uma simples torradeira no ano que vem”
__José Salibi Neto__ é cofundador da empresa de educação executiva HSM, palestrante, mentor de líderes e coautor dos livros Gestão do Amanhã, Código da Cultura, Estratégia Adaptativa e O Algoritmo da Vitória, entre outros. Lançará em maio pela editora Gente, em parceria com Sandro Magaldi, um livro sobre o motor do crescimento, que tem o JTBD como espinha dorsal.

Compartilhar:

Inspirei-me nessa frase do designer Jake Barton, citada em nossa reportagem especial sobre design, para ampliá-la: se ele diz que nada envelhecerá mais do que a nova tecnologia, nós dizemos que outras coisas talvez envelheçam tanto quanto ela, dos modismos de negócios às fórmulas competitivas de prateleira. A verdade fundamental dos negócios, infelizmente nem sempre lembrada, é que todo empreendimento deve ser desenvolvido, caso a caso, com base em uma mensagem, na emoção e na conexão humana. Fizemos um manifesto sobre o que buscamos na HSM e no que acreditamos: 

1. Buscamos um Brasil competitivo em nível mundial, não apenas em termos econômicos, mas também em desenvolvimento humano. 

2. Acreditamos que empresas competitivas são o requisito e a fundação de um Brasil competitivo. 

3. Acreditamos que as empresas, tanto quanto as pessoas, têm de priorizar a educação. 

4. Acreditamos que os líderes são os atores fundamentais de qualquer movimento de melhoria, seja das organizações, seja das pessoas. 

5. Acreditamos que, para responder aos desafios atuais e futuros, as empresas precisam ter estratégia e execução eficazes. 

6. Acreditamos que investir em inovação, cultivar um empreendedorismo permanente e fazer a coisa certa para todos os stakeholders são a chave para o presente não inviabilizar o futuro. 

7. Buscamos, nesta revista e nas demais linhas de negócios da HSM, capacitar os líderes para que façam acontecer em suas empresas e construam o país que queremos. 

8. Acreditamos que o equilíbrio das empresas depende do equilíbrio das pessoas e que este é obtido com menos controle e mais confiança. 

9. Acreditamos que é preciso correr os riscos necessários para fazer o Brasil chegar ao patamar competitivo almejado e sabemos que estes podem ser controlados com o conhecimento adequado. 

10. Buscamos, sobretudo, humildade, para aprender todos os dias com as experiências alheias e poder disseminá-las. 

Você, líder, está no centro de nossas crenças e esforços; o objetivo da HSM é lhe entregar, todos os dias e em todos os nossos pontos de contato, um conteúdo de gestão de primeira linha, por meio de experiências “inesquecíveis” e gerando oportunidades de relacionamento. Mais do que tudo, no entanto, o que buscamos é sua coautoria. Queremos que você seja coautor nesta revista em sua nova fase, no avanço de nossas empresas e na construção de um Brasil novo, competitivo e muito melhor para os brasileiros. É com muito orgulho que estreamos nesta edição nosso novo projeto, editorial e gráfico, que foi cuidadosamente elaborado por nossa equipe e que você poderá conferir nas próximas páginas. Esperamos de todo o coração que você aprecie!

Compartilhar:

Artigos relacionados

Inovação e comunidades na presença digital

A creators economy deixou de ser tendência para se tornar estratégia: autenticidade, constância e inovação são os pilares que conectam marcas, líderes e comunidades em um mercado digital cada vez mais colaborativo.

Finanças
4 de dezembro de 2025

Antonio de Pádua Parente Filho - Diretor Jurídico, Compliance, Risco e Operações no Braza Bank S.A.

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Marketing & growth
3 de dezembro de 2025
A creators economy deixou de ser tendência para se tornar estratégia: autenticidade, constância e inovação são os pilares que conectam marcas, líderes e comunidades em um mercado digital cada vez mais colaborativo.

Gabriel Andrade - Aluno da Anhembi Morumbi e integrante do LAB Jornalismo e Fernanda Iarossi - Professora da Universidade Anhembi Morumbi e Mestre em Comunicação Midiática pela Unesp

3 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
2 de dezembro de 2025
Modelos generativos são eficazes apenas quando aplicados a demandas claramente estruturadas.

Diego Nogare - Executive Consultant in AI & ML

4 minutos min de leitura
Estratégia
1º de dezembro de 2025
Em ambientes complexos, planos lineares não bastam. O Estuarine Mapping propõe uma abordagem adaptativa para avaliar a viabilidade de mudanças, substituindo o “wishful thinking” por estratégias ancoradas em energia, tempo e contexto.

Manoel Pimentel - Chief Scientific Officer na The Cynefin Co. Brazil

10 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Liderança
29 de novembro de 2025
Por trás das negociações brilhantes e decisões estratégicas, Suits revela algo essencial: liderança é feita de pessoas - com virtudes, vulnerabilidades e escolhas que moldam não só organizações, mas relações de confiança.

Lilian Cruz - Fundadora da Zero Gravity Thinking

3 minutos min de leitura
Estratégia, Marketing & growth
28 de novembro de 2025
De um caos no trânsito na Filadélfia à consolidação como código cultural no Brasil, a Black Friday evoluiu de liquidação para estratégia, transformando descontos em inteligência de precificação e redefinindo a relação entre consumo, margem e reputação

Alexandre Costa - Fundador do grupo Attitude Pricing (Comunidade Brasileira de Profissionais de Pricing)

4 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
27 de novembro de 2025
A pergunta “O que você vai ser quando crescer?” parece ingênua, mas carrega uma armadilha: a ilusão de que há um único futuro esperando por nós. Essa mesma armadilha ronda o setor automotivo. Afinal, que futuros essa indústria, uma das mais maduras do mundo, está disposta a imaginar para si?

Marcello Bressan, PhD, futurista, professor e pesquisador do NIX - Laboratório de Design de Narrativas, Imaginação e Experiências do CESAR

4 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde, Liderança
26 de novembro de 2025
Parar para refletir e agir são forças complementares, não conflitantes

Jose Augusto Moura - CEO da brsa

3 minutos min de leitura
Marketing & growth
25 de novembro de 2025

Rafael Silva - Head de Parcerias e Alianças na Lecom Tecnologia

4 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, ESG
24 de novembro de 2025
Quando tratado como ferramenta estratégica, o orçamento deixa de ser controle e passa a ser cultura: um instrumento de alinhamento, aprendizado e coerência entre propósito, capital e execução.

Dárcio Zarpellon - Chief Financial Officer na Hypofarma

3 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança