Uncategorized

Mensagem aos millennials

Compartilhar:

Uma empresa decide converter colchão em estilo de vida, buscando convencer os consumidores de que o sono merece tanta atenção quanto a alimentação. Quem você diria que é seu fundador? Acertou, é claro, quem apostou em um grupo de millennials. A Casper, de Nova York, tem uma rapaziada no comando, que vem combinando ciência, design thinking e humor para redefinir o colchão entre os consumidores. 

Essa é uma história feliz de millennials, contada nesta revista. Mas as histórias tristes dessa geração andam estatisticamente mais comuns, lamentavelmente. Eu me refiro às histórias dos mais de 23% de jovens brasileiros que não conseguem se colocar no mercado de trabalho. O desemprego de quem tem até 24 anos de idade está muito acima do desemprego médio da população (em torno de 13%) e muito se engana quem atribui o problema à crise econômica corrente. O fato nu e cru é que o mercado de trabalho mudou de maneira abrupta e os jovens estão sendo atropelados por essa mudança. 

Por isso, **HSM Management** eXtra estampa em sua capa uma matéria sobre como aumentar a empregabilidade jovem, imperdível. Rapidamente, há três abordagens inovadoras que têm sido adotadas com sucesso por empresas, em parceria com outros agentes, para tornar os jovens mais empregáveis. Mais do que uma inspiração, são soluções necessárias (e leitura obrigatória). 

Costumo dizer que nossa **HSM Management X**, 100% digital, é uma revista millennial. Seu conteúdo sempre visa, direta ou indiretamente, apoiar e qualificar o profissional da geração Y para que ele, ou ela, possa “arrebentar” nos negócios. Mas esta edição que você acabou de baixar dá a impressão de ser ainda mais millennial na mensagem. 

Quer ver? Tem matéria sobre a extinção dos smartphones e dos televisores – eu e meus contemporâneos jamais pensaríamos nisso. Tem a Linda Gratton falando das práticas de RH definidas pelo colaborador jovem. Tem uma discussão séria sobre trabalho em equipe (que é o modo de trabalhar jovem). Tem dois conteúdos “massas” sobre o investimento de impacto e os riscos não financeiros – duas preocupações que tanto têm mobilizado representantes da geração Y mundo afora. E por aí vai. 

Até nosso Book , trecho do livro _O Princípio de Oz_, remete à garotada. Não pela analogia com _O Mágico de Oz_, que é mais velho que meus pais, mas por abordar accountability. Afinal, o desejo de agir como dono, e de autonomia no trabalho, é millennial. Divirta-se!

Compartilhar:

Artigos relacionados

Há um fio entre Ada Lovelace e o CESAR

Fora do tempo e do espaço, talvez fosse improvável imaginar qualquer linha que me ligasse a Ada Lovelace. Mais improvável ainda seria incluir, nesse mesmo

Carreira, Cultura organizacional, Gestão de pessoas
A área de gestão de pessoas é uma das mais capacitadas para isso, como mostram suas iniciativas de cuidado. Mas precisam levar em conta quatro tipos de necessidades e assumir ao menos três papéis

Natalia Ubilla

3 min de leitura
Estratégia
Em um mercado onde a reputação é construída (ou desconstruída) em tempo real, não controlar sua própria narrativa é um risco que nenhum executivo pode se dar ao luxo de correr.

Bruna Lopes

7 min de leitura
Liderança
O problema está na literatura comercial rasa, nos wannabe influenciadores de LinkedIn, nos só cursos de final de semana e até nos MBAs. Mas, sobretudo, o problema está em como buscamos aprender sobre a liderança e colocá-la em prática.

Marcelo Santos

8 min de leitura
ESG
Inclua uma nova métrica no seu dashboard: bem-estar. Porque nenhum KPI de entrega importa se o motorista (você) está com o tanque vazio

Lilian Cruz

4 min de leitura
ESG
Flexibilidade não é benefício. É a base de uma cultura que transformou nossa startup em um caso real de inclusão sem imposições, onde mulheres prosperam naturalmente.

Gisele Schafhauser

5 min de leitura
Tecnologias exponenciais
O futuro da liderança em tempos de IA vai além da tecnologia. Exige preservar o que nos torna humanos em um mundo cada vez mais automatizado.

Manoel Pimentel

7 min de leitura
Tecnologias exponenciais
Setores que investiram em treinamento interno sobre IA tiveram 57% mais ganhos de produtividade. O segredo está na transição inteligente.

Vitor Maciel

6 min de leitura
Empreendedorismo
Autoconhecimento, mentoria e feedback constante: a nova tríade para formar líderes preparados para os desafios do trabalho moderno

Marcus Vaccari

6 min de leitura
Tecnologias exponenciais
Se seu atendimento não é 24/7, personalizado e instantâneo, você já está perdendo cliente para quem investiu em automação. O tempo de resposta agora é o novo preço da fidelização

Edson Alves

4 min de leitura
Inovação
Enquanto você lê mais um relatório de tendências, seus concorrentes estão errando rápido, abolindo burocracias e contratando por habilidades. Não é só questão de currículos. Essa é a nova guerra pela inovação.

Alexandre Waclawovsky

8 min de leitura