Uncategorized

Mensagem aos millennials

Compartilhar:

Uma empresa decide converter colchão em estilo de vida, buscando convencer os consumidores de que o sono merece tanta atenção quanto a alimentação. Quem você diria que é seu fundador? Acertou, é claro, quem apostou em um grupo de millennials. A Casper, de Nova York, tem uma rapaziada no comando, que vem combinando ciência, design thinking e humor para redefinir o colchão entre os consumidores. 

Essa é uma história feliz de millennials, contada nesta revista. Mas as histórias tristes dessa geração andam estatisticamente mais comuns, lamentavelmente. Eu me refiro às histórias dos mais de 23% de jovens brasileiros que não conseguem se colocar no mercado de trabalho. O desemprego de quem tem até 24 anos de idade está muito acima do desemprego médio da população (em torno de 13%) e muito se engana quem atribui o problema à crise econômica corrente. O fato nu e cru é que o mercado de trabalho mudou de maneira abrupta e os jovens estão sendo atropelados por essa mudança. 

Por isso, **HSM Management** eXtra estampa em sua capa uma matéria sobre como aumentar a empregabilidade jovem, imperdível. Rapidamente, há três abordagens inovadoras que têm sido adotadas com sucesso por empresas, em parceria com outros agentes, para tornar os jovens mais empregáveis. Mais do que uma inspiração, são soluções necessárias (e leitura obrigatória). 

Costumo dizer que nossa **HSM Management X**, 100% digital, é uma revista millennial. Seu conteúdo sempre visa, direta ou indiretamente, apoiar e qualificar o profissional da geração Y para que ele, ou ela, possa “arrebentar” nos negócios. Mas esta edição que você acabou de baixar dá a impressão de ser ainda mais millennial na mensagem. 

Quer ver? Tem matéria sobre a extinção dos smartphones e dos televisores – eu e meus contemporâneos jamais pensaríamos nisso. Tem a Linda Gratton falando das práticas de RH definidas pelo colaborador jovem. Tem uma discussão séria sobre trabalho em equipe (que é o modo de trabalhar jovem). Tem dois conteúdos “massas” sobre o investimento de impacto e os riscos não financeiros – duas preocupações que tanto têm mobilizado representantes da geração Y mundo afora. E por aí vai. 

Até nosso Book , trecho do livro _O Princípio de Oz_, remete à garotada. Não pela analogia com _O Mágico de Oz_, que é mais velho que meus pais, mas por abordar accountability. Afinal, o desejo de agir como dono, e de autonomia no trabalho, é millennial. Divirta-se!

Compartilhar:

Artigos relacionados

China

O Legado do Progresso

A celebração dos 120 anos de Deng Xiaoping destaca como suas reformas revolucionaram a China, transformando-a em uma potência global e marcando uma era de crescimento econômico, inovação e avanços sociais sem precedentes.

Calendário

Não, o ano ainda não acabou!

Em meio à letargia de fim de ano, um chamado à consciência: os últimos dias de 2024 são uma oportunidade valiosa de ressignificar trajetórias e construir propósito.

ESG
Exercer a democracia cada vez mais se trata também de se impor na limitação de ideias que não façam sentido para um estado democrático por direito. Precisamos ser mais críticos e tomar cuidado com aquilo que buscamos para nos representar.
3 min de leitura
Empreendedorismo, ESG
01/01/2001
A maior parte do empreendedorismo brasileiro é feito por mulheres pretas e, mesmo assim, o crédito é majoritariamente dado às empresárias brancas. A que se deve essa diferença?
0 min de leitura
ESG, ESG, Diversidade
09/10/2050
Essa semana assistimos (atônitos!) a um CEO de uma empresa de educação postar, publicamente, sua visão sobre as mulheres.

Ana Flavia Martins

2 min de leitura
ESG
Em um mundo onde o lucro não pode mais ser o único objetivo, o Capitalismo Consciente surge como alternativa essencial para equilibrar pessoas, planeta e resultados financeiros.

Anna Luísa Beserra

3 min de leitura
Inteligência Artificial
Marcelo Murilo
Com a saturação de dados na internet e o risco de treinar IAs com informações recicladas, o verdadeiro potencial da inteligência artificial está nos dados internos das empresas. Ao explorar seus próprios registros, as organizações podem gerar insights exclusivos, otimizar operações e criar uma vantagem competitiva sólida.
13 min de leitura
Estratégia e Execução, Gestão de Pessoas
As pesquisas mostram que o capital humano deve ser priorizado para fomentar a criatividade e a inovação – mas por que ainda não incentivamos isso no dia a dia das empresas?
3 min de leitura
Transformação Digital
A complexidade nas organizações está aumentando cada vez mais e integrar diferentes sistemas se torna uma das principais dores para as grandes empresas.

Paulo Veloso

0 min de leitura