Tecnologia e inovação

Metaverso é o futuro e veio para ficar!

As profissões que estarão em alta e as empresas que já estão explorando esse novo universo
Bruno Oliveira é especialista em planejamento estratégico de marketing e comunicação, com MBA em marketing e especialização em influência digital pela PUC-RS.

Compartilhar:

Estamos entrando em uma nova era, a chamada Web3, ou “nova internet”, em que as possibilidades de interação interpessoal se ampliam e, com isso, as ações no chamado metaverso são possibilitadas e otimizadas. Todo mundo está ouvindo falar – muito – de metaverso. Em primeiro lugar, o melhor, no momento, é falar em “metaversos”, no plural. O que eles seriam de fato?

Simplificadamente, são mundos paralelos no quais é possível imergir por meio de realidade virtual ou aumentada, usando avatares, para interação em tempo real. Além da imersão, em um metaverso é possível comprar, vender e fazer operações financeiras por meio de criptomoedas e NFTs, o que é uma das razões pelas quais há tanta especulação hoje em torno desses ativos virtuais que têm registro e controle num sistema chamado blockchain.

A indústria gamer já criou mundos virtuais em que é possível interagir, em jogos como Fortnite, Roblox e Avakin. O termo “metaverso” se tornou popular após Mark Zuckerberg anunciar a mudança do nome de sua companhia de Facebook para Meta e lançar seu metaverso, chamado Horizon Worlds, ainda não disponível para usuários no Brasil.

Este artigo se debruça sobre o que pode ser feito num metaverso como o Horizon Worlds, relata o que marcas, inclusive brasileiras, estão fazendo nessa área e traz profissões em ascensão com essa nova possibilidade.

## Usos do metaverso
### 1) Educação
Já imaginou aprender sobre o sistema solar, inserido no universo? Ou então aprender sobre a Roma antiga, voltando ao passado e se vendo totalmente dentro da história? Segundo a Meta, isso será possível em breve, com os recursos voltados para o ensino da plataforma.

### 2) Entretenimento
Será possível ir a um show do seu artista favorito, de forma virtual e imersiva, estando você no Brasil e se reunindo com pessoas do mundo todo. Shows no metaverso são muito comuns no jogo Fortnite, que recentemente apresentou Ariana Grande e reuniu milhões de pessoas do mundo todo.

### 3) Exercícios físicos e esportes
Exercitar-se ou jogar uma partida de basquete sem sair de casa, de forma imersiva e divertida. Essa também será uma das possibilidades dentro do Horizon Worlds. Você poderá se reunir com pessoas de qualquer lugar do mundo para praticar exercícios em ambientes muito diferentes de uma academia convencional.

### 4) Trabalho
Segundo Bill Gates, em cinco anos, no máximo, 90% das reuniões de trabalho acontecerão no metaverso. Pensando nisso, um dos principais recursos do Horizon será levar sua empresa e time para uma sala virtual, podendo discutir, definir e até traçar planos desenhando em lousas virtuais que poderão ser arquivadas e transformadas em documentos. Esse recurso já está disponível no Brasil e pode ser acessado no [Horizon Work Rooms](https://www.oculus.com/workrooms/?locale=pt_BR).

### 5) Compra e venda de ativos
Deixar seu avatar mais bonito, bem vestido ou com uma nova cor de cabelo? Isso e muito mais será possível por meio da compra de ativos digitais dentro da plataforma. Essa possibilidade abre portas para marcas inserirem e venderem seus produtos dentro das plataformas, sejam eles virtuais ou até mesmo físicos. Será possível, por exemplo, comprar um tênis da Nike e escolher se ele será para o seu avatar ou para você, e recebê-lo em casa.

## Marcas no metaverso
### 1) Nike
Em 2021, ela criou a Nikeland dentro do jogo Roblox e também anunciou a compra da empresa Artifact Studios (RTFKT), especializada na criação de tênis e artefatos digitais. O objetivo: crescer no metaverso e atrair amantes da união entre moda e jogos.

### 2) Ralph Lauren
Ela apostou na criação da Winter Scape, uma área de experiências que possui patinação no gelo e compras de roupas da coleção de 1990 da marca, tudo isso também dentro do jogo Roblox. A grife também está na rede social Zepeto e teve mais de 1 milhão de visitantes em seu espaço imersivo.

### 3) Itaú
O banco criou uma ação chamada #2022EmUmaPalavra e a transportou para o multiverso, visando chamar a atenção do público gamer.

### 4) Stella Artois
Já conhecida por patrocinar pistas de corrida de cavalos, a Stella Artois adaptou esse conceito para o metaverso. A marca de cerveja apostou no patrocínio dentro de jogos online de turfe, com a Zed Run, plataforma baseada em blockchain.

### 5) Lojas Renner
A Renner, mais uma parceira do Fortnite, inaugurou uma loja dentro do jogo. Para chamar a atenção do público presente virtualmente, realizou uma enquete interativa para a escolha de estampas que farão parte das peças que serão comercializadas na loja.

