Desenvolvimento pessoal

Meu sabático foi para o espaço

“You can´t always get what you want” - The Rolling Stones
Marcelo Nóbrega é especialista em Inovação e Tecnologia em Gestão de Pessoas. Após 30 anos no mundo corporativo, hoje atua como investidor-anjo, conselheiro e mentor de HR TechsÉ professor do Mestrado Profissional da FGV-SP e ministra cursos de pós-graduação nesta e em outras instituições sobre liderança, planejamento estratégico de RH, People Analytics e AI em Gestão de Pessoas. Foi eleito o profissional de RH mais influente da América Latina e Top Voice do LinkedIn em 2018. É autor do livro “Você está Contratado!” e host do webcast do mesmo nome. É Mestre em Ciência da Computação pela Columbia University e PhD pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Compartilhar:

E o meu sabático foi pro espaço… momentaneamente, espero. Tudo adiado, flutuando no ar – ou melhor, virado de pernas pro ar. Novo normal pra todos nós, não? #blogdodistanciamento

Escrevo este texto na quarta (ou seria na quinta?) semana de distanciamento social. Isolamento, confinamento, quarentena, lockdown… chame como preferir. É a vida em suspensão, sendo bem prático como gosto. 

Perplexo, assisto, da noite pro dia, a aparição de neoespecialistas em saúde pública, economia e produtividade armados até os dentes com suas fórmulas mágicas. Todos eles com uma clareza tão incrível da situação. Como podem? Serei eu o único perdido por aqui?

E logo vem a culpa. Por não estar sendo produtivo. Por não estar na liderança do RH de uma grande organização ajudando meus colegas no enfrentamento e superação desta crise. Por saber que a vida segue e não tem tempo para as nossas dúvidas. Por entender que o meu mundo é hoje do tamanho que escolhi que fosse. 

Na maior erudição, falávamos até ontem dos desafios de um tal mundo VUCA, sem ter a real noção prática do seu significado. Foi quando a Covid-19 sorriu debochada e, nos confrontando, disse: ´agora entendeu ou quer que eu desenhe?´.

´Tranquilizem-se, viveremos um novo normal´, repetem os gurus de última hora na TV e nas mídias sociais. #bullshit 

A primeira reação do ser humano diante de uma crise é buscar certezas. Então, dá-lhe noticiário para ouvir os últimos números de casos, mortes, leitos de UTI disponíveis. No Brasil e no resto do mundo. Prestar bastante atenção no que dizem os especialistas, ah, os ´especialistas´… Ato contínuo, ação. #fiqueemcasa 

Entramos no maior experimento coletivo de trabalho remoto da história deste país (involuntariamente!). Ok, bora montar um tremendo home office e ser mais produtivo do que nunca. Nada de deixar de fazer o planejado. O negócio é trabalhar mais horas, em mais projetos, com rapidez ainda maior. Tudo errado. #otirosaipelaculatra

No frenesi da busca por informação, na explosão de lives que invadiu minhas telas, assisti ao Dr. David Rock, médico australiano e CEO do NeuroLeadership Institute. Hello!, disse ele, é como se todos nós tivéssemos sido atropelados juntos. Um acidente violentíssimo! E completou: ´não se iludam, vai ficar muito pior, antes de melhorar´. Como se não bastasse, rogou praga: ‘vamos nos lembrar disso por muito tempo´, antes de recomendar ‘desligue a TV, cuide da saúde e foque em realizar apenas o essencial´. #emojitapanatesta. 

Reações instintivas contribuem para o aumento da nossa ansiedade e estresse, e ainda nos empurram para uma espiral negativa. #socorro

#### You get what you need

Tentar resolver todos os problemas do mundo, entrar em debates ideológicos ou opinar sobre algo que você não é autoridade é inútil.

Por isso, foque em você, na família e nos amigos, no cuidado com a saúde e a alimentação, exercite-se e garanta um sono de qualidade. Eu tenho uma motivação clara para não sair de casa: resguardar os meus e também os seus! Você também?

