Estratégia e Execução

Mergulhe no tema

Compartilhar:

**Próximo passo:** Para empreender ou fazer parcerias, procure um cluster que reúna as melhores competências para seu negócio (do sistema educacional que forma bons profissionais até concorrentes, investidores e políticas públicas). Para investir, busque um com massa crítica de empreendedores que podem ser líderes em três a cinco anos. 

**MERGULHE NO TEMA**

**Livros**

• Denis Donaire, João Paulo Lara de Siqueira, João Maurício Gama Boaventura, Renato Telles e Sergio Baptista Zaccarelli. Clusters e Redes de Negócios. Ed. Atlas, 2008. O livro apresenta os principais conceitos relacionados com os clusters. Nos dez capítulos são abordadas noções de governança e auto-organização, por exemplo. 

• Michael E. Porter. A Vantagem Competitiva das Nações. Ed. Campus, 1989. Porter é o maior especialista mundial em vantagem competitiva. Neste livro, mostra como fazer toda a economia de um país se tornar competitiva, com conselhos para o governo e para a iniciativa privada. 

**Papers Acadêmicos**

• Ann Markusen. [**Sticky Places in Slippery Space: a Typology of Industrial Districts.**](http://migre.me/jSjlO) Entenda os principais desenhos de clusters, do tipo marshalliano, estrela, satélites e os conduzidos pelo Estado. 

• Geraldo Luciano Toledo e Cláudia Szafir-Goldstein. [**Vantagens Competitivas em Clusters Industriais.**](http://migre.me/jSjom) O artigo discute as vantagens dos clusters industriais, mostrando a importância da cooperação entre as empresas. 

• Paulo de Souza Nunes Filho. [**Vantagem Competitiva: Precedentes Teóricos da Análise do Diamante Nacional de Porter.**](http://migre.me/jSkdl)  Conheça mais sobre o sistema em forma de diamante proposto por Porter –e o papel dos clusters. 

**Vídeos**

• [**Spatial Pattern Analysis: Mapping Trends and Clusters.**](http://migre.me/jSkk0) Como mapear tendências e clusters. 

• [**Logistics Clusters.**](http://migre.me/jSkql) Como funcionam os clusters ligados ao transporte de materiais. 

• [**See the Future.**](http://migre.me/jSlKJ) PwC sugere as cidades que terão os maiores clusters mundiais em 2040. 

• [**Experiências Internacionais de Clusters de Parques Tecnológicos.**](http://migre.me/jSlOK)  Confira highlights de quatro especialistas do evento da Agência Inova. 

[**• Global innovation heat map.**](http://migre.me/jSlwD) The Guardian. Potencial de inovação dos clusters conforme as patentes: os lagos silenciosos, as fontes quentes, os oceanos dinâmicos e os reservatórios que secam. 

[**• World innovation clusters.**](http://migre.me/jSlBv) MIT Technology Review. Uma análise de vários clusters globais e um interessante infográfico. 

[**• The Chilean experiment.**](http://migre.me/jSlFy) Business Insider.  Um mergulho na aventura chilena de replicar o Vale do Silício.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Fomento para inovação: Alavanca estratégica de crescimento para as empresas

O volume e a previsibilidade dos instrumentos de fomento à inovação como financiamentos, recursos de subvenção econômica e incentivos fiscais aumentaram consideravelmente nos últimos anos e em 2026 a perspectiva é de novos recordes de liberações e projetos aprovados.  Fomento para inovação é uma estratégia que, quando bem utilizada, reduz o custo da inovação, viabiliza iniciativas de maior risco tecnológico, ajuda a escalar e encurtar o tempo para geração de valor dos projetos.

Quanta esperança você deposita em 2026?

No início de 2026, mais do que otimismo, precisamos de esperança ativa – o ‘esperançar’ de Paulo Freire. Lideranças que acolhem perdas, profissionais que transformam desafios em movimento e organizações que apostam na criação de futuros melhores, um dia de cada vez.

