ESG, Empreendedorismo

Mulheres na vanguarda da educação e da empregabilidade

Estar na linha de frente da luta por formações e pelo desenvolvimento de oportunidades de emprego e educação é uma das frentes que Rachel Maia lida em seu dia-dia e neste texto a Presidente do Pacto Global da ONU Brasil traz um panorama sobre estes aspectos atuais.
Presidente do Pacto Global da ONU Brasil, CEO da RM CIA 360, empresária e conselheira

Compartilhar:

Em um mundo cada vez mais consciente das desigualdades sociais, as mulheres estão assumindo um papel fundamental na vanguarda da educação e da empregabilidade para jovens. Seu compromisso com a transformação social e a equidade tem gerado impactos significativos, tanto no âmbito educacional quanto no mercado de trabalho. Essas mulheres não apenas enfrentam desafios históricos, mas também criam caminhos inovadores para um futuro mais inclusivo e justo.

A educação é um dos pilares mais importantes para o desenvolvimento de qualquer sociedade. No entanto, para muitos, especialmente os de comunidades marginalizadas, o acesso a uma educação de qualidade ainda é um desafio. As mulheres, especialmente as negras, têm se destacado como líderes na promoção de mudanças estruturais neste cenário, trazendo novas perspectivas e metodologias que valorizam a diversidade cultural e a inclusão.

Não preciso ir muito longe. Um bom exemplo é o Programa Aceleradora de Carreiras, projeto que auxilia mulheres negras a conquistarem espaço e projeção nas empresas, criado pelo Comitê Igualdade Racial do Grupo Mulheres do Brasil, e feito em muitas mãos e com uma diversidade de mulheres em seu bastidor. Outro exemplo é o programa Conselheira 101 que, como ação afirmativa, tem por objetivo ampliar o conhecimento sobre governança corporativa e abrir oportunidades para que mais mulheres negras atuem na área.

Esses e tantos outros projetos não só abrem portas pelo viés da educação, como também apresentam oportunidades no mercado de trabalho como uma ponte para um futuro mais representativo e igualitário. A luta contra o desemprego e a subempregabilidade entre pessoas negras, mulheres e pessoas periféricas é também uma pauta importante do Programa Capacita-me, que nasceu com a premissa de mitigar as desigualdades sociais por meio da diversidade e inclusão, encabeçado por duas mulheres negras.

Reforço que a presença e a liderança de mulheres negras na educação e na empregabilidade têm efeitos transformadores que vão além das estatísticas. Elas inspiram e empoderam novas gerações, mostrando que é possível vencer barreiras e alcançar o sucesso. Suas histórias de resiliência e inovação são exemplos vivos de como a determinação e o compromisso com a justiça social podem transformar vidas e comunidades inteiras.

Estar na linha de frente da luta por formações e pelo desenvolvimento de oportunidades de emprego, independentemente do nível, é um assunto que não deve ser esquecido, sendo a porta de entrada para a tão sonhada configuração de cenário que tanto almejamos. Incluo-me nessa, pois entendo a importância que a educação e projetos podem transformar a realidade de pessoas que possuem vidas e oportunidades agravadas pelas interseccionalidades. Ao reconhecer e apoiar o trabalho dessas mulheres, damos um passo importante rumo a um futuro onde todos possam alcançar seu pleno potencial.

Compartilhar:

Artigos relacionados

O que significa educar quando as máquinas também aprendem?

Ao revisitar os 30 anos do CESAR, este artigo mostra por que, em um mundo cada vez mais automatizado, a vantagem competitiva não estará apenas na tecnologia, mas na capacidade de formar pessoas que saibam interpretar, conectar e dar sentido ao conhecimento.

As pessoas vão permanecer mais tempo, sua empresa está pronta?

Com o avanço da longevidade e a transformação demográfica, este artigo mostra por que o futuro das empresas depende menos de estratégias de atração e mais da capacidade de liderar diferentes ciclos de vida, repensando saúde, carreira e gestão de pessoas.

A decisão mais difícil do roadmap de IA não é técnica

Dados, modelo e experiência competem pelo mesmo backlog, e cada frente pode apresentar uma justificativa tecnicamente correta para receber o próximo investimento. Decidir entre elas, exige uma maturidade que poucos times de produto desenvolveram, e uma clareza estratégica que poucas empresas conseguem articular.

