Uncategorized

Mobilize os desajustados da empresa

Compartilhar:

De presidiários a black blocs, os indivíduos que vivem à margem da sociedade são empreendedores informais e diferenciados e, como tais, podem servir como fonte de soluções para os problemas de negócios.

Essa é a premissa do livro The misfit economy, em que a pesquisadora Alexa Clay se debruça sobre cinco capacidades arquetípicas de criminosos e subversivos que têm contribuído muito para a sociedade evoluir ao longo da história: copiar, provocar, pivotar (mudar o rumo – no nível pessoal), hackear (invadir) e fraudar, traduzidas e detalhadas aqui na forma de cinco personas.

Entre os muitos exemplos de marginais que lista, Clay inclui Chas Bountra, ex-executivo com 20 anos de experiência na farma GSK, que possui características do arquétipo “pirata” e montou o Structural Genomics Consortium na Oxford University, Reino Unido. Ele está criando um novo modelo de pesquisa e desenvolvimento (P&D) que pode livrar os protótipos do filtro por potencial de vendas que faz muitos morrerem prematuramente. A ideia é que as farmas cooperem no “P&D pré-competição”, reduzindo custos, e deixem para concorrer na hora de ir ao mercado. Pode ser um novo paradigma.

O que está esperando? Identifique os desajustados de sua empresa e lhes dê asas!

**ATIVISTA**

Ação: provocar.
✓ Vive e promove suas verdades.✓ Questiona.✓ Age com coragem.

Exemplo: Morning Glory, empresa de raves matinais sóbrias.

**PIRATA**

Ação: copiar.
✓ Corre riscos.✓ Otimiza recursos.
✓ Não se intimida pelo poder.

Exemplos: Wimdu, cópia alemã do Airbnb, e farmas de genéricos do Brasil.

**HACKER**

Ação: hackear (invadir).
✓ Decodifica sistemas.
✓ Não obedece à hierarquia.✓ Compartilha informações.

Exemplos: Facebook, cuja cultura até foi batizada de “The Hacker Way”, e Spotify.

**GÂNGSTER**

Ação: pivotar (mudar o rumo).
✓ Monta uma nova organização.✓ É leal aos seus.✓ Cria senso de pertencimento.

Exemplo: Runa, que oferece a experiência amazônica em Nova York e comercializa chá de guayusa do Equador.

**TRAMBIQUEIRO**

Verbo: fraudar.
✓ Faz acontecer; improvisa em vez de planejar.✓ Cria muito com pouco.✓ Aproveita oportunidades.

Exemplo: Airbnb.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Antes de encantar, tente não atrapalhar o cliente!

Quando a experiência falha, o problema raramente é tecnologia – é decisão estratégica. Este artigo mostra que no fim das contas o cliente não quer encantamento, ele quer previsibilidade, simplicidade e pouco esforço.

Por que bons líderes fracassam quando cruzam fronteiras

Executivos não falham no cenário internacional por falta de competência, mas por aplicar decisões no código cultural errado. Este artigo mostra que no ambiente global, liderar deixa de ser comportamento e passa a ser tradução

Tecnologia & inteligencia artificial, Inovação & estratégia, Liderança
9 de abril de 2026 07H00
O mercado não mudou as pessoas. Mudou o jeito de trabalhar. Este artigo mostra que a verdadeira vantagem competitiva agora não está no que você faz, mas no que você sabe delegar - e no que não delega.

Bruno Stefani - Fundador da NERD Partners

6 minutos min de leitura
User Experience, UX, Inovação & estratégia
8 de abril de 2026 16H00
Quando a experiência falha, o problema raramente é tecnologia - é decisão estratégica. Este artigo mostra que no fim das contas o cliente não quer encantamento, ele quer previsibilidade, simplicidade e pouco esforço.

Ana Flávia Martins - CMO da Algar

4 minutos min de leitura
Estratégia, Liderança
8 de abril de 2026 08H00
O bar já entendeu que o mundo virou parte do jogo corporativo. Conflitos, tarifas e decisões políticas estão impactando negócios em tempo real. A pergunta é: o CEO entendeu ou ainda acha que isso é “assunto de diplomata”?

Marcelo Murilo - Co-Fundador e VP de Inovação e Tecnologia do Grupo Benner

10 minutos min de leitura
Liderança, Estratégia
7 de abril de 2026 16H00
Executivos não falham no cenário internacional por falta de competência, mas por aplicar decisões no código cultural errado. Este artigo mostra que no ambiente global, liderar deixa de ser comportamento e passa a ser tradução

Angelina Bejgrowicz - Fundadora e CEO da AB-Global Connections

7 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial, Marketing & growth
7 de abril de 2026 08H00
Se a IA decide quem indicar, um dado se impõe: a reputação já é lida por máquinas - e o LinkedIn emergiu como sua principal fonte.

Bruna Lopes de Barros

5 minutos min de leitura
Liderança, ESG
6 de abril de 2026 18H00
Da excelência paralímpica à estratégia corporativa: por que inclusão precisa sair da admiração e virar decisão? Quando a percepção muda, a inclusão deixa de ser discurso.

Djalma Scartezini - CEO da REIS, Sócio da Egalite e Embaixador do Comitê Paralímpico Brasileiro

13 minutos min de leitura
Marketing & growth, Liderança
6 de abril de 2026 08H00
De executor local a orquestrador global: por que essa transição raramente é bem preparada? Este artigo explica porque promover um gestor local para liderar múltiplos mercados é uma mudança de profissão, não apenas de escopo.

François Bazini

3 minutos min de leitura
Liderança, Bem-estar & saúde, Gestão de Pessoas
5 de abril de 2026 12H00
O benefício mais valorizado pelos colaboradores é também um dos menos compreendidos pela liderança. A saúde corporativa saiu do RH e entrou na agenda do CEO - quem ainda não percebeu já está pagando a conta.

Marcos Scaldelai - Diretor executivo da Safe Care Benefícios

5 minutos min de leitura
Marketing & growth
4 de abril de 2026 07H00
A nova vantagem competitiva não está em vender mais - mas em fazer cada cliente valer muito mais. A era da fidelização começa quando ela deixa de ser recompensa e passa a ser estratégia.

Nara Iachan - Cofundadora e CMO da Loyalme

2 minutos min de leitura
Marketing & growth
3 de abril de 2026 08H00
Como a falta de compreensão intercultural impede que bons produtos brasileiros ganhem espaço em outros mercados

Heriton Duarte

7 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #171

A Face Executiva de 2026

Líderes de organizações brasileiras de todos os setores, portes e regiões desenham o ano empresarial do Brasil com suas prioridades em relação a negócios, pessoas e tecnologia...

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #171

A Face Executiva de 2026

Líderes de organizações brasileiras de todos os setores, portes e regiões desenham o ano empresarial do Brasil com suas prioridades em relação a negócios, pessoas e tecnologia...