Coprodução HSM Management + Audencia

Mudar para atender os clientes

Pela sustentabilidade, a Pepsico rastreia a cadeia produtiva de suas batatas chips

Compartilhar:

Trinta produtores em seis estados fornecem anualmente cerca de 125 mil toneladas de batatas para a PepsiCo Brasil. Eles ilustram bem as demandas que os agricultores crescentemente recebem dos clientes: devem atender a mais de 150 critérios, que incluem cumprimento das legislações sanitária, ambiental, trabalhista e boas práticas de agricultura regenerativa.

A Pepsico tem uma visão de ponta a ponta da cadeia produtiva de suas batatas chips, graças a um sistema tecnológico interligado e eficiente no País, com rastreabilidade em cada etapa da produção no campo. Assim, consegue certificar 100% das batatas produzidas dentro de seu programa de agricultura sustentável. “Organizamos uma cadeia complexa – que é a produção de batata em um país tropical – iniciada desde o desenvolvimento de novas variedades de batata, passando por um programa de batata semente até a implementação de boas práticas agrícolas e uso de novas tecnologias, sempre mantendo contato direto com cada produtor e monitoramento em tempo real”, conta Ricardo Galvão, diretor de agronegócio da PepsiCo, responsável por implantar o programa agrícola da empresa há 25 anos e por sua melhoria contínua.

Como os produtos rurais podem responder a essas demandas dos clientes e ao uso de tecnologia e dados? Com tecnologia e dados. É como Giampaolo Buso, diretor-executivo e sócio da PariPassu, explica: “É imprescindível documentar com rigor cada etapa, da escolha dos insumos para a plantação ao pós-consumo, passando por manejo integrado de pragas e irrigação, transporte e outros gargalos”. A PariPassu tem uma ferramenta para rastrear a cadeia de alimentos perecíveis.

Passar a fazer tudo isso está longe de ser trivial, no entanto. Exige uma mudança de mentalidade dos produtores rurais em relação à tecnologia, aos dados e à inovação. “Muitos ainda acham que o controle de processos traz custos; não veem os ganhos”, salienta Buso.

Quem investiu em tecnologia ao longo do tempo, no entanto, sabe dos ganhos. “Se, em 50 anos, a produtividade do agronegócio brasileiro cresceu 400% e o uso da terra aumentou 60%, foi graças à inovação e à tecnologia”, diz Cleber Soares, secretário de Inovação, Desenvolvimento Sustentável e Irrigação, ligado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Agora, segundo ele, é preciso escalar isso, com tecnologia e dados. “Para aumentar nosso protagonismo mundial, temos de investir nessa agricultura digital.”

Ferramenta facilita o rastreamento

A plataforma PariPassu, criada em 2005 sob a liderança da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), facilita a demanda de fabricantes e varejistas por visibilidade da cadeia produtiva. Hoje é responsável por rastrear e conectar mais de 30 mil origens produtivas.

“A construção da ferramenta envolveu trabalho em conjunto da Abras com produtores, Ministério da Agricultura, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)”, relata Marcio Milan, vice-presidente de relações institucionais e administrativo da entidade. “Conseguimos unir todos os elos da cadeia de produção de frutas, legumes e verduras.”

Artigo publicado na HSM Management nº 154, em coprodução com Audencia

__Leia também: [Uma expertise global e para a era digital](https://www.revistahsm.com.br/post/uma-expertise-global-e-para-a-era-digital)__

Compartilhar:

Artigos relacionados

Há um fio entre Ada Lovelace e o CESAR

Fora do tempo e do espaço, talvez fosse improvável imaginar qualquer linha que me ligasse a Ada Lovelace. Mais improvável ainda seria incluir, nesse mesmo

Tecnologia e inovação, Empreendedorismo
6 min de leitura
Inovação
Cinco etapas, passo a passo, ajudam você a conseguir o capital para levar seu sonho adiante

Eline Casasola

4 min de leitura
Transformação Digital, Inteligência artificial e gestão
Foco no resultado na era da IA: agilidade como alavanca para a estratégia do negócio acelerada pelo uso da inteligência artificial.
12 min de leitura
Negociação
Em tempos de transformação acelerada, onde cenários mudam mais rápido do que as estratégias conseguem acompanhar, a negociação se tornou muito mais do que uma habilidade tática. Negociar, hoje, é um ato de consciência.

Angelina Bejgrowicz

6 min de leitura
Inclusão
Imagine estar ao lado de fora de uma casa com dezenas de portas, mas todas trancadas. Você tem as chaves certas — seu talento, sua formação, sua vontade de crescer — mas do outro lado, ninguém gira a maçaneta. É assim que muitas pessoas com deficiência se sentem ao tentar acessar o mercado de trabalho.

Carolina Ignarra

4 min de leitura
Saúde Mental
Desenvolver lideranças e ter ferramentas de suporte são dois dos melhores para caminhos para as empresas lidarem com o desafio que, agora, é também uma obrigação legal

Natalia Ubilla

4 min min de leitura
Carreira, Cultura organizacional, Gestão de pessoas
Cris Sabbag, COO da Talento Sênior, e Marcos Inocêncio, então vice-presidente da epharma, discutem o modelo de contratação “talent as a service”, que permite às empresas aproveitar as habilidades de gestores experientes

Coluna Talento Sênior

4 min de leitura
Uncategorized, Inteligência Artificial

Coluna GEP

5 min de leitura
Cobertura de evento
Cobertura HSM Management do “evento de eventos” mostra como o tempo de conexão pode ser mais bem investido para alavancar o aprendizado

Redação HSM Management

2 min de leitura