Estratégia e Execução

Manipulação online na pauta das lideranças

Os líderes precisam se envolver na regulação do ambiente digital, em prol da economia e da sociedade que queremos
Elisabeth Costa é diretora sênior e DAVID HALPERN é presidente da Behavioral Insights Team, consultoria que usa a ciência comportamental para informar decisões governamentais.

Compartilhar:

A participação dos líderes na criação do ambiente digital hoje é fundamental não só para movimentar a economia. As estratégias que adotarmos agora vão moldar a sociedade e o próprio caráter humano no futuro.
Os ganhadores do prêmio Nobel Robert Shiller, George Akerlof e Richard Thaler escreveram sobre como as empresas tentam manipular e explorar nossos preconceitos cognitivos e nossas fraquezas psicológicas na internet. Dois tipos de manipulação são especialmente comuns: a exploração deliberada de lacunas nas informações e de vieses comportamentais (phishing); e a adição deliberada de atrito para dificultar as boas escolhas (sludge).

A interseção de dados, desequilíbrios de informações e marketing inteligente abrem oportunidades para explorar nossos preconceitos. Os teóricos da conspiração podem afirmar que nossos dispositivos ouvem nossas conversas, quando, na verdade, os dados que compartilhamos voluntariamente são mais do que suficientes para prever o que podemos comprar, quando, quanto estamos dispostos a pagar e as decisões erradas que podemos tomar no percurso.

Programadores conscientes procuram projetar sistemas e processos para ajudar as pessoas a fazer melhores escolhas para si – por exemplo, usando padrões que facilitam a economia, classificando negócios com base no melhor valor e nos dizendo o que outras pessoas como nós fazem.

Essa é a hora de a indústria e o governo abordarem as preocupações públicas reais e apropriadas que existem em torno de questões que vão dos vieses algorítmicos e da desinformação até a saúde mental de crianças e jovens online. Um entendimento sofisticado do comportamento humano – incluindo o diálogo ativo e construtivo com o público – deve estar no centro da concepção de soluções políticas bem-sucedidas.

© Rotman Management
Editado com autorização da Rotman School of Management, ligada à University of Toronto. Todos os direitos reservados.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Marketing & growth, Liderança
6 de abril de 2026 08H00
De executor local a orquestrador global: por que essa transição raramente é bem preparada? Este artigo explica porque promover um gestor local para liderar múltiplos mercados é uma mudança de profissão, não apenas de escopo.

François Bazini

3 minutos min de leitura
Liderança, Bem-estar & saúde, Gestão de Pessoas
5 de abril de 2026 12H00
O benefício mais valorizado pelos colaboradores é também um dos menos compreendidos pela liderança. A saúde corporativa saiu do RH e entrou na agenda do CEO - quem ainda não percebeu já está pagando a conta.

Marcos Scaldelai - Diretor executivo da Safe Care Benefícios

5 minutos min de leitura
Marketing & growth
4 de abril de 2026 07H00
A nova vantagem competitiva não está em vender mais - mas em fazer cada cliente valer muito mais. A era da fidelização começa quando ela deixa de ser recompensa e passa a ser estratégia.

Nara Iachan - Cofundadora e CMO da Loyalme

2 minutos min de leitura
Marketing & growth
3 de abril de 2026 08H00
Como a falta de compreensão intercultural impede que bons produtos brasileiros ganhem espaço em outros mercados

Heriton Duarte

7 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Inovação & estratégia
2 de abril de 2026 08H00
À medida que a IA assume tarefas operacionais, surge um risco silencioso: como formar profissionais capazes de supervisionar o que nunca aprenderam a fazer?

Matheus Fonseca - Cofounder da Leapy

4 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
1º de abril de 2026 15H00
Entre renováveis, risco sistêmico e pressão por eficiência, a energia em 2026 exige decisões orientadas por dados e governança robusta.

Rodrigo Strey - Vice-presidente da AMcom

3 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde
1º de abril de 2026 08H00
Felicidade não é benefício: é condição de sustentabilidade para mulheres em cargos de liderança.

Vanda Lohn

4 minutos min de leitura
Lifelong learning
31 de março de 2026 18H00
Quando conversar dá trabalho e a tecnologia não confronta, aprender a conviver se torna um desafio estratégico.

Isabela Corrêa - Cofundadora da People Strat

6 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Bem-estar & saúde
31 de março de 2026 08H00
Quando mulheres consomem a maior parte dos antidepressivos, analgésicos, sedativos e ansiolíticos dentro das empresas, não estamos falando de fragilidade - estamos falando de um modelo de liderança que normaliza exaustão como competência. Este artigo confronta a farsa da “supermulher” e questiona o preço real que elas pagam para sustentar ambientes que ainda insistem em chamá‑las de resilientes.

Marilia Rocca - CEO da Funcional

3 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
30 de março de 2026 15H00
Números não executam estratégia sozinhos - pessoas mal posicionadas também a sabotam. O verdadeiro ganho de eficiência nasce quando estrutura, dados e pessoas operam como um único sistema.

Miguel Nisembaum - Sócio da Mapa de Talentos, gestor da comunidade de aprendizagem Lider Academy e professor

7 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #171

A Face Executiva de 2026

Líderes de organizações brasileiras de todos os setores, portes e regiões desenham o ano empresarial do Brasil com suas prioridades em relação a negócios, pessoas e tecnologia...

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #171

A Face Executiva de 2026

Líderes de organizações brasileiras de todos os setores, portes e regiões desenham o ano empresarial do Brasil com suas prioridades em relação a negócios, pessoas e tecnologia...