Estratégia e Execução

Manipulação online na pauta das lideranças

Os líderes precisam se envolver na regulação do ambiente digital, em prol da economia e da sociedade que queremos
Elisabeth Costa é diretora sênior e DAVID HALPERN é presidente da Behavioral Insights Team, consultoria que usa a ciência comportamental para informar decisões governamentais.

Compartilhar:

A participação dos líderes na criação do ambiente digital hoje é fundamental não só para movimentar a economia. As estratégias que adotarmos agora vão moldar a sociedade e o próprio caráter humano no futuro.
Os ganhadores do prêmio Nobel Robert Shiller, George Akerlof e Richard Thaler escreveram sobre como as empresas tentam manipular e explorar nossos preconceitos cognitivos e nossas fraquezas psicológicas na internet. Dois tipos de manipulação são especialmente comuns: a exploração deliberada de lacunas nas informações e de vieses comportamentais (phishing); e a adição deliberada de atrito para dificultar as boas escolhas (sludge).

A interseção de dados, desequilíbrios de informações e marketing inteligente abrem oportunidades para explorar nossos preconceitos. Os teóricos da conspiração podem afirmar que nossos dispositivos ouvem nossas conversas, quando, na verdade, os dados que compartilhamos voluntariamente são mais do que suficientes para prever o que podemos comprar, quando, quanto estamos dispostos a pagar e as decisões erradas que podemos tomar no percurso.

Programadores conscientes procuram projetar sistemas e processos para ajudar as pessoas a fazer melhores escolhas para si – por exemplo, usando padrões que facilitam a economia, classificando negócios com base no melhor valor e nos dizendo o que outras pessoas como nós fazem.

Essa é a hora de a indústria e o governo abordarem as preocupações públicas reais e apropriadas que existem em torno de questões que vão dos vieses algorítmicos e da desinformação até a saúde mental de crianças e jovens online. Um entendimento sofisticado do comportamento humano – incluindo o diálogo ativo e construtivo com o público – deve estar no centro da concepção de soluções políticas bem-sucedidas.

© Rotman Management
Editado com autorização da Rotman School of Management, ligada à University of Toronto. Todos os direitos reservados.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Organização

A difícil arte de premiar sem capitular

Desde Alfred Nobel, o ato de reconhecer os feitos dos seres humanos não é uma tarefa trivial, mas quando bem-feita costuma resultar em ganho reputacional para que premia e para quem é premiado

ESG
Atualmente, 2,5% dos colaboradores da Pernambucanas se autodeclaram pessoas trans e 100% dos colaboradores trans da varejista disseram que se sentem seguros para ser quem são dentro da empresa.

Nivaldo Tomasio

5 min de leitura
Marketing
A integração entre indicadores de trade marketing e inteligência competitiva está redefinindo o jogo corporativo. Monitorar a execução no PDV, antecipar tendências e reagir com agilidade às mudanças do mercado não são mais diferenciais, mas exigências para a competitividade. Utilizar dados como fonte de insights estratégicos é o caminho para decisões mais rápidas, investimentos otimizados e resultados superiores.

Arthur Fabris

4 min de leitura
Liderança
O novo capítulo do mundo corporativo já começou a ser escrito. Sustentabilidade, transformação digital humanizada e agilidade diante das incertezas globais são os pilares que moldarão líderes visionários e organizações resilientes. Não basta acompanhar as mudanças; é preciso liderá-las com ousadia, responsabilidade e impacto positivo.

Luiz Soria

3 min de leitura
ESG
Apesar dos desafios históricos, as mulheres seguem conquistando espaço no setor de tecnologia, enfrentando a falta de representatividade, dificuldades de financiamento e preconceitos. Iniciativas como o W20 no G20, o PrograMaria e o RME Acelera impulsionam essa transformação, promovendo inclusão e igualdade de oportunidades.

Ana Fontes

4 min de leitura
Marketing
Segundo pesquisa do Instituto Qualibest, houve um aumento de 17 pontos percentuais no número de pessoas assistindo ao programa, em comparação à última edição. Vamos entender como o "ouro televisivo" ainda é uma arma potente de marketing brasileiro.

Carolina Fernandes

4 min de leitura
Gestão de Pessoas, Estratégia e execução, Gestão de pessoas

Lilian Cruz

5 min de leitura
Inovação
A inovação é uma jornada, não um destino. Evitar esses erros comuns é essencial para construir um caminho sólido rumo ao futuro. As empresas que conseguem superar essas armadilhas e adotar uma abordagem estratégica e sistêmica para a inovação terão uma vantagem competitiva significativa em um mundo cada vez mais dinâmico e imprevisível.

Guilherme Lopes

6 min de leitura
Empreendedorismo
Insights inovadores podem surgir de qualquer lugar, até mesmo de uma animação ou evento inesperado. Na NRF 2025, aprendemos que romper bolhas e buscar inspiração em outras áreas são passos essenciais para lideranças B2B que desejam encantar, personalizar e construir conexões humanas e estratégicas.

Fernanda Nascimento

4 min de leitura
Gestão de Pessoas
O setor de Recursos Humanos enfrenta um momento crucial de transformação, equilibrando inovação tecnológica, diversidade e bem-estar para moldar uma cultura organizacional mais ágil, inclusiva e orientada ao futuro.

Daniel Campos Neto

4 min de leitura
ESG
Não importa se a sua organização é pequena, média ou grande quando se trata de engajamento por parte dos seus colaboradores com causas sociais

Simon Yeo

4 min de leitura