Estratégia e Execução

Mergulhe no tema: Lean

Comece hoje: O especialista em lean John Shook sugere responder à pergunta “Que problema situacional temos de enfrentar?” e, depois, mais quatro questões: “De que comportamento de liderança e sistema de gestão precisamos para isso?”, “Qual é nossa cultura?”, “Como melhorar o trabalho?”, “Como desenvolver as pessoas?”. Essas respostas devem ser relacionadas umas com as outras. Mais na frente, haverá o PDCA.

Compartilhar:

**LIVROS**

**• Taiichi Ohno. O Sistema Toyota de Produção: Além da Produção em Larga Escala. Ed. Bookman, 2011.**

Escrito pelo “pai” do sistema lean, mostra quais foram os problemas detectados por ele na indústria automobilística e suas soluções para eliminá-los. Também conta um pouco qual o contexto histórico que levou à criação do lean e como as mudanças foram sendo implementadas. 

**• Shimokawa Koichi e Takahiro Fujimoto. O Nascimento do Lean. Ed. Bookman, 2011.**

Descreve a evolução de ideias que culminou com a criação do processo lean. Por meio de entrevistas, o leitor conhece os inovadores e seu papel na criação desse sistema. 

**PAPERS ACADÊMICOS**

[**• Joe Murli. Trabalho padrão do líder: uma das chaves para sustentar os ganhos de desempenho.**](http://hsm.link/?xrdCqfx)

O artigo mostra quais competências um líder deve ter para potencializar os ganhos em um sistema de pensamento enxuto e evitar desperdícios. Lean Institute Brasil. 

[**• Luiz Henrique Pantaleão. Avaliação da aprendizagem organizacional a respeito do sistema Toyota de produção/ lean production system em empresas brasileiras: uma proposição metodológica.**](http://hsm.link/?rm9zlar)

O objetivo do artigo é desenvolver uma metodologia para mensurar quanto as empresas de fato aprendem quando implantam o método do lean thinking. 

**VIDEOS**

[**• Jacob Isaac-Lowry. Lean Philosophy Section 01: Introduction to Lean Thinking.**](http://hsm.link/?sn0ymbs)

O engenheiro mecânico Jacob Isaac-Lowry faz uma série de vídeos explicando de maneira simples como funciona o sistema lean. Nesse vídeo, ele explora especialmente os principais conceitos. Os outros podem ser encontrados em: hsm.link/?upbAodu. 

[**• Steve Bell. Systems Thinking: Can We Change the World?**](http://hsm.link/?pk7vj9p)

 Steve Bell, criador da Lean4NGO, mostra como o lean thinking pode auxiliar na superação de problemas sociais como a pobreza. 

**NA IMPRENSA**

[**• Michael Ballé e Daniel Jones. The 5 biggest mistakes managers make that hinder a lean startup. Fast Company.**](http://hsm.link/?PKxVJyP)

A reportagem mostra os cinco grandes erros que as lean startups cometem, entre eles focar demais o custo.

[**• Kelly K. Spors. Manufacturer thinks ‘lean’ to cut waste, boost efficiency. Entrepreneur.**](http://hsm.link/?ytfEshy)

A reportagem faz parte de uma série de estudos de caso publicados pela revista norte-americana Entrepreneur.

**Estudiosos do assunto no BRASIL:**

**José Roberto Ferro,** presidente do Lean Institute Brasil 

**Alberto Wunderler Ramos,** coordenador dos cursos sobre lean da Fundação Vanzolini, de São Paulo 

**Flavio Augusto Picchi,** professor da Unicamp e membro do Lean Institute

Compartilhar:

Artigos relacionados

Empreendedorismo
A inteligência cultural é um diferencial estratégico para líderes globais, permitindo integrar narrativas históricas e práticas locais para impulsionar inovação, colaboração e impacto sustentável.

Angelina Bejgrowicz

7 min de leitura
Empreendedorismo
A intencionalidade não é a solução para tudo, mas é o que transforma escolhas em estratégias e nos permite navegar a vida com mais clareza e propósito.

Isabela Corrêa

6 min de leitura
Liderança
Construir e consolidar um posicionamento executivo é essencial para liderar com clareza, alinhar valores e princípios à gestão e impulsionar o desenvolvimento de carreira. Um posicionamento bem definido orienta decisões, fortalece relações profissionais e contribui para um ambiente de trabalho mais ético, produtivo e sustentável.

Rubens Pimentel

4 min de leitura
Empreendedorismo
Impacto social e sustentabilidade financeira não são opostos – são aliados essenciais para transformar vidas de forma duradoura. Entender essa relação foi o que permitiu ao Aqualuz crescer e beneficiar milhares de pessoas.

Anna Luísa Beserra

5 min de leitura
ESG
Infelizmente a inclusão tem sofrido ataques nas últimas semanas. Por isso, é necessário entender que não é uma tendência, mas uma necessidade estratégica e econômica. Resistir aos retrocessos é garantir um futuro mais justo e sustentável.

Carolina Ignarra

0 min de leitura
ESG
Atualmente, 2,5% dos colaboradores da Pernambucanas se autodeclaram pessoas trans e 100% dos colaboradores trans da varejista disseram que se sentem seguros para ser quem são dentro da empresa.

Nivaldo Tomasio

5 min de leitura
Marketing
A integração entre indicadores de trade marketing e inteligência competitiva está redefinindo o jogo corporativo. Monitorar a execução no PDV, antecipar tendências e reagir com agilidade às mudanças do mercado não são mais diferenciais, mas exigências para a competitividade. Utilizar dados como fonte de insights estratégicos é o caminho para decisões mais rápidas, investimentos otimizados e resultados superiores.

Arthur Fabris

4 min de leitura
Liderança
O novo capítulo do mundo corporativo já começou a ser escrito. Sustentabilidade, transformação digital humanizada e agilidade diante das incertezas globais são os pilares que moldarão líderes visionários e organizações resilientes. Não basta acompanhar as mudanças; é preciso liderá-las com ousadia, responsabilidade e impacto positivo.

Luiz Soria

3 min de leitura
ESG
Apesar dos desafios históricos, as mulheres seguem conquistando espaço no setor de tecnologia, enfrentando a falta de representatividade, dificuldades de financiamento e preconceitos. Iniciativas como o W20 no G20, o PrograMaria e o RME Acelera impulsionam essa transformação, promovendo inclusão e igualdade de oportunidades.

Ana Fontes

4 min de leitura
Marketing
Segundo pesquisa do Instituto Qualibest, houve um aumento de 17 pontos percentuais no número de pessoas assistindo ao programa, em comparação à última edição. Vamos entender como o "ouro televisivo" ainda é uma arma potente de marketing brasileiro.

Carolina Fernandes

4 min de leitura