## Profissões do metaverso:
### 1) Planejador do metaverso
Profissional que estrutura todo o ecossistema e prevê possíveis gargalos ou sucessos dentro do projeto

### 2) Gerente de projetos
Responsável pelas questões táticas dentro de um projeto, unindo objetivos e propósitos com equipes de desenvolvimento

### 3) Copywriter
Existe uma narrativa dentro de cada ação ou projeto no metaverso. Os redatores serão fundamentais para criarem essas narrativas que envolvam e mantenham os usuários cada vez mais ativos.

### 4) Desenvolvedores
Principalmente os que criaram para o mercado gamer, eles são e serão os profissionais mais requisitados. São eles os responsáveis por fazerem com que tudo funcione corretamente dentro desses ambientes.

### 5) Designers, ilustradores e animadores 3D
Assim como os desenvolvedores, esses profissionais, responsáveis pela criação, ilustração e animação de elementos dentro das plataformas, serão muito requisitados e disputados em um futuro próximo.

O que se pode perceber é que, de fato, um novo movimento está surgindo com locais, particularidades e moeda própria. Isso nos leva a concluir que:
– Se você é um usuário em busca de entretenimento na web, explore.
– Se você é uma marca, não mergulhe de cabeça (ainda), mas não ignore.
– Se você busca uma transição ou profissão para o futuro, estude.
– Se é um investidor ou colecionador, entenda o mundo das criptomoedas e NFTs.
– Se você está assustado com tudo isso, segura na mão de Deus e vai.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Homo confusus no trabalho: Liderança, negociação e comunicação em tempos de incerteza

Em um mundo sem mapas claros, o profissional do século 21 não precisa ter todas as respostas – mas sim coragem para sustentar as perguntas certas.
Neste artigo, exploramos o surgimento do homo confusus, o novo ser humano do trabalho, e como habilidades como liderança, negociação e comunicação intercultural se tornam condições de sobrevivência em tempos de ambiguidade, sobrecarga informacional e transformações profundas nas relações profissionais.

Bem-estar & saúde
7 de novembro de 2025

Luciana Carvalho - CHRO da Blip, e Ricardo Guerra - líder do Wellhub no Brasil

4 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
6 de novembro de 2025
Incluir é mais do que contratar - é construir trajetórias. Sem estratégia, dados e cultura de cuidado, a inclusão de pessoas com deficiência segue sendo apenas discurso.

Carolina Ignarra - CEO da Talento Incluir

5 minutos min de leitura
Liderança
5 de novembro de 2025
Em um mundo sem mapas claros, o profissional do século 21 não precisa ter todas as respostas - mas sim coragem para sustentar as perguntas certas. Neste artigo, exploramos o surgimento do homo confusus, o novo ser humano do trabalho, e como habilidades como liderança, negociação e comunicação intercultural se tornam condições de sobrevivência em tempos de ambiguidade, sobrecarga informacional e transformações profundas nas relações profissionais.

Angelina Bejgrowicz - Fundadora e CEO da AB – Global Connections

12 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde
4 de novembro de 2025

Tatiana Pimenta - Fundadora e CEO da Vittude

3 minutos min de leitura
Liderança
3 de novembro de 2025
Em um mundo cada vez mais automatizado, liderar com empatia, propósito e presença é o diferencial que transforma equipes, fortalece culturas e impulsiona resultados sustentáveis.

Carlos Alberto Matrone - Consultor de Projetos e Autor

7 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
1º de novembro de 2025
Aqueles que ignoram os “Agentes de IA” podem descobrir em breve que não foram passivos demais, só despreparados demais.

Atila Persici Filho - COO da Bolder

8 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
31 de outubro de 2025
Entenda como ataques silenciosos, como o ‘data poisoning’, podem comprometer sistemas de IA com apenas alguns dados contaminados - e por que a governança tecnológica precisa estar no centro das decisões de negócios.

Rodrigo Pereira - CEO da A3Data

6 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
30 de ouutubro de 2025
Abandonando o papel de “caçador de bugs” e se tornando um “arquiteto de testes”: o teste como uma função estratégica que molda o futuro do software

Eric Araújo - QA Engineer do CESAR

7 minutos min de leitura
Liderança
29 de outubro de 2025
O futuro da liderança não está no controle, mas na coragem de se autoconhecer - porque liderar os outros começa por liderar a si mesmo.

José Ricardo Claro Miranda - Diretor de Operações da Paschoalotto

2 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
28 de outubro 2025
A verdadeira virada digital não começa com tecnologia, mas com a coragem de abandonar velhos modelos mentais e repensar o papel das empresas como orquestradoras de ecossistemas.

Lilian Cruz - Fundadora da Zero Gravity Thinking

4 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #169

TECNOLOGIAS MADE IN BRASIL

Não perdemos todos os bondes; saiba onde, como e por que temos grandes oportunidades de sucesso (se soubermos gerenciar)

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #169

TECNOLOGIAS MADE IN BRASIL

Não perdemos todos os bondes; saiba onde, como e por que temos grandes oportunidades de sucesso (se soubermos gerenciar)