Inovação & estratégia
26 de junho de 2026 14H00
Ao revisitar os 30 anos do CESAR, este artigo mostra por que, em um mundo cada vez mais automatizado, a vantagem competitiva não estará apenas na tecnologia, mas na capacidade de formar pessoas que saibam interpretar, conectar e dar sentido ao conhecimento.

Janaina Calazans - Gerente de Ensino Superior da CESAR School

6 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Lifelong learning, Tecnologia & inteligencia artificial
26 de junho de 2026 08H00
Este artigo revela por que o verdadeiro desafio da IA não é adoção, mas uso intencional, capaz de ampliar o pensamento, e não substituí-lo.

Isabela Corrêa - Cofundadora da People Strat

6 minutos min de leitura
Estratégia, Gestão de recursos
25 de junho de 2026 15H00
A teoria dos jogos expõe o erro estrutural por trás do modelo reativo que consome bilhões sem gerar resultados proporcionais. Este artigo mostra que não falta dinheiro na saúde, falta estratégia para usar.

Dr. Jorge Luiz Andrade - Anestesiologista e vice-presidente da Unimed Nova Iguaçu

4 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
25 de junho de 2026 08H00
Com o avanço da longevidade e a transformação demográfica, este artigo mostra por que o futuro das empresas depende menos de estratégias de atração e mais da capacidade de liderar diferentes ciclos de vida, repensando saúde, carreira e gestão de pessoas.

Felipe Calbucci - CEO Latam da TotalPass

4 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Tecnologia & inteligencia artificial
24 de junho de 2026 15H00
Dados, modelo e experiência competem pelo mesmo backlog, e cada frente pode apresentar uma justificativa tecnicamente correta para receber o próximo investimento. Decidir entre elas, exige uma maturidade que poucos times de produto desenvolveram, e uma clareza estratégica que poucas empresas conseguem articular.

Wilian Luis Domingues - CIO da Tempo, professor de MBA na USP/ESALQ e FIAP, palestrante e especialista em Inteligência Artificial, Transformação Digital e Produtos Digitais

9 minutos min de leitura
Liderança
24 de junho de 2026 08H00
Este artigo propõe um deslocamento essencial: mais do que acumular informação, a liderança precisa desenvolver discernimento - a capacidade de interpretar com clareza quando a pressão empurra para decisões automáticas.

Carlos Legal - Fundador da Legalas Aprendizagem e Educação Corporativa

5 minutos min de leitura
Marketing & growth, Estratégia, Liderança
23 de junho de 2026 14H00
Uma meta mal definida não impulsiona, trava. Este artigo revela como metas mal calibradas podem desconectar equipes e comprometer resultados, mostrando que o verdadeiro desafio da liderança está em equilibrar ambição e viabilidade para sustentar desempenho ao longo do tempo.

Denise Joaquim Marques -Consultora de negócios especializada em Vendas e Marketing

5 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Liderança
23 de junho de 2026 08H00
Em organizações que cobram inovação, mas penalizam o erro, este artigo revela um paradoxo central: sem espaço para frustração e aprendizado, equipes deixam de evoluir, e a transformação que se busca nunca acontece de fato.

Bruno Padredi - Fundador e CEO da B2B Match

4 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
22 de junho de 2026 15H00
Talvez o maior erro da inovação seja tentar adivinhar o futuro, em vez de entender o que já está diante de nós.

Ale Fu - Executiva de Tecnologia, Professora, Palestrante, além de coordenadora da Comissão de Estratégia e Inovação do IBGC e membro do Grupo de Trabalho de Inteligência Artificial da ABES

4 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial, Inovação & estratégia
22 de junho de 2026 09H00
Este artigo mostra como o avanço da IA e da computação em nuvem está redesenhando a eficiência operacional, e por que uma nova geração de gestão de custos se tornou estratégica.

Paulo Laurentys - Chief Commercial Officer (CCO) da A3Data

4 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #172

Missão China: No ano do cavalo e de fogo

Não basta olhar para a tecnologia chinesa; a grande diferença está em entender sua gestão

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #172

Missão China: No ano do cavalo e de fogo

Não basta olhar para a tecnologia chinesa; a grande diferença está em entender sua gestão