Liderança

Mês do meio ambiente: a pandemia não impede que você faça algo

Sempre bom lembrar que o exemplo da liderança move montanhas. E que bom saber que podemos movê-las com as próprias mãos ou com a força da nossa fala quando o assunto é meio ambiente
Viviane Mansi é executiva, conselheira e professora. É diretora de Comunicação na Diageo e passou por empresas como Toyota, GE, Votorantim e MSD. É coautora de Emoção e Comunicação – Reflexão para humanização das relações de trabalho.
Viviane Mansi é executiva da Toyota e da Fundação Toyota do Brasil, conselheira e professora. Participou da COP27, em novembro de 2022.

Compartilhar:

Se deu preguiça do título, amigo(a), este texto foi mesmo feito para você. Vem junto   

Seguimos trancados em casa, lembrando de agradecer em vez de reclamar. E depois de mais de 90 dias, chegou o mês do meio ambiente. Não dá para passar batido, né? 

O último relatório do World Economic Forum sobre riscos globais tem uma esmagadora maioria de temas ligados ao meio ambiente no topo da lista. Pudera. 

O assunto é urgente mesmo. Aliás, tão urgente, que não dá para ser revolucionário de sofá ou de rede social. A gente precisa muito mudar de atitude. 

O exemplo
———

Mas o que podemos fazer do conforto da nossa casa? Muita coisa. Mas antes, caso você esteja se perguntando por que estamos tratando disso aqui nessa coluna voltada para liderança, lembra aquele lance do exemplo? Lembra que a palavra encanta, mas é ele – o exemplo – que arrasta? Então, bora?

* Conheça mais sobre o assunto. Quanto mais a gente conhece, mais a gente protege, reflete, cuida e coloca o tema entre as nossas preocupações. A gente não se engaja naquilo que não conhece;

* Repense o consumo. Será que a gente precisa mesmo comprar tanta coisa? Quando eu tentei parar tudo, me rebelar contra o sistema, deu tudo errado. Quanto maior a escassez, maior é o desejo. Agora resolvi ir diminuindo aos poucos. Repensar mesmo. O armário está diminuindo de tamanho. As compras têm mais qualidade (certificado de origem, pesando custo de cadeia, etc);

* Dentro de casa a gente começa a repensar tudo: a quantidade de plástico nas embalagens, a quantidade de lixo que a gente gera. Resolvemos fazer uma competição em casa – reduzir, reusar, reciclar e repensar. Funciona, viu?;

* Está dando certo? Conte para as pessoas. Torne a sua prática coletiva. Sem medo de ser “ecochato” ou “ecoxiita”. Melhor que ser tonto/tonta. A gente tem que ser responsável pelo que deixa de legado;

* Sua empresa faz algo? Pode fazer mais? Participe da conversa, procure saber, tente ajudar. A empresa precisa fazer mais? Ajude a mudar os hábitos. 

Se a gente só esperar, não vai adiantar reclamar. Essa liderança que dá orgulho, que a gente quer se inspirar para crescer, é uma liderança corajosa, que assume pra si os problemas do mundo que até então não tinham dono. 

Comece pequeno, mas comece. E não pare mais!

Compartilhar:

Viviane Mansi é executiva, conselheira e professora. É diretora de Comunicação na Diageo e passou por empresas como Toyota, GE, Votorantim e MSD. É coautora de Emoção e Comunicação – Reflexão para humanização das relações de trabalho.

Artigos relacionados

A aposta calculada que levou o Boticário a ser premiado no iF Awards

Enquanto concorrentes correm para lançar coleções sazonais inspiradas em tendências efêmeras, o Boticário demonstra que compreende um princípio fundamental: o verdadeiro valor do design não está na estética superficial, mas em sua capacidade de gerar impacto social e econômico simultaneamente. A linha Make B., vencedora do iF Design Award 2025, não é um produto de beleza – é um manifesto estratégico.

Quando o colaborador é o problema

Ambientes tóxicos nem sempre vêm da cultura – às vezes, vêm de uma única pessoa. Entenda como identificar e conter comportamentos silenciosos que desestabilizam equipes e ameaçam a saúde organizacional.

