ESG, Empreendedorismo

Mulheres na vanguarda da educação e da empregabilidade

Estar na linha de frente da luta por formações e pelo desenvolvimento de oportunidades de emprego e educação é uma das frentes que Rachel Maia lida em seu dia-dia e neste texto a Presidente do Pacto Global da ONU Brasil traz um panorama sobre estes aspectos atuais.
Presidente do Pacto Global da ONU Brasil, CEO da RM CIA 360, empresária e conselheira

Compartilhar:

Em um mundo cada vez mais consciente das desigualdades sociais, as mulheres estão assumindo um papel fundamental na vanguarda da educação e da empregabilidade para jovens. Seu compromisso com a transformação social e a equidade tem gerado impactos significativos, tanto no âmbito educacional quanto no mercado de trabalho. Essas mulheres não apenas enfrentam desafios históricos, mas também criam caminhos inovadores para um futuro mais inclusivo e justo.

A educação é um dos pilares mais importantes para o desenvolvimento de qualquer sociedade. No entanto, para muitos, especialmente os de comunidades marginalizadas, o acesso a uma educação de qualidade ainda é um desafio. As mulheres, especialmente as negras, têm se destacado como líderes na promoção de mudanças estruturais neste cenário, trazendo novas perspectivas e metodologias que valorizam a diversidade cultural e a inclusão.

Não preciso ir muito longe. Um bom exemplo é o Programa Aceleradora de Carreiras, projeto que auxilia mulheres negras a conquistarem espaço e projeção nas empresas, criado pelo Comitê Igualdade Racial do Grupo Mulheres do Brasil, e feito em muitas mãos e com uma diversidade de mulheres em seu bastidor. Outro exemplo é o programa Conselheira 101 que, como ação afirmativa, tem por objetivo ampliar o conhecimento sobre governança corporativa e abrir oportunidades para que mais mulheres negras atuem na área.

Esses e tantos outros projetos não só abrem portas pelo viés da educação, como também apresentam oportunidades no mercado de trabalho como uma ponte para um futuro mais representativo e igualitário. A luta contra o desemprego e a subempregabilidade entre pessoas negras, mulheres e pessoas periféricas é também uma pauta importante do Programa Capacita-me, que nasceu com a premissa de mitigar as desigualdades sociais por meio da diversidade e inclusão, encabeçado por duas mulheres negras.

Reforço que a presença e a liderança de mulheres negras na educação e na empregabilidade têm efeitos transformadores que vão além das estatísticas. Elas inspiram e empoderam novas gerações, mostrando que é possível vencer barreiras e alcançar o sucesso. Suas histórias de resiliência e inovação são exemplos vivos de como a determinação e o compromisso com a justiça social podem transformar vidas e comunidades inteiras.

Estar na linha de frente da luta por formações e pelo desenvolvimento de oportunidades de emprego, independentemente do nível, é um assunto que não deve ser esquecido, sendo a porta de entrada para a tão sonhada configuração de cenário que tanto almejamos. Incluo-me nessa, pois entendo a importância que a educação e projetos podem transformar a realidade de pessoas que possuem vidas e oportunidades agravadas pelas interseccionalidades. Ao reconhecer e apoiar o trabalho dessas mulheres, damos um passo importante rumo a um futuro onde todos possam alcançar seu pleno potencial.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Marketing & growth, Tecnologia & inteligencia artificial
20 de junho de 2026 14H00
Se mais gente não significa mais resultado, o que ainda justifica equipes gigantes? Este artigo revela como a inteligência artificial está redefinindo estruturas, papéis e critérios de eficiência nas áreas de marketing e growth.

Brian Bittencourt - VP de Growth & Marketing da Woba

6 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial, Liderança
20 de junho de 2026 08H00
Mais de 92 mil pessoas foram demitidas em tech só nos primeiros meses de 2026, ao mesmo tempo em que big techs reportavam resultados recordes. O Gartner mostra que esses cortes não estão entregando ROI. O problema não é a tecnologia, é a intenção por trás dela.

Marcelo Murilo - Co-Fundador e VP de Inovação e Tecnologia do Grupo Benner

12 minutos min de leitura
Lifelong learning, Inovação & estratégia
19 de junho de 2026 14H00
Por trás de um dos reconhecimentos mais cobiçados da AWS, este artigo mostra que o verdadeiro diferencial não está em acumular certificações, mas em construir conhecimento consistente a partir da prática, da comunidade e da evolução contínua.

Alceu Conerado Neto - COO da Dati

4 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, User Experience, UX
19 de junho de 2026 08H00
A partir de uma cena cotidiana, este artigo expõe um erro recorrente nas organizações: confundir treinamento com preparo e transferir a curva de aprendizagem para o cliente, com impactos diretos na experiência e nos resultados.

Marta Ferreira

5 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
18 de junho de 2026 16H00
Entre a inovação e o risco, este artigo discute até onde se deve confiar na IA dentro do contexto clínico. A tecnologia, sem dúvidas, amplia capacidades, mas ainda depende de dados de qualidade, supervisão humana e confiança para cumprir seu potencial.

Adalene Tiso - Diretora da unidade Healthcare da Interplayers

5 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Liderança, Lifelong learning
18 de junho de 2026 08H00
Por que empresas aprendem mais com fracassos analisados com honestidade do que com cases heroicos?

François Bazini - CMO e Consultor

5 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Tecnologia & inteligencia artificial
17 de junho de 2026 15H00
O entusiasmo com inteligência artificial segue um ciclo já visto antes. Este artigo mostra por que o próximo desafio das empresas não é implementar a tecnologia - mas transformar uso em resultado, superando velhos erros de gestão que já limitaram outras ondas de inovação.

Marcus Garcia - Diretor Comercial da Konia Tecnologia

3 minutos min de leitura
Lifelong learning
17 de junho de 2026 09H00
Este artigo propõe uma mudança de lógica na aprendizagem: mais do que acumular conteúdo, o diferencial passa a ser a capacidade de conectar conhecimentos, interpretar contextos e transformar informação em decisão e ação.

Daniel Luzzi - CEO Cognita Learning Lab

5 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, ESG
16 de junho de 2026 15H00
O mercado discute o futuro - mas continua ignorando quem já está pronto para trabalhar. Este artigo chama atenção para um movimento ignorado: a crescente presença da geração 60+, e o custo de continuar excluindo um dos recursos mais experientes e disponíveis da força de trabalho.

Rennan Vilar - Diretor de Pessoas e Cultura do Grupo TODOS Internacional

3 minutos min de leitura
Cultura organizacional, ESG, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
16 de junho de 2026 09H00
Na estreia da coluna, as autoras, Cecília Seabra e Thais Giuliani, propõem uma mudança de paradigma na liderança: sair das explicações rápidas e dos julgamentos para construir relações mais consistentes por meio da escuta, da curiosidade e da integração de diferenças.

Cecília Seabra e Thaís Giuliani - Consultoras HSM e autoras do livro "O 'E' da questão"

7 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #172

Missão China: No ano do cavalo e de fogo

Não basta olhar para a tecnologia chinesa; a grande diferença está em entender sua gestão

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #172

Missão China: No ano do cavalo e de fogo

Não basta olhar para a tecnologia chinesa; a grande diferença está em entender sua gestão