Desenvolvimento pessoal

Meu sabático foi para o espaço

“You can´t always get what you want” - The Rolling Stones
Marcelo Nóbrega é especialista em Inovação e Tecnologia em Gestão de Pessoas. Após 30 anos no mundo corporativo, hoje atua como investidor-anjo, conselheiro e mentor de HR TechsÉ professor do Mestrado Profissional da FGV-SP e ministra cursos de pós-graduação nesta e em outras instituições sobre liderança, planejamento estratégico de RH, People Analytics e AI em Gestão de Pessoas. Foi eleito o profissional de RH mais influente da América Latina e Top Voice do LinkedIn em 2018. É autor do livro “Você está Contratado!” e host do webcast do mesmo nome. É Mestre em Ciência da Computação pela Columbia University e PhD pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Compartilhar:

E o meu sabático foi pro espaço… momentaneamente, espero. Tudo adiado, flutuando no ar – ou melhor, virado de pernas pro ar. Novo normal pra todos nós, não? #blogdodistanciamento

Escrevo este texto na quarta (ou seria na quinta?) semana de distanciamento social. Isolamento, confinamento, quarentena, lockdown… chame como preferir. É a vida em suspensão, sendo bem prático como gosto. 

Perplexo, assisto, da noite pro dia, a aparição de neoespecialistas em saúde pública, economia e produtividade armados até os dentes com suas fórmulas mágicas. Todos eles com uma clareza tão incrível da situação. Como podem? Serei eu o único perdido por aqui?

E logo vem a culpa. Por não estar sendo produtivo. Por não estar na liderança do RH de uma grande organização ajudando meus colegas no enfrentamento e superação desta crise. Por saber que a vida segue e não tem tempo para as nossas dúvidas. Por entender que o meu mundo é hoje do tamanho que escolhi que fosse. 

Na maior erudição, falávamos até ontem dos desafios de um tal mundo VUCA, sem ter a real noção prática do seu significado. Foi quando a Covid-19 sorriu debochada e, nos confrontando, disse: ´agora entendeu ou quer que eu desenhe?´.

´Tranquilizem-se, viveremos um novo normal´, repetem os gurus de última hora na TV e nas mídias sociais. #bullshit 

A primeira reação do ser humano diante de uma crise é buscar certezas. Então, dá-lhe noticiário para ouvir os últimos números de casos, mortes, leitos de UTI disponíveis. No Brasil e no resto do mundo. Prestar bastante atenção no que dizem os especialistas, ah, os ´especialistas´… Ato contínuo, ação. #fiqueemcasa 

Entramos no maior experimento coletivo de trabalho remoto da história deste país (involuntariamente!). Ok, bora montar um tremendo home office e ser mais produtivo do que nunca. Nada de deixar de fazer o planejado. O negócio é trabalhar mais horas, em mais projetos, com rapidez ainda maior. Tudo errado. #otirosaipelaculatra

No frenesi da busca por informação, na explosão de lives que invadiu minhas telas, assisti ao Dr. David Rock, médico australiano e CEO do NeuroLeadership Institute. Hello!, disse ele, é como se todos nós tivéssemos sido atropelados juntos. Um acidente violentíssimo! E completou: ´não se iludam, vai ficar muito pior, antes de melhorar´. Como se não bastasse, rogou praga: ‘vamos nos lembrar disso por muito tempo´, antes de recomendar ‘desligue a TV, cuide da saúde e foque em realizar apenas o essencial´. #emojitapanatesta. 

Reações instintivas contribuem para o aumento da nossa ansiedade e estresse, e ainda nos empurram para uma espiral negativa. #socorro

#### You get what you need

Tentar resolver todos os problemas do mundo, entrar em debates ideológicos ou opinar sobre algo que você não é autoridade é inútil.

Por isso, foque em você, na família e nos amigos, no cuidado com a saúde e a alimentação, exercite-se e garanta um sono de qualidade. Eu tenho uma motivação clara para não sair de casa: resguardar os meus e também os seus! Você também?

“Os momentos mais felizes da minha vida foram os poucos que passei em casa, no seio da minha família.” – Thomas Jefferson

#### Em frente!

Com o essencial sob controle, ajuste o modus pensandi. Retome lentamente o seu ritmo de trabalho e estabeleça uma rotina. Voltando aos conselhos do Dr. Rock, não se iluda achando que isso #vaipassar rapidamente. Não vai. Evite esse pensamento que só trará frustração. Viva um dia de cada vez, até se sentir seguro para voltar a encarar o tempo dividido por semanas, meses, anos… desacelerar. #sqn 

Corra pra se livrar de paradigmas, premissas e convicções. Abra-se ao novo. Liberte-se. Tudo mudou, acorda! Isso fará de você alguém mais bem preparado à retomada –  mental e fisicamente falando – da vida.

