Uncategorized

Mensagem aos millennials

Compartilhar:

Uma empresa decide converter colchão em estilo de vida, buscando convencer os consumidores de que o sono merece tanta atenção quanto a alimentação. Quem você diria que é seu fundador? Acertou, é claro, quem apostou em um grupo de millennials. A Casper, de Nova York, tem uma rapaziada no comando, que vem combinando ciência, design thinking e humor para redefinir o colchão entre os consumidores. 

Essa é uma história feliz de millennials, contada nesta revista. Mas as histórias tristes dessa geração andam estatisticamente mais comuns, lamentavelmente. Eu me refiro às histórias dos mais de 23% de jovens brasileiros que não conseguem se colocar no mercado de trabalho. O desemprego de quem tem até 24 anos de idade está muito acima do desemprego médio da população (em torno de 13%) e muito se engana quem atribui o problema à crise econômica corrente. O fato nu e cru é que o mercado de trabalho mudou de maneira abrupta e os jovens estão sendo atropelados por essa mudança. 

Por isso, **HSM Management** eXtra estampa em sua capa uma matéria sobre como aumentar a empregabilidade jovem, imperdível. Rapidamente, há três abordagens inovadoras que têm sido adotadas com sucesso por empresas, em parceria com outros agentes, para tornar os jovens mais empregáveis. Mais do que uma inspiração, são soluções necessárias (e leitura obrigatória). 

Costumo dizer que nossa **HSM Management X**, 100% digital, é uma revista millennial. Seu conteúdo sempre visa, direta ou indiretamente, apoiar e qualificar o profissional da geração Y para que ele, ou ela, possa “arrebentar” nos negócios. Mas esta edição que você acabou de baixar dá a impressão de ser ainda mais millennial na mensagem. 

Quer ver? Tem matéria sobre a extinção dos smartphones e dos televisores – eu e meus contemporâneos jamais pensaríamos nisso. Tem a Linda Gratton falando das práticas de RH definidas pelo colaborador jovem. Tem uma discussão séria sobre trabalho em equipe (que é o modo de trabalhar jovem). Tem dois conteúdos “massas” sobre o investimento de impacto e os riscos não financeiros – duas preocupações que tanto têm mobilizado representantes da geração Y mundo afora. E por aí vai. 

Até nosso Book , trecho do livro _O Princípio de Oz_, remete à garotada. Não pela analogia com _O Mágico de Oz_, que é mais velho que meus pais, mas por abordar accountability. Afinal, o desejo de agir como dono, e de autonomia no trabalho, é millennial. Divirta-se!

Compartilhar:

Artigos relacionados

Há um fio entre Ada Lovelace e o CESAR

Fora do tempo e do espaço, talvez fosse improvável imaginar qualquer linha que me ligasse a Ada Lovelace. Mais improvável ainda seria incluir, nesse mesmo

Marketing
Entenda por que 90% dos lançamentos fracassam quando ignoram a economia comportamental. O Nobel Daniel Kahneman revela como produtos são criados pela lógica, mas comprados pela emoção.

Priscila Alcântara

8 min de leitura
Liderança
Relatórios do ATD 2025 revelam: empresas skills-based se adaptam 40% mais rápido. O segredo? Trilhas de aprendizagem que falam a língua do negócio.

Caroline Verre

4 min de leitura
Liderança
Por em prática nunca é um trabalho fácil, mas sempre é um reaprendizado. Hora de expor isso e fazer o que realmente importa.

Caroline Verre

5 min de leitura
Inovação
Segundo a Gartner, ferramentas low-code e no-code já respondem por 70% das análises de dados corporativos. Entenda como elas estão democratizando a inteligência estratégica e por que sua empresa não pode ficar de fora dessa revolução.

Lucas Oller

6 min de leitura
ESG
No ATD 2025, Harvard revelou: 95% dos empregadores valorizam microcertificações. Mesmo assim, o reskilling que realmente transforma exige 3 princípios urgentes. Descubra como evitar o 'caos das credenciais' e construir trilhas que movem negócios e carreiras.

Poliana Abreu

6 min de leitura
Empreendedorismo
33 mil empresas japonesas ultrapassaram 100 anos com um segredo ignorado no Ocidente: compaixão gera mais longevidade que lucro máximo.

Poliana Abreu

6 min de leitura
Liderança
70% dos líderes não enxergam seus pontos cegos e as empresas pagam o preço. O antídoto? Autenticidade radical e 'Key People Impact' no lugar do controle tóxico

Poliana Abreu

7 min de leitura
Liderança
15 lições de liderança que Simone Biles ensinou no ATD 2025 sobre resiliência, autenticidade e como transformar pressão em excelência.

Caroline Verre

8 min de leitura
Liderança
Conheça 6 abordagens práticas para que sua aprendizagem se reconfigure da melhor forma

Carol Olinda

4 min de leitura
Cultura organizacional, Estratégia e execução
Lembra-se das Leis de Larman? As organizações tendem a se otimizar para não mudar; então, você precisa fazer esforços extras para escapar dessa armadilha. Os exemplos e as boas práticas deste artigo vão ajudar

Norberto Tomasini

4 min de leitura