“Os momentos mais felizes da minha vida foram os poucos que passei em casa, no seio da minha família.” – Thomas Jefferson

#### Em frente!

Com o essencial sob controle, ajuste o modus pensandi. Retome lentamente o seu ritmo de trabalho e estabeleça uma rotina. Voltando aos conselhos do Dr. Rock, não se iluda achando que isso #vaipassar rapidamente. Não vai. Evite esse pensamento que só trará frustração. Viva um dia de cada vez, até se sentir seguro para voltar a encarar o tempo dividido por semanas, meses, anos… desacelerar. #sqn 

Corra pra se livrar de paradigmas, premissas e convicções. Abra-se ao novo. Liberte-se. Tudo mudou, acorda! Isso fará de você alguém mais bem preparado à retomada –  mental e fisicamente falando – da vida.

Não estamos no mesmo barco. Rema daí que eu remo daqui! Cada um de nós vai lidar com essa situação à sua maneira. Mas é tão bacana perceber que nunca estivemos tão juntos nessa aldeia global. Fica a torcida para que o caos nos traga mais empatia, solidariedade e compaixão. 

Reflexões sabaticosas.

Compartilhar:

Marcelo Nóbrega é especialista em Inovação e Tecnologia em Gestão de Pessoas. Após 30 anos no mundo corporativo, hoje atua como investidor-anjo, conselheiro e mentor de HR TechsÉ professor do Mestrado Profissional da FGV-SP e ministra cursos de pós-graduação nesta e em outras instituições sobre liderança, planejamento estratégico de RH, People Analytics e AI em Gestão de Pessoas. Foi eleito o profissional de RH mais influente da América Latina e Top Voice do LinkedIn em 2018. É autor do livro “Você está Contratado!” e host do webcast do mesmo nome. É Mestre em Ciência da Computação pela Columbia University e PhD pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Artigos relacionados

Inovação & estratégia, ESG
24 de novembro de 2025
Quando tratado como ferramenta estratégica, o orçamento deixa de ser controle e passa a ser cultura: um instrumento de alinhamento, aprendizado e coerência entre propósito, capital e execução.

Dárcio Zarpellon - Chief Financial Officer na Hypofarma

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
22 de novembro de 2025
Antes dos agentes, antes da IA. A camada do pensamento analógico

Rodrigo Magnano - CEO da RMagnano

5 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Cultura organizacional
21 de novembro de 2025
O RH deixou de ser apenas operacional e se tornou estratégico - desmistificar ideias sobre cultura, engajamento e processos é essencial para transformar gestão de pessoas em vantagem competitiva.

Giovanna Gregori Pinto - Executiva de RH e fundadora da People Leap

3 minutos min de leitura
Inteligência Artificial, Liderança
20 de novembro de 2025
Na era da inteligência artificial, a verdadeira transformação digital começa pela cultura: liderar com consciência é o novo imperativo para empresas que querem unir tecnologia, propósito e humanidade.

Valéria Oliveira - Especialista em desenvolvimento de líderes e gestão da cultura

3 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
19 de novembro de 2025
Construir uma cultura organizacional autêntica é papel estratégico do RH, que deve traduzir propósito em práticas reais, alinhadas à estratégia e vividas no dia a dia por líderes e equipes.

Rennan Vilar - Diretor de Pessoas e Cultura do Grupo TODOS Internacional

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
18 de novembro de 2025
Com agilidade, baixo risco e cofinanciamento não reembolsável, a Embrapii transforma desafios tecnológicos em inovação real, conectando empresas à ciência de ponta e impulsionando a nova economia industrial brasileira.

Eline Casasola - CEO da Atitude Inovação, Atitude Collab e sócia da Hub89 empresas

4 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
17 de novembro de 2025
A cultura de cocriação só se consolida quando líderes desapegam do comando-controle e constroem ambientes de confiança, autonomia e valorização da experiência - especialmente do talento sênior.

Juliana Ramalho - CEO da Talento Sênior

4 minutos min de leitura
Liderança
14 de novembro de 2025
Como dividir dúvidas, receios e decisões no topo?

Rubens Pimentel - CEO da Trajeto Desenvolvimento Empresarial

2 minutos min de leitura
Sustentabilidade
13 de novembro de 2025
O protagonismo feminino se consolidou no movimento com a Carta das Mulheres para a COP30

Luiza Helena Trajano e Fabiana Peroni

5 min de leitura
ESG, Liderança
13 de novembro de 2025
Saiba o que há em comum entre o desengajamento de 79% da força de trabalho e um evento como a COP30

Viviane Mansi - Conselheira de empresas, mentora e professora

3 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança