Estratégia e Execução

Monte seu programa de combate ao estresse

Um pouco de tensão é normal e até faz bem ao desempenho profissional, mas, quando o problema é crônico, os prejuízos são evidentes, tanto na qualidade das decisões profissionais tomadas como na saúde do indivíduo. Imagine um programa em cinco passos:

Compartilhar:

![](https://revista-hsm-public.s3.amazonaws.com/uploads/5737a1ad-d742-4f43-8efc-d70e082a8cde.png)

![](https://revista-hsm-public.s3.amazonaws.com/uploads/31bf4ced-6460-42fa-891d-29ea7a8cab4f.png)

![](https://revista-hsm-public.s3.amazonaws.com/uploads/22ed8c91-541c-4c3a-9b5d-4218e1caec5c.png)

![](https://revista-hsm-public.s3.amazonaws.com/uploads/6ff270e3-d5e0-42a2-a822-5ede904e9f68.png)

**5. REDUZA O ESTRESSE TODOS OS DIAS**

1. Acorde 15 minutos mais cedo, tome um copo d’água e pratique alguma rotina que você mesmo inventará. Pode incluir respiração diafragmática, (auto)massagem, relaxamento profundo, meditação, alongamento… 

2. Prepare-se para o dia na noite anterior, com uma lista do que precisará fazer e até com as roupas que usará. Escreva tudo (nada de memorizar) e faça uma programação realista, contando o tempo de deslocamento entre os compromissos. 

3. Na alimentação, corte cafeína, açúcar branco e gordura animal o máximo que conseguir. 

4. Saiba esperar, sem resistência ou indignação; lembre que a leitura é sempre uma boa companhia para preencher o tempo ocioso. 

5. Mantenha seu quarto e seu local de trabalho em ordem, onde cada coisa tenha um único lugar. 

6. Aprenda a dizer “não”. 

7. Delegue responsabilidades para os outros (e prepare-se para tolerar os erros alheios). 

8. Seja curioso sobre as coisas; isso o tira de uma rotina potencialmente entediante. 

9. Faça várias pausas de 10 minutos ao longo do dia para repor a energia mais rapidamente. Em pelo menos uma delas, mantenha-se em silêncio. 

10. Se você fica muito tempo sentado, levante-se, espreguice-se e respire fundo com frequência. 

11. Priorize o relacionamento com pessoas despreocupadas, pacientes e engraçadas, porque estresse é contagioso. 

12. Caminhe ao menos 30 minutos ao ar livre. 

13. Todos os dias faça no mínimo uma coisa que você realmente ama fazer. E tente amar todas as outras. 

14. Mantenha plantas no local de trabalho. Em caso de home office, animais de estimação também ajudam. 

15. Admita a própria vulnerabilidade sem se preocupar com o que os outros pensam. Falar a verdade nos tira um peso.

Compartilhar:

Artigos relacionados

A ilusão que alimenta a disrupção

Em um ambiente onde o amanhã já parece ultrapassado, o evento celebra a disrupção e a inovação, conectando ideias transformadoras a um público global. Abraçar a mudança e aprender com ela se torna mais do que uma estratégia: é a única forma de prosperar no ritmo acelerado do mercado atual.

Uncategorized
Apesar de ser uma ferramenta essencial para o desenvolvimento de colaboradores, o Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) vem sendo negligenciado por empresas no Brasil. Pesquisa da Mereo mostra que apenas 60% das companhias avaliadas possuem PDIs cadastrados, com queda no engajamento de 2022 para 2023.

Ivan Cruz

4 min de leitura
Tecnologias exponenciais
A inteligência artificial (IA) está revolucionando o mundo dos negócios, mas seu avanço rápido exige uma discussão sobre regulamentação. Enquanto a Europa avança com regras para garantir benefícios éticos, os EUA priorizam a liberdade econômica. No Brasil, startups e empresas se mobilizam para aproveitar as vantagens competitivas da IA, mas aguardam um marco legal claro.

Edmee Moreira

4 min de leitura
ESG
A gestão de riscos psicossociais ganha espaço nos conselhos, impulsionada por perdas estimadas em US$ 3 trilhões ao ano. No Brasil, a atualização da NR1 exige que empresas avaliem e gerenciem sistematicamente esses riscos. Essa mudança reflete o reconhecimento de que funcionários saudáveis são mais produtivos, com estudos mostrando retornos de até R$ 4 para cada R$ 1 investido

Ana Carolina Peuker

4 min de leitura
Gestão de Pessoas
Conheça o conceito de Inteligência Cultural e compreenda os três pilares que vão te ajudar a trazer clareza e compreensão para sua comunicação interpessoal (e talvez internacional)

Angelina Bejgrowicz

4 min de leitura
Liderança
Entenda como construir um ambiente organizacional que prioriza segurança psicológica, engajamento e o desenvolvimento genuíno das equipes.

Athila Machado

6 min de leitura
Empreendedorismo
Após a pandemia, a Geração Z que ingressa no mercado de trabalho aderiu ao movimento do "quiet quitting", realizando apenas o mínimo necessário em seus empregos por falta de satisfação. Pesquisa da Mckinsey mostra que 25% da Geração Z se sentiram mais ansiosos no trabalho, quase o dobro das gerações anteriores. Ambientes tóxicos, falta de reconhecimento e não se sentirem valorizados são alguns dos principais motivos.

Samir Iásbeck

4 min de leitura
Empreendedorismo
Otimizar processos para gerar empregos de melhor qualidade e remuneração, desenvolver produtos e serviços acessíveis para a população de baixa renda e investir em tecnologias disruptivas que possibilitem a criação de novos modelos de negócios inclusivos são peças-chave nessa remontagem da sociedade no mundo

Hilton Menezes

4 min de leitura
Finanças
Em um mercado cada vez mais competitivo, a inovação se destaca como fator crucial para o crescimento empresarial. Porém, transformar ideias inovadoras em realidade requer compreender as principais fontes de fomento disponíveis no Brasil, como BNDES, FINEP e Embrapii, além de adotar uma abordagem estratégica na elaboração de projetos robustos.

Eline Casalosa

4 min de leitura
Empreendedorismo
A importância de uma cultura organizacional forte para atingir uma transformação de visão e valores reais dentro de uma empresa

Renata Baccarat

4 min de leitura
Tecnologias exponenciais
Em meio aos mitos sobre IA no RH, empresas que proíbem seu uso enfrentam um paradoxo: funcionários já utilizam ferramentas como ChatGPT por conta própria. Casos práticos mostram que, quando bem implementada, a tecnologia revoluciona desde o onboarding até a gestão de performance.

Harold Schultz

3 min de leitura