Uncategorized

Mulheres: Oportunidades e dilemas

Compartilhar:

Este dossiê vale a leitura porque…

… permite compreender a maior receptividade das empresas à ideia de mulheres ocuparem mais postos de liderança. 

… possibilita reconhecer os dilemas e dificuldades que as impedem de ocupá-los de fato. 

… aponta, entre os obstáculos mais frequentes ao avanço feminino, a lentidão para fazer carreira e a exigência de um comprometimento tal que torna impossível a conciliação entre vida profissional e familiar. 

… mostra os esforços das empresas para garantir mais espaço às gestoras, com estabelecimento de cotas e maior flexibilidade. 

… revela uma tendência, por enquanto mais norteamericana, de as profissionais optarem por um de dois extremos: priorizar a carreira acima de qualquer coisa (lean in) ou desistir dela (opt out), um debate que se vê fortemente. 

… apresenta as soluções  que vêm sendo encontradas por elas, entre as quais o  empreendedorismo.

**NESTE DOSSIÊ:**

[1. Como a ascensão das mulheres pode ser acelerada e levar a um capitalismo mais humano e justo.](https://www.revistahsm.com.br/post/a-ascensao-das-mulheres-e-a-transformacao-do-capitalismo)

[2. Como o dilema “lean in x opt out” está sendo resolvido pelas profissionais e pelas empresas.](https://www.revistahsm.com.br/post/lean-in-x-opt-out-o-dilema-para-as-profissionais-e-para-as-empresas)

[3. Como a decisão delas de empreender pode ajudar a promover mudanças no trabalho em um futuro próximo.](https://www.revistahsm.com.br/post/empreendedorismo-ajuda-a-resolver-dilemas)

[4. Como cinco mulheres lidam, na prática, com suas oportunidades e dilemas, servindo de exemplos inspiradores.](https://www.revistahsm.com.br/post/5-historias-5-escolhas)

Compartilhar:

Artigos relacionados

Homo confusus no trabalho: Liderança, negociação e comunicação em tempos de incerteza

Em um mundo sem mapas claros, o profissional do século 21 não precisa ter todas as respostas – mas sim coragem para sustentar as perguntas certas.
Neste artigo, exploramos o surgimento do homo confusus, o novo ser humano do trabalho, e como habilidades como liderança, negociação e comunicação intercultural se tornam condições de sobrevivência em tempos de ambiguidade, sobrecarga informacional e transformações profundas nas relações profissionais.

Bem-estar & saúde
7 de novembro de 2025

Luciana Carvalho - CHRO da Blip, e Ricardo Guerra - líder do Wellhub no Brasil

4 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
6 de novembro de 2025
Incluir é mais do que contratar - é construir trajetórias. Sem estratégia, dados e cultura de cuidado, a inclusão de pessoas com deficiência segue sendo apenas discurso.

Carolina Ignarra - CEO da Talento Incluir

5 minutos min de leitura
Liderança
5 de novembro de 2025
Em um mundo sem mapas claros, o profissional do século 21 não precisa ter todas as respostas - mas sim coragem para sustentar as perguntas certas. Neste artigo, exploramos o surgimento do homo confusus, o novo ser humano do trabalho, e como habilidades como liderança, negociação e comunicação intercultural se tornam condições de sobrevivência em tempos de ambiguidade, sobrecarga informacional e transformações profundas nas relações profissionais.

Angelina Bejgrowicz - Fundadora e CEO da AB – Global Connections

12 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde
4 de novembro de 2025

Tatiana Pimenta - Fundadora e CEO da Vittude

3 minutos min de leitura
Liderança
3 de novembro de 2025
Em um mundo cada vez mais automatizado, liderar com empatia, propósito e presença é o diferencial que transforma equipes, fortalece culturas e impulsiona resultados sustentáveis.

Carlos Alberto Matrone - Consultor de Projetos e Autor

7 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
1º de novembro de 2025
Aqueles que ignoram os “Agentes de IA” podem descobrir em breve que não foram passivos demais, só despreparados demais.

Atila Persici Filho - COO da Bolder

8 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
31 de outubro de 2025
Entenda como ataques silenciosos, como o ‘data poisoning’, podem comprometer sistemas de IA com apenas alguns dados contaminados - e por que a governança tecnológica precisa estar no centro das decisões de negócios.

Rodrigo Pereira - CEO da A3Data

6 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
30 de ouutubro de 2025
Abandonando o papel de “caçador de bugs” e se tornando um “arquiteto de testes”: o teste como uma função estratégica que molda o futuro do software

Eric Araújo - QA Engineer do CESAR

7 minutos min de leitura
Liderança
29 de outubro de 2025
O futuro da liderança não está no controle, mas na coragem de se autoconhecer - porque liderar os outros começa por liderar a si mesmo.

José Ricardo Claro Miranda - Diretor de Operações da Paschoalotto

2 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
28 de outubro 2025
A verdadeira virada digital não começa com tecnologia, mas com a coragem de abandonar velhos modelos mentais e repensar o papel das empresas como orquestradoras de ecossistemas.

Lilian Cruz - Fundadora da Zero Gravity Thinking

4 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #169

TECNOLOGIAS MADE IN BRASIL

Não perdemos todos os bondes; saiba onde, como e por que temos grandes oportunidades de sucesso (se soubermos gerenciar)

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #169

TECNOLOGIAS MADE IN BRASIL

Não perdemos todos os bondes; saiba onde, como e por que temos grandes oportunidades de sucesso (se soubermos gerenciar)