ESG, Empreendedorismo

Mulheres na vanguarda da educação e da empregabilidade

Estar na linha de frente da luta por formações e pelo desenvolvimento de oportunidades de emprego e educação é uma das frentes que Rachel Maia lida em seu dia-dia e neste texto a Presidente do Pacto Global da ONU Brasil traz um panorama sobre estes aspectos atuais.
Presidente do Pacto Global da ONU Brasil, CEO da RM CIA 360, empresária e conselheira

Compartilhar:

Em um mundo cada vez mais consciente das desigualdades sociais, as mulheres estão assumindo um papel fundamental na vanguarda da educação e da empregabilidade para jovens. Seu compromisso com a transformação social e a equidade tem gerado impactos significativos, tanto no âmbito educacional quanto no mercado de trabalho. Essas mulheres não apenas enfrentam desafios históricos, mas também criam caminhos inovadores para um futuro mais inclusivo e justo.

A educação é um dos pilares mais importantes para o desenvolvimento de qualquer sociedade. No entanto, para muitos, especialmente os de comunidades marginalizadas, o acesso a uma educação de qualidade ainda é um desafio. As mulheres, especialmente as negras, têm se destacado como líderes na promoção de mudanças estruturais neste cenário, trazendo novas perspectivas e metodologias que valorizam a diversidade cultural e a inclusão.

Não preciso ir muito longe. Um bom exemplo é o Programa Aceleradora de Carreiras, projeto que auxilia mulheres negras a conquistarem espaço e projeção nas empresas, criado pelo Comitê Igualdade Racial do Grupo Mulheres do Brasil, e feito em muitas mãos e com uma diversidade de mulheres em seu bastidor. Outro exemplo é o programa Conselheira 101 que, como ação afirmativa, tem por objetivo ampliar o conhecimento sobre governança corporativa e abrir oportunidades para que mais mulheres negras atuem na área.

Esses e tantos outros projetos não só abrem portas pelo viés da educação, como também apresentam oportunidades no mercado de trabalho como uma ponte para um futuro mais representativo e igualitário. A luta contra o desemprego e a subempregabilidade entre pessoas negras, mulheres e pessoas periféricas é também uma pauta importante do Programa Capacita-me, que nasceu com a premissa de mitigar as desigualdades sociais por meio da diversidade e inclusão, encabeçado por duas mulheres negras.

Reforço que a presença e a liderança de mulheres negras na educação e na empregabilidade têm efeitos transformadores que vão além das estatísticas. Elas inspiram e empoderam novas gerações, mostrando que é possível vencer barreiras e alcançar o sucesso. Suas histórias de resiliência e inovação são exemplos vivos de como a determinação e o compromisso com a justiça social podem transformar vidas e comunidades inteiras.

Estar na linha de frente da luta por formações e pelo desenvolvimento de oportunidades de emprego, independentemente do nível, é um assunto que não deve ser esquecido, sendo a porta de entrada para a tão sonhada configuração de cenário que tanto almejamos. Incluo-me nessa, pois entendo a importância que a educação e projetos podem transformar a realidade de pessoas que possuem vidas e oportunidades agravadas pelas interseccionalidades. Ao reconhecer e apoiar o trabalho dessas mulheres, damos um passo importante rumo a um futuro onde todos possam alcançar seu pleno potencial.

Compartilhar:

Artigos relacionados

2026 é o ano da disciplina com propósito

À medida que inovação e pressão por resultados se intensificam, disciplina com propósito torna-se o eixo central da liderança capaz de conduzir – e não apenas reagir.

2026 após o hype de 2025: Menos discurso, mais critério em IA

Não é uma previsão do que a IA fará em 2026, mas uma reflexão com mais critério sobre como ela vem sendo usada e interpretada. Sem negar os avanços recentes, discute-se como parte do discurso público se afastou da prática, especialmente no uso de agentes e automações, transformando promessas em certezas e respostas em autoridade.

Liderança
30 de janeiro de 2026
À medida que inovação e pressão por resultados se intensificam, disciplina com propósito torna-se o eixo central da liderança capaz de conduzir - e não apenas reagir.

Bruno Padredi - CEO da B2B Match

3 minutos min de leitura
Estratégia
29 de janeiro de 2026
Antes de falar, sua marca já se revela - e, sem consciência, pode estar dizendo exatamente o contrário do que você imagina.

Cristiano Zanetta - Empresário, palestrante TED e escritor

5 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
28 de janeiro de 2026
Se o seu RH ainda preenche organogramas, você está no século errado. 2025 provou que não basta contratar - é preciso orquestrar talentos com fluidez, propósito e inteligência intergeracional. A era da Arquitetura de Talento já começou.

Juliana Ramalho - CEO da Talento Sênior e Cris Sabbag - COO da Talento Sênior

2 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
27 de janeiro de 2026
Não é uma previsão do que a IA fará em 2026, mas uma reflexão com mais critério sobre como ela vem sendo usada e interpretada. Sem negar os avanços recentes, discute-se como parte do discurso público se afastou da prática, especialmente no uso de agentes e automações, transformando promessas em certezas e respostas em autoridade.

Rodrigo Magnago - CEO da RMagnago

0 min de leitura
Lifelong learning
26 de janeiro de 2026
O desenvolvimento profissional não acontece por acaso, mas resulta de aprendizado contínuo e da busca intencional por competências que ampliam seu potencial

Diego Nogare

5 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
25 de janeiro de 2026
Entre IA agentiva, cibersegurança e novos modelos de negócio, 2026 exige decisões que unem tecnologia, confiança e design organizacional.

Eduardo Peixoto - CEO do CESAR

5 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
24 de janeiro de 2026
Inovação não falha por falta de ideias, mas por falta de métricas - o que não é medido vira entusiasmo; o que é mensurado vira estratégia.

Marina Lima - Gerente de Inovação Aberta da Stellantis para América do Sul

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
23 de janeiro de 2026
Se seus vínculos não te emocionam, talvez você esteja fazendo networking errado. Relações que movem mercados começam com conexões que movem pessoas - sem cálculo, sem protocolo, só intenção genuína.

Laís Macedo - Presidente do Future Is Now

3 minutos min de leitura
Liderança, Tecnologia & inteligencia artificial
22 de janeiro de 2026
Se a IA sabe mais do que você, qual é o seu papel como líder? A resposta não está em competir com algoritmos, mas em redefinir o que significa liderar em um mundo onde informação não é poder - decisão é.

João Roncati - CEO da People+Strategy

4 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
21 de janeiro de 2026
Como o mercado está revendo métricas para entregar resultados no presente e valor no futuro?

Lilian Cruz - Fundadora da Zero Gravity Thinking

5 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança