Uncategorized

Mobilize os desajustados da empresa

Compartilhar:

De presidiários a black blocs, os indivíduos que vivem à margem da sociedade são empreendedores informais e diferenciados e, como tais, podem servir como fonte de soluções para os problemas de negócios.

Essa é a premissa do livro The misfit economy, em que a pesquisadora Alexa Clay se debruça sobre cinco capacidades arquetípicas de criminosos e subversivos que têm contribuído muito para a sociedade evoluir ao longo da história: copiar, provocar, pivotar (mudar o rumo – no nível pessoal), hackear (invadir) e fraudar, traduzidas e detalhadas aqui na forma de cinco personas.

Entre os muitos exemplos de marginais que lista, Clay inclui Chas Bountra, ex-executivo com 20 anos de experiência na farma GSK, que possui características do arquétipo “pirata” e montou o Structural Genomics Consortium na Oxford University, Reino Unido. Ele está criando um novo modelo de pesquisa e desenvolvimento (P&D) que pode livrar os protótipos do filtro por potencial de vendas que faz muitos morrerem prematuramente. A ideia é que as farmas cooperem no “P&D pré-competição”, reduzindo custos, e deixem para concorrer na hora de ir ao mercado. Pode ser um novo paradigma.

O que está esperando? Identifique os desajustados de sua empresa e lhes dê asas!

**ATIVISTA**

Ação: provocar.
✓ Vive e promove suas verdades.✓ Questiona.✓ Age com coragem.

Exemplo: Morning Glory, empresa de raves matinais sóbrias.

**PIRATA**

Ação: copiar.
✓ Corre riscos.✓ Otimiza recursos.
✓ Não se intimida pelo poder.

Exemplos: Wimdu, cópia alemã do Airbnb, e farmas de genéricos do Brasil.

**HACKER**

Ação: hackear (invadir).
✓ Decodifica sistemas.
✓ Não obedece à hierarquia.✓ Compartilha informações.

Exemplos: Facebook, cuja cultura até foi batizada de “The Hacker Way”, e Spotify.

**GÂNGSTER**

Ação: pivotar (mudar o rumo).
✓ Monta uma nova organização.✓ É leal aos seus.✓ Cria senso de pertencimento.

Exemplo: Runa, que oferece a experiência amazônica em Nova York e comercializa chá de guayusa do Equador.

**TRAMBIQUEIRO**

Verbo: fraudar.
✓ Faz acontecer; improvisa em vez de planejar.✓ Cria muito com pouco.✓ Aproveita oportunidades.

Exemplo: Airbnb.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Calendário

Não, o ano ainda não acabou!

Em meio à letargia de fim de ano, um chamado à consciência: os últimos dias de 2024 são uma oportunidade valiosa de ressignificar trajetórias e construir propósito.

Empreendedorismo, Diversidade, Uncategorized
A entrega do Communiqué pelo W20 destaca o compromisso global com a igualdade de gênero, enfatizando a valorização e o fortalecimento da Economia do Cuidado para promover uma sociedade mais justa e produtiva para as mulheres em todo o mundo

Ana Fontes

3 min de leitura
Diversidade
No ambiente corporativo atual, integrar diferentes gerações dentro de uma organização pode ser o diferencial estratégico que define o sucesso. A diversidade de experiências, perspectivas e habilidades entre gerações não apenas enriquece a cultura organizacional, mas também impulsiona inovação e crescimento sustentável.

Marcelo Murilo

21 min de leitura
Finanças
Casos de fraude contábil na Enron e Americanas S.A. revelam falhas em governança corporativa e controles internos, destacando a importância de transparência e auditorias eficazes para a integridade empresarial

Marco Milani

3 min de leitura
Liderança
Valorizar o bem-estar e a saúde emocional dos colaboradores é essencial para um ambiente de trabalho saudável e para impulsionar resultados sólidos, com lideranças empáticas e conectadas sendo fundamentais para o crescimento sustentável das empresas.

Ana Letícia Caressato

6 min de leitura
Empreendedorismo
A agência dos agentes em sistemas complexos atua como força motriz na transformação organizacional, conectando indivíduos, tecnologias e ambientes em arranjos dinâmicos que moldam as interações sociais e catalisam mudanças de forma inovadora e colaborativa.

Manoel Pimentel

3 min de leitura
Liderança
Ascender ao C-level exige mais que habilidades técnicas: é preciso visão estratégica, resiliência, uma rede de relacionamentos sólida e comunicação eficaz para inspirar equipes e enfrentar os desafios de liderança com sucesso.

Claudia Elisa Soares

6 min de leitura
Diversidade, ESG
Enquanto a diversidade se torna uma vantagem competitiva, o reexame das políticas de DEI pelas corporações reflete tanto desafios econômicos quanto uma busca por práticas mais autênticas e eficazes

Darcio Zarpellon

8 min de leitura
Liderança
E se o verdadeiro poder da sua equipe só aparecer quando o líder estiver fora do jogo?

Lilian Cruz

3 min de leitura
ESG
Cada vez mais palavras de ordem, imperativos e até descontrole tomam contam do dia-dia. Nesse costume, poucos silêncios são entendidos como necessários e são até mal vistos. Mas, se todos falam, no fim, quem é que está escutando?

Renata Schiavone

4 min de leitura
Finanças
O primeiro semestre de 2024 trouxe uma retomada no crédito imobiliário, impulsionando o consumo e apontando um aumento no apetite das empresas por crédito. A educação empreendedora surge como um catalisador para o desenvolvimento de startups, com foco em inovação e apoio de mentorias.

João Boos

6 min de leitura