Não estamos no mesmo barco. Rema daí que eu remo daqui! Cada um de nós vai lidar com essa situação à sua maneira. Mas é tão bacana perceber que nunca estivemos tão juntos nessa aldeia global. Fica a torcida para que o caos nos traga mais empatia, solidariedade e compaixão. 

Reflexões sabaticosas.

Compartilhar:

Marcelo Nóbrega é especialista em Inovação e Tecnologia em Gestão de Pessoas. Após 30 anos no mundo corporativo, hoje atua como investidor-anjo, conselheiro e mentor de HR TechsÉ professor do Mestrado Profissional da FGV-SP e ministra cursos de pós-graduação nesta e em outras instituições sobre liderança, planejamento estratégico de RH, People Analytics e AI em Gestão de Pessoas. Foi eleito o profissional de RH mais influente da América Latina e Top Voice do LinkedIn em 2018. É autor do livro “Você está Contratado!” e host do webcast do mesmo nome. É Mestre em Ciência da Computação pela Columbia University e PhD pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Artigos relacionados

Inovação virou desculpa para má gestão

Quando a inovação vira justificativa para desorganização, empresas perdem foco, desperdiçam recursos e confundem criatividade com falta de gestão – um risco cada vez mais caro para líderes e negócios.

Inovação & estratégia
23 de janeiro de 2026
Se seus vínculos não te emocionam, talvez você esteja fazendo networking errado. Relações que movem mercados começam com conexões que movem pessoas - sem cálculo, sem protocolo, só intenção genuína.

Laís Macedo - Presidente do Future Is Now

3 minutos min de leitura
Liderança, Tecnologia & inteligencia artificial
22 de janeiro de 2026
Se a IA sabe mais do que você, qual é o seu papel como líder? A resposta não está em competir com algoritmos, mas em redefinir o que significa liderar em um mundo onde informação não é poder - decisão é.

João Roncati - CEO da People+Strategy

4 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
21 de janeiro de 2026
Como o mercado está revendo métricas para entregar resultados no presente e valor no futuro?

Lilian Cruz - Fundadora da Zero Gravity Thinking

5 minutos min de leitura
Inovação
20 de janeiro 2026
O volume e a previsibilidade dos instrumentos de fomento à inovação como financiamentos, recursos de subvenção econômica e incentivos fiscais aumentaram consideravelmente nos últimos anos e em 2026 a perspectiva é de novos recordes de liberações e projetos aprovados. Fomento para inovação é uma estratégia que, quando bem utilizada, reduz o custo da inovação, viabiliza iniciativas de maior risco tecnológico, ajuda a escalar e encurtar o tempo para geração de valor dos projetos.

Eline Casasola - CEO da Atitude Inovação, Atitude Collab e sócia da Hub89 empresas

5 minutos min de leitura
Liderança
19 de janeiro de 2026
A COP 30 expôs um paradoxo gritante: temos dados e tecnologia em abundância, mas carecemos da consciência para usá-los. Se a agenda climática deixou de ser ambiental para se tornar existencial, por que ainda tratamos espiritualidade corporativa como tabu?

Carlos Legal - Fundador da Legalas Aprendizagem e Educação Corporativa

7 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde
17 de janeiro de 2026
Falar em ‘epidemia de Burnout’ virou o álibi perfeito: responsabiliza empresas, alimenta fundos públicos e poupa o Estado de encarar o verdadeiro colapso social que adoece o país. O que falta não é diagnóstico - é coragem para dizer de onde vem o problema

Dr. Glauco Callia - Médico, CEO e fundador da Zenith

7 minutos min de leitura
Liderança, ESG
16 de janeiro de 2026
No início de 2026, mais do que otimismo, precisamos de esperança ativa - o ‘esperançar’ de Paulo Freire. Lideranças que acolhem perdas, profissionais que transformam desafios em movimento e organizações que apostam na criação de futuros melhores, um dia de cada vez.

Viviane Mansi - Conselheira de empresas, mentora e professora

3 minutos min de leitura
Marketing & growth
15 de janeiro de 2026
A jornada de venda B2B deve incluir geração de demanda inteligente, excelência no processo de discovery e investimento em sucesso do cliente.

Rafael Silva - Head de parcerias e alianças da Lecom

4 minutos min de leitura
Cultura organizacional, ESG
14 de janeiro de 2026
Cumprir cotas não é inclusão: a nova pesquisa "Radar da Inclusão" revela barreiras invisíveis que bloqueiam carreiras e expõe a urgência de transformar diversidade em acessibilidade, protagonismo e segurança psicológica.

Carolina Ignarra - CEO da Talento Incluir

5 minutos min de leitura
Cultura organizacional
13 de janeiro de 2026
Remuneração variável não é um benefício extra: é um contrato psicológico que define confiança, engajamento e cultura. Quando mal estruturada, custa caro - e não apenas no caixa

Ivan Cruz - Cofundador da Mereo

5 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança