Uncategorized

Mensagem aos millennials

Compartilhar:

Uma empresa decide converter colchão em estilo de vida, buscando convencer os consumidores de que o sono merece tanta atenção quanto a alimentação. Quem você diria que é seu fundador? Acertou, é claro, quem apostou em um grupo de millennials. A Casper, de Nova York, tem uma rapaziada no comando, que vem combinando ciência, design thinking e humor para redefinir o colchão entre os consumidores. 

Essa é uma história feliz de millennials, contada nesta revista. Mas as histórias tristes dessa geração andam estatisticamente mais comuns, lamentavelmente. Eu me refiro às histórias dos mais de 23% de jovens brasileiros que não conseguem se colocar no mercado de trabalho. O desemprego de quem tem até 24 anos de idade está muito acima do desemprego médio da população (em torno de 13%) e muito se engana quem atribui o problema à crise econômica corrente. O fato nu e cru é que o mercado de trabalho mudou de maneira abrupta e os jovens estão sendo atropelados por essa mudança. 

Por isso, **HSM Management** eXtra estampa em sua capa uma matéria sobre como aumentar a empregabilidade jovem, imperdível. Rapidamente, há três abordagens inovadoras que têm sido adotadas com sucesso por empresas, em parceria com outros agentes, para tornar os jovens mais empregáveis. Mais do que uma inspiração, são soluções necessárias (e leitura obrigatória). 

Costumo dizer que nossa **HSM Management X**, 100% digital, é uma revista millennial. Seu conteúdo sempre visa, direta ou indiretamente, apoiar e qualificar o profissional da geração Y para que ele, ou ela, possa “arrebentar” nos negócios. Mas esta edição que você acabou de baixar dá a impressão de ser ainda mais millennial na mensagem. 

Quer ver? Tem matéria sobre a extinção dos smartphones e dos televisores – eu e meus contemporâneos jamais pensaríamos nisso. Tem a Linda Gratton falando das práticas de RH definidas pelo colaborador jovem. Tem uma discussão séria sobre trabalho em equipe (que é o modo de trabalhar jovem). Tem dois conteúdos “massas” sobre o investimento de impacto e os riscos não financeiros – duas preocupações que tanto têm mobilizado representantes da geração Y mundo afora. E por aí vai. 

Até nosso Book , trecho do livro _O Princípio de Oz_, remete à garotada. Não pela analogia com _O Mágico de Oz_, que é mais velho que meus pais, mas por abordar accountability. Afinal, o desejo de agir como dono, e de autonomia no trabalho, é millennial. Divirta-se!

Compartilhar:

Artigos relacionados

China

O Legado do Progresso

A celebração dos 120 anos de Deng Xiaoping destaca como suas reformas revolucionaram a China, transformando-a em uma potência global e marcando uma era de crescimento econômico, inovação e avanços sociais sem precedentes.

Calendário

Não, o ano ainda não acabou!

Em meio à letargia de fim de ano, um chamado à consciência: os últimos dias de 2024 são uma oportunidade valiosa de ressignificar trajetórias e construir propósito.

Finanças
O primeiro semestre de 2024 trouxe uma retomada no crédito imobiliário, impulsionando o consumo e apontando um aumento no apetite das empresas por crédito. A educação empreendedora surge como um catalisador para o desenvolvimento de startups, com foco em inovação e apoio de mentorias.

João Boos

6 min de leitura
Cultura organizacional, Empreendedorismo
A ilusão da disponibilidade: como a pressão por respostas imediatas e a sensação de conexão contínua prejudicam a produtividade e o bem-estar nas equipes, além de minar a inovação nas organizações modernas.

Dorly

6 min de leitura
ESG
No texto deste mês do colunista Djalma Scartezini, o COO da Egalite escreve sobre os desafios profundos, tanto à saúde mental quanto à produtividade no trabalho, que a dor crônica proporciona. Destacando que empresas e gestores precisam adotar políticas de inclusão que levem em conta as limitações físicas e os altos custos associados ao tratamento, garantindo uma verdadeira equidade no ambiente corporativo.

Djalma Scartezini

4 min de leitura
Gestão de Pessoas
A adoção de políticas de compliance que integram diretrizes claras de inclusão e equidade racial é fundamental para garantir práticas empresariais que vão além do discurso, criando um ambiente corporativo verdadeiramente inclusivo, transparente e em conformidade com a legislação vigente.

Beatriz da Silveira

4 min de leitura
Inovação, Empreendedorismo
Linhas de financiamento para inovação podem ser uma ferramenta essencial para impulsionar o crescimento das empresas sem comprometer sua saúde financeira, especialmente quando associadas a projetos que trazem eficiência, competitividade e pioneirismo ao setor

Eline Casasola

4 min de leitura
Transformação Digital, Estratégia
Este texto é uma aula de Alan Souza, afinal, é preciso construir espaços saudáveis e que sejam possíveis para que a transformação ocorra. Aproveite a leitura!

Alan Souza

4 min de leitura
Liderança
como as virtudes de criatividade e eficiência, adaptabilidade e determinação, além da autorresponsabilidade, sensibilidade, generosidade e vulnerabilidade podem coexistir em um líder?

Lilian Cruz

4 min de leitura
Gestão de Pessoas, Liderança
As novas gerações estão redefinindo o conceito de sucesso no trabalho, priorizando propósito, bem-estar e flexibilidade, enquanto muitas empresas ainda lutam para se adaptar a essa mudança cultural profunda.

Daniel Campos Neto

4 min de leitura
ESG, Empreendedorismo
31/07/2024
O que as empresas podem fazer pelo meio ambiente e para colocar a sustentabilidade no centro da estratégia

Paula Nigro

3 min de leitura