Uncategorized

Marcel Fukayama e o desafio de trazer o sistema B ao Brasil

CEO do Grupo Anga, estrategista da Eureca e conselheiro do Capitalismo Consciente Brasil

Compartilhar:

Vivemos uma convergência de eras no mundo, e, certamente, uma das principais é a da consciência. Não são poucos os autores e os movimentos que falam de liderança e negócios conscientes como o caminho para o resgate da verdadeira essência do capitalismo, muito mais humanizado do que o que vemos imperando hoje. 

Como atual presidente do Sistema B Brasil, o jovem líder Marcel Fukayama é um dos expoentes brasileiros no tema. Desde muito cedo, Marcel se descobriu um apaixonado por tecnologia e, depois, por empreendedorismo. Programando, aprendeu a aprender, uma das principais competências deste século. Programando, compreendeu o que significa ser protagonista da própria história e, quando tinha 17 anos e estudava processamento de dados, empreendeu – criou uma das primeiras lan houses de São Paulo. 

Aos 23 anos, recebeu um diagnóstico de câncer e se viu em profunda reflexão pessoal. Decidiu acelerar suas escolhas para poder gerar todos os impactos que gostaria de gerar. De repente, a lição clássica de Aristóteles lhe fez todo o sentido: “Onde meus talentos e paixões encontram as necessidades do mundo, lá é meu lugar”. 

Marcel entendeu seu propósito: usar a tecnologia como ferramenta para que as pessoas transformassem a si mesmas e se tornassem agentes de transformação de suas comunidades. Ele se juntou ao Comitê para a Democratização da Informática (CDI), organização social pioneira em empoderamento e inclusão digital, e lá militou por sete anos, sendo os quatro últimos na diretoria executiva global – gerando impacto em mais de 15 países e 800 comunidades. 

Em uma busca por soluções para a extrema desigualdade que o Brasil e o mundo vivem, Marcel se conectou, em 2012, com a ONG norte-americana B Lab (e o movimento global B), que pretende redefinir, por meio de certificação, o conceito de sucesso nos negócios, identificando empresas que usem seu poder de mercado para solucionar problemas sociais e ambientais. Ali conheceu o grupo que estava trazendo para o Chile, a Colômbia e a Argentina a certificação conhecida como sistema B [B corporation, em inglês], hoje exibida por 2.360 empresas no mundo, sendo que cerca de 350 estão na América do Sul. Em 2013, Marcel fundava oficialmente o Sistema B Brasil. 

Nessa jornada empreendedora tão intensa, o jovem ainda se associou com mais dois empreendedores para, recentemente, criar a Din4mo, empresa B que direciona investimentos para os chamados empreendedores de alto impacto e lhes oferece programas de gestão – entendendo impacto como redução de desigualdade, ao diminuir a vulnerabilidade das comunidades e o custo de transação para famílias de baixa renda e ajudá-las a criar ativos produtivos. 

Marcel não tem dúvidas de que agentes econômicos como as empresas podem ser agentes de mudança importantes na criação de uma economia mais sustentável e inclusiva. 

SAIBA MAIS SOBRE
**MARCEL FUKAYAMA**

É cofundador e presidente do Sistema B Brasil e também cofundador da Din4mo, empresa B que oferece gestão e investimento de impacto para empreendedores que reduzam a desigualdade social. Em 2017, concluiu seu mestrado em políticas públicas na London School of Economics and Political Science.

Compartilhar:

Artigos relacionados

China

O Legado do Progresso

A celebração dos 120 anos de Deng Xiaoping destaca como suas reformas revolucionaram a China, transformando-a em uma potência global e marcando uma era de crescimento econômico, inovação e avanços sociais sem precedentes.

Calendário

Não, o ano ainda não acabou!

Em meio à letargia de fim de ano, um chamado à consciência: os últimos dias de 2024 são uma oportunidade valiosa de ressignificar trajetórias e construir propósito.

Gestão de Pessoas
Um convite para refletir sobre como empresas e líderes podem se adaptar à nova mentalidade da Geração Z, que valoriza propósito, flexibilidade e experiências diversificadas em detrimento de planos de carreira tradicionais, e como isso impacta a cultura corporativa e a gestão do talento.

Valeria Oliveira

6 min de leitura
Empreendedorismo
Um guia para a liderança se antecipar às consequências não intencionais de suas decisões

Lilian Cruz e Andréa Dietrich

4 min de leitura
ESG
Entre nós e o futuro desejado, está a habilidade de tecer cada nó de um intricado tapete que une regeneração, adaptação e compromisso climático — uma jornada que vai de Baku a Belém, com a Amazônia como palco central de um novo sistema econômico sustentável.

Bruna Rezende

5 min de leitura
ESG
Crescimento de reclamações à ANS reflete crise na saúde suplementar, impulsionada por reajustes abusivos e falta de transparência nos planos de saúde. Empresas enfrentam desafios para equilibrar custos e atender colaboradores. Soluções como auditorias, BI e humanização do atendimento surgem como alternativas para melhorar a experiência dos beneficiários e promover sustentabilidade no setor.
4 min de leitura
Finanças
Brasil enfrenta aumento de fraudes telefônicas, levando Anatel a adotar medidas rigorosas para proteger consumidores e empresas, enquanto organizações investem em tecnologia para garantir segurança, transparência e uma comunicação mais eficiente e personalizada.

Fábio Toledo

4 min de leitura
Finanças
A recente vitória de Donald Trump nos EUA reaviva o debate sobre o protecionismo, colocando em risco o acesso do Brasil ao segundo maior destino de suas exportações. Porém, o país ainda não está preparado para enfrentar esse cenário. Sua grande vulnerabilidade está na dependência de um número restrito de mercados e produtos primários, com pouca diversificação e investimentos em inovação.

Rui Rocha

0 min de leitura
Finanças
O Revenue Operations (RevOps) está em franca expansão global, com estimativa de que 75% das empresas o adotarão até 2025. No Brasil, empresas líderes, como a 8D Hubify, já ultrapassaram as expectativas, mais que dobrando o faturamento e triplicando o lucro ao integrar marketing, vendas e sucesso do cliente. A Inteligência Artificial é peça-chave nessa transformação, automatizando interações para maior personalização e eficiência.

Fábio Duran

3 min de leitura
Empreendedorismo
Trazer os homens para a discussão, investir em ações mais intencionais e implementar a licença-paternidade estendida obrigatória são boas possibilidades.

Renata Baccarat

4 min de leitura
Uncategorized
Apesar de ser uma ferramenta essencial para o desenvolvimento de colaboradores, o Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) vem sendo negligenciado por empresas no Brasil. Pesquisa da Mereo mostra que apenas 60% das companhias avaliadas possuem PDIs cadastrados, com queda no engajamento de 2022 para 2023.

Ivan Cruz

4 min de leitura
Tecnologias exponenciais
A inteligência artificial (IA) está revolucionando o mundo dos negócios, mas seu avanço rápido exige uma discussão sobre regulamentação. Enquanto a Europa avança com regras para garantir benefícios éticos, os EUA priorizam a liberdade econômica. No Brasil, startups e empresas se mobilizam para aproveitar as vantagens competitivas da IA, mas aguardam um marco legal claro.

Edmee Moreira

4 min de leitura