Inovação
20 de janeiro 2026
O volume e a previsibilidade dos instrumentos de fomento à inovação como financiamentos, recursos de subvenção econômica e incentivos fiscais aumentaram consideravelmente nos últimos anos e em 2026 a perspectiva é de novos recordes de liberações e projetos aprovados. Fomento para inovação é uma estratégia que, quando bem utilizada, reduz o custo da inovação, viabiliza iniciativas de maior risco tecnológico, ajuda a escalar e encurtar o tempo para geração de valor dos projetos.

Eline Casasola - CEO da Atitude Inovação, Atitude Collab e sócia da Hub89 empresas

5 minutos min de leitura
Liderança
19 de janeiro de 2026
A COP 30 expôs um paradoxo gritante: temos dados e tecnologia em abundância, mas carecemos da consciência para usá-los. Se a agenda climática deixou de ser ambiental para se tornar existencial, por que ainda tratamos espiritualidade corporativa como tabu?

Carlos Legal - Fundador da Legalas Aprendizagem e Educação Corporativa

7 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde
17 de janeiro de 2026
Falar em ‘epidemia de Burnout’ virou o álibi perfeito: responsabiliza empresas, alimenta fundos públicos e poupa o Estado de encarar o verdadeiro colapso social que adoece o país. O que falta não é diagnóstico - é coragem para dizer de onde vem o problema

Dr. Glauco Callia - Médico, CEO e fundador da Zenith

7 minutos min de leitura
Liderança, ESG
16 de janeiro de 2026
No início de 2026, mais do que otimismo, precisamos de esperança ativa - o ‘esperançar’ de Paulo Freire. Lideranças que acolhem perdas, profissionais que transformam desafios em movimento e organizações que apostam na criação de futuros melhores, um dia de cada vez.

Viviane Mansi - Conselheira de empresas, mentora e professora

3 minutos min de leitura
Marketing & growth
15 de janeiro de 2026
A jornada de venda B2B deve incluir geração de demanda inteligente, excelência no processo de discovery e investimento em sucesso do cliente.

Rafael Silva - Head de parcerias e alianças da Lecom

4 minutos min de leitura
Cultura organizacional, ESG
14 de janeiro de 2026
Cumprir cotas não é inclusão: a nova pesquisa "Radar da Inclusão" revela barreiras invisíveis que bloqueiam carreiras e expõe a urgência de transformar diversidade em acessibilidade, protagonismo e segurança psicológica.

Carolina Ignarra - CEO da Talento Incluir

5 minutos min de leitura
Cultura organizacional
13 de janeiro de 2026
Remuneração variável não é um benefício extra: é um contrato psicológico que define confiança, engajamento e cultura. Quando mal estruturada, custa caro - e não apenas no caixa

Ivan Cruz - Cofundador da Mereo

5 minutos min de leitura
Liderança, Cultura organizacional, Estratégia
12 de janeiro de 2026
Empresas que tratam sucessão como evento, e não como processo, vivem em campanha eleitoral permanente: discursos inflados, pouca estrutura e dependência de salvadores. Em 2026, sua organização vai escolher maturidade ou improviso?

Renato Bagnolesi - CEO da FESA Group

3 minutos min de leitura
Cultura organizacional
9 de janeiro de 2026
Alta performance contínua é uma ilusão corporativa que custa caro: transforma excelência em exaustão e engajamento em sobrecarga. Está na hora de parar de romantizar quem nunca para.

Rennan Vilar - Diretor de Pessoas e Cultura do Grupo TODOS Internacional

4 minutos min de leitura
Cultura organizacional
8 de janeiro de 2026
Diversidade não é jogo de aparências nem disputa por cargos. Empresas que transformam discurso em prática - com inclusão real e estruturas consistentes - não apenas crescem mais, crescem melhor

Giovanna Gregori Pinto - Executiva de RH e fundadora da People Leap

5 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança