Uncategorized

Mensagem para 2016

É possível fazer a diferença em um ambiente turbulento e hostil, tendo o modelo mental certo, paciência e um alicerce de cinco camadas
Consultor especializado em mudança organizacional, é professor da Fundação Dom Cabral em áreas como desenvolvimento de pessoas e liderança e autor, entre outros livros, de Muito Além da Hierarquia.

Compartilhar:

Dizem que um náufrago, depois de nadar vários dias, foi parar em uma praia e, ao procurar comida, viu um jabuti em um galho de árvore. Pensou: “Como esse bicho chegou aí em cima? Vou tirá-lo”. Quando tinha o jabuti nas mãos, recebeu uma flechada nas costas e morreu. Creio que o jabuti sobreviveu. 

Qual é a moral dessa história, de autor desconhecido? Se, em sua organização, existem jabutis, é porque alguém os colocou lá. Apesar de não serem adequados para o lugar onde estão, deixe-os quietos e siga seu rumo, ou levará uma flechada. Estamos em um naufrágio, que não ocorreu só em 2015. 

O ano de 2016 também será difícil e você deve seguir seu rumo. Não importa nem o naufrágio, nem o jabuti; busque fazer a diferença em sua vida, mesmo que o entorno não o ajude.  Para isso, sugiro apoiar-se no tripé mentalidade-paciência-alicerce, que aqui desenvolvo. Tudo começa pela mentalidade; repense seu modo de encarar o cenário negativo e desafiador, por exemplo. Norteie seu pensamento com três regras: (1) seja rico de espírito, na maneira de pensar, no cultivo das amizades, nos objetivos, na disciplina; (2) não envelheça, mantendo a curiosidade e a abertura ao novo, envolvendo-se com aquilo que precisa fazer, desrespeitando o declínio físico e cultivando vaidades; e (3) ame tudo o que faz, ainda que não seja o que realmente gostaria de estar fazendo.  Depois vem a paciência. 

Em viradas de ano, costumo lembrar que temos a vida pela frente e não apenas no ano que chega. Não é necessário querer fazer tudo em 12 meses; devemos ter paciência para construir aos poucos a estrada por onde passaremos. Então entra o alicerce dessa estrada no aspecto profissional, feito de cinco camadas: Conteúdo. Saber muito é importante, mas as pessoas devem saber que você sabe; a chave é construir competência reconhecida.  

Contexto. Esforce-se para entender o contexto do País, dos negócios, de sua profissão, saber ser proativo no ambiente e não se deixar levar pelo lado obscuro de todas as questões. Método. Cada problema e cada tarefa devem ser equacionados em um método de encaminhamento. Você sabe fazer isso? Se não, aprenda; procure colocar etapas em sua cabeça e não só objetivos. Palco. 

Ser independente e saber articular relacionamentos dentro e fora da empresa é essencial, tendo em mente que articular significa ajudar as pessoas a obter retorno e não o inverso. Seu crescimento será diretamente proporcional ao volume de pessoas que você ajudar a crescer. Vontade. O cimento entre as camadas é a vontade de perseverar nos itens citados por cinco, sete anos. 

Aceite o fato de que a continuidade e a consistência de ação e discurso é que criam o espaço para que o raio de sol o atinja. Os jabutis de sua empresa possivelmente não têm esse tripé, mas o que importa é que você o tenha. Assim, será mais fácil e prazeroso navegar no mar turbulento de 2016 e aportar nas praias.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Inovação e comunidades na presença digital

A creators economy deixou de ser tendência para se tornar estratégia: autenticidade, constância e inovação são os pilares que conectam marcas, líderes e comunidades em um mercado digital cada vez mais colaborativo.

Bem-estar & saúde
8 de dezembro de 2025
Com custos de saúde corporativa em alta, a telemedicina surge como solução estratégica: reduz sinistralidade, amplia acesso e fortalece o bem-estar, transformando a gestão de benefícios em vantagem competitiva.

Loraine Burgard - Cofundadora da h.ai

3 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde, Liderança
5 de dezembro de 2025
Em um mundo exausto, emoção deixa de ser fragilidade e se torna vantagem competitiva: até 2027, lideranças que integram sensibilidade, análise e coragem serão as que sustentam confiança, inovação e resultados.

Lisia Prado - Consultora e sócia da House of Feelings

5 minutos min de leitura
Finanças
4 de dezembro de 2025

Antonio de Pádua Parente Filho - Diretor Jurídico, Compliance, Risco e Operações no Braza Bank S.A.

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Marketing & growth
3 de dezembro de 2025
A creators economy deixou de ser tendência para se tornar estratégia: autenticidade, constância e inovação são os pilares que conectam marcas, líderes e comunidades em um mercado digital cada vez mais colaborativo.

Gabriel Andrade - Aluno da Anhembi Morumbi e integrante do LAB Jornalismo e Fernanda Iarossi - Professora da Universidade Anhembi Morumbi e Mestre em Comunicação Midiática pela Unesp

3 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
2 de dezembro de 2025
Modelos generativos são eficazes apenas quando aplicados a demandas claramente estruturadas.

Diego Nogare - Executive Consultant in AI & ML

4 minutos min de leitura
Estratégia
1º de dezembro de 2025
Em ambientes complexos, planos lineares não bastam. O Estuarine Mapping propõe uma abordagem adaptativa para avaliar a viabilidade de mudanças, substituindo o “wishful thinking” por estratégias ancoradas em energia, tempo e contexto.

Manoel Pimentel - Chief Scientific Officer na The Cynefin Co. Brazil

10 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Liderança
29 de novembro de 2025
Por trás das negociações brilhantes e decisões estratégicas, Suits revela algo essencial: liderança é feita de pessoas - com virtudes, vulnerabilidades e escolhas que moldam não só organizações, mas relações de confiança.

Lilian Cruz - Fundadora da Zero Gravity Thinking

3 minutos min de leitura
Estratégia, Marketing & growth
28 de novembro de 2025
De um caos no trânsito na Filadélfia à consolidação como código cultural no Brasil, a Black Friday evoluiu de liquidação para estratégia, transformando descontos em inteligência de precificação e redefinindo a relação entre consumo, margem e reputação

Alexandre Costa - Fundador do grupo Attitude Pricing (Comunidade Brasileira de Profissionais de Pricing)

4 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
27 de novembro de 2025
A pergunta “O que você vai ser quando crescer?” parece ingênua, mas carrega uma armadilha: a ilusão de que há um único futuro esperando por nós. Essa mesma armadilha ronda o setor automotivo. Afinal, que futuros essa indústria, uma das mais maduras do mundo, está disposta a imaginar para si?

Marcello Bressan, PhD, futurista, professor e pesquisador do NIX - Laboratório de Design de Narrativas, Imaginação e Experiências do CESAR

4 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde, Liderança
26 de novembro de 2025
Parar para refletir e agir são forças complementares, não conflitantes

Jose Augusto Moura - CEO da brsa

3 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança