Estratégia e Execução

Manipulação online na pauta das lideranças

Os líderes precisam se envolver na regulação do ambiente digital, em prol da economia e da sociedade que queremos
Elisabeth Costa é diretora sênior e DAVID HALPERN é presidente da Behavioral Insights Team, consultoria que usa a ciência comportamental para informar decisões governamentais.

Compartilhar:

A participação dos líderes na criação do ambiente digital hoje é fundamental não só para movimentar a economia. As estratégias que adotarmos agora vão moldar a sociedade e o próprio caráter humano no futuro.
Os ganhadores do prêmio Nobel Robert Shiller, George Akerlof e Richard Thaler escreveram sobre como as empresas tentam manipular e explorar nossos preconceitos cognitivos e nossas fraquezas psicológicas na internet. Dois tipos de manipulação são especialmente comuns: a exploração deliberada de lacunas nas informações e de vieses comportamentais (phishing); e a adição deliberada de atrito para dificultar as boas escolhas (sludge).

A interseção de dados, desequilíbrios de informações e marketing inteligente abrem oportunidades para explorar nossos preconceitos. Os teóricos da conspiração podem afirmar que nossos dispositivos ouvem nossas conversas, quando, na verdade, os dados que compartilhamos voluntariamente são mais do que suficientes para prever o que podemos comprar, quando, quanto estamos dispostos a pagar e as decisões erradas que podemos tomar no percurso.

Programadores conscientes procuram projetar sistemas e processos para ajudar as pessoas a fazer melhores escolhas para si – por exemplo, usando padrões que facilitam a economia, classificando negócios com base no melhor valor e nos dizendo o que outras pessoas como nós fazem.

Essa é a hora de a indústria e o governo abordarem as preocupações públicas reais e apropriadas que existem em torno de questões que vão dos vieses algorítmicos e da desinformação até a saúde mental de crianças e jovens online. Um entendimento sofisticado do comportamento humano – incluindo o diálogo ativo e construtivo com o público – deve estar no centro da concepção de soluções políticas bem-sucedidas.

© Rotman Management
Editado com autorização da Rotman School of Management, ligada à University of Toronto. Todos os direitos reservados.

Compartilhar:

Artigos relacionados

A ilusão que alimenta a disrupção

Em um ambiente onde o amanhã já parece ultrapassado, o evento celebra a disrupção e a inovação, conectando ideias transformadoras a um público global. Abraçar a mudança e aprender com ela se torna mais do que uma estratégia: é a única forma de prosperar no ritmo acelerado do mercado atual.

De olho

Liderança, ética e o poder do exemplo: o caso Hunter Biden

Este caso reflete a complexidade de equilibrar interesses pessoais e responsabilidades públicas, tema crucial tanto para líderes políticos quanto corporativos. Ações como essa podem influenciar percepções de confiança e coerência, destacando a importância da consistência entre valores e decisões. Líderes eficazes devem criar um legado baseado na transparência e em práticas que inspirem equipes e reforcem a credibilidade institucional.

Passa conhecimento

Incluir intencionalmente ou excluir consequentemente?

A estreia da coluna “Papo Diverso”, este espaço que a Talento Incluir terá a partir de hoje na HSM Management, começa com um texto de sua CEO, Carolina Ignarra, neste dia 3/12, em que se trata do “Dia da Pessoa com Deficiência”, um marco necessário para continuarmos o enfrentamento das barreiras do capacitismo, que ainda existe cotidianamente em nossa sociedade.

Gestão de Pessoas, Liderança, Times e Cultura
Como o ferramental dessa ciência se bem aplicado e conectado em momentos decisivos de projetos transforma o resultado de jornadas do consumidor e clientes, passando por lançamento de produtos ou até de calibragem de público-alvo.

Carol Zatorre

0 min de leitura
Gestão de Pessoas, Estratégia e Execução, Liderança, Times e Cultura, Saúde Mental

Carine Roos

5 min de leitura
Liderança, Times e Cultura
Comunicação com empatia, gestão emocional e de conflitos e liderança regenerativa estão entre as 10 principais habilidades para o profissional do futuro.

Flávia Lippi

4 min de leitura
Gestão de Pessoas, Liderança, Times e Cultura
É preciso eliminar a distância entre o que os colaboradores querem e o que vivenciam na empresa.

Ana Flavia Martins

4 min de leitura
Estratégia e Execução, Carreira
Solicitar crédito sempre parece uma jornada difícil e, por isso, muitos ficam longe e acabam perdendo oportunidades de financiar seus negócios. Porém, há outros tipos de programas que podemos alçar a fim de conseguir essa ajuda e incentivo capital para o nosso negócio.
3 min de leitura
Liderança, Times e Cultura
Conheça os 6 princípios da Liderança Ágil que você precisa manter a atenção para garantir que as estratégias continuem condizentes com o propósito de sua organização.
3 min de leitura