ESG, Inovação & estratégia, Tecnologia & inteligencia artificial
3 de setembro de 2025
O plástico nasceu como símbolo do progresso - hoje, desafia o futuro do planeta. Entenda como uma invenção de 1907 moldou a sociedade moderna e se tornou um dos maiores dilemas ambientais da nossa era.

Anna Luísa Beserra - CEO da SDW

0 min de leitura
Inovação & estratégia, Empreendedorismo, Tecnologia & inteligencia artificial
2 de setembro de 2025
Como transformar ciência em inovação? O Brasil produz muito conhecimento, mas ainda engatinha na conversão em soluções de mercado. Deep techs podem ser a ponte - e o caminho já começou.

Eline Casasola - CEO da Atitude Inovação

5 minutos min de leitura
Liderança, Empreendedorismo, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Inovação & estratégia
1 de setembro de 2025
Imersão de mais de 10 horas em São Paulo oferece conteúdo de alto nível, mentorias com especialistas, oportunidades de networking qualificado e ferramentas práticas para aplicação imediata para mulheres, acelerando oportunidades para um novo paradigma econômico

Redação HSM Management

0 min de leitura
Inovação & estratégia, Marketing & growth
1 de setembro de 2025
Na era da creator economy, influência não é mais sobre alcance - é sobre confiança. Você já se deu conta como os influenciadores se tornaram ativos estratégicos no marketing contemporâneo? Eles conectam dados, propósito e performance. Em um cenário cada vez mais automatizado, é a autenticidade que converte.

Salomão Araújo - VP Comercial da Rakuten Advertising no Brasil

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Liderança
29 de agosto de 2025
Estamos entrando na temporada dos planos estratégicos - mas será que o que chamamos de “estratégia” não é só mais uma embalagem bonita para táticas antigas? Entenda o risco do "strategy washing" e por que repensar a forma como construímos estratégia é essencial para navegar futuros possíveis com mais consciência e adaptabilidade.

Lilian Cruz, Cofundadora da Ambidestra

4 minutos min de leitura
Empreendedorismo, Inovação & estratégia
28 de agosto de 2025
Startups lideradas por mulheres estão mostrando que inovação não precisa ser complexa - precisa ser relevante. Já se perguntou: por que escutar as necessidades reais do mercado é o primeiro passo para empreender com impacto?

Ana Fontes - Empreendedora social, fundadora da Rede Mulher Empreendedora (RME) e do Instituto RME

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Tecnologia & inteligencia artificial
26 de agosto de 2025
Em um universo do trabalho regido pela tecnologia de ponta, gestores e colaboradores vão obrigatoriamente colocar na dianteira das avaliações as habilidades humanas, uma vez que as tarefas técnicas estarão cada vez mais automatizadas; portanto, comunicação, criatividade, pensamento crítico, persuasão, escuta ativa e curiosidade são exemplos desse rol de conceitos considerados essenciais nesse início de século.

Ivan Cruz, cofundador da Mereo, HR Tech

4 minutos min de leitura
Inovação
25 de agosto de 2025
A importância de entender como o design estratégico, apoiado por políticas públicas e gestão moderna, impulsiona o valor real das empresas e a competitividade de nações como China e Brasil.

Rodrigo Magnago

9 min de leitura
Cultura organizacional, ESG, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
25 de agosto de 2025
Assédio é sintoma. Cultura é causa. Como ambientes de trabalho ainda normalizam comportamentos abusivos - e por que RHs, líderes e áreas jurídicas precisam deixar a neutralidade de lado e assumir o papel de agentes de transformação. Respeito não pode ser negociável!

Viviane Gago, Facilitadora em desenvolvimento humano

5 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Estratégia, Inovação & estratégia, Tecnologia e inovação
22 de agosto de 2025
Em tempos de alta complexidade, líderes precisam de mais do que planos lineares - precisam de mapas adaptativos. Conheça o framework AIMS, ferramenta prática para navegar ambientes incertos e promover mudanças sustentáveis sem sufocar a emergência dos sistemas humanos.

Manoel Pimentel - Chief Scientific Officer na The Cynefin Co. Brazil

8 minutos min de leitura