Uncategorized

Mulheres: Oportunidades e dilemas

Compartilhar:

Este dossiê vale a leitura porque…

… permite compreender a maior receptividade das empresas à ideia de mulheres ocuparem mais postos de liderança. 

… possibilita reconhecer os dilemas e dificuldades que as impedem de ocupá-los de fato. 

… aponta, entre os obstáculos mais frequentes ao avanço feminino, a lentidão para fazer carreira e a exigência de um comprometimento tal que torna impossível a conciliação entre vida profissional e familiar. 

… mostra os esforços das empresas para garantir mais espaço às gestoras, com estabelecimento de cotas e maior flexibilidade. 

… revela uma tendência, por enquanto mais norteamericana, de as profissionais optarem por um de dois extremos: priorizar a carreira acima de qualquer coisa (lean in) ou desistir dela (opt out), um debate que se vê fortemente. 

… apresenta as soluções  que vêm sendo encontradas por elas, entre as quais o  empreendedorismo.

**NESTE DOSSIÊ:**

[1. Como a ascensão das mulheres pode ser acelerada e levar a um capitalismo mais humano e justo.](https://www.revistahsm.com.br/post/a-ascensao-das-mulheres-e-a-transformacao-do-capitalismo)

[2. Como o dilema “lean in x opt out” está sendo resolvido pelas profissionais e pelas empresas.](https://www.revistahsm.com.br/post/lean-in-x-opt-out-o-dilema-para-as-profissionais-e-para-as-empresas)

[3. Como a decisão delas de empreender pode ajudar a promover mudanças no trabalho em um futuro próximo.](https://www.revistahsm.com.br/post/empreendedorismo-ajuda-a-resolver-dilemas)

[4. Como cinco mulheres lidam, na prática, com suas oportunidades e dilemas, servindo de exemplos inspiradores.](https://www.revistahsm.com.br/post/5-historias-5-escolhas)

Compartilhar:

Artigos relacionados

A aposta calculada que levou o Boticário a ser premiado no iF Awards

Enquanto concorrentes correm para lançar coleções sazonais inspiradas em tendências efêmeras, o Boticário demonstra que compreende um princípio fundamental: o verdadeiro valor do design não está na estética superficial, mas em sua capacidade de gerar impacto social e econômico simultaneamente. A linha Make B., vencedora do iF Design Award 2025, não é um produto de beleza – é um manifesto estratégico.

Quando o colaborador é o problema

Ambientes tóxicos nem sempre vêm da cultura – às vezes, vêm de uma única pessoa. Entenda como identificar e conter comportamentos silenciosos que desestabilizam equipes e ameaçam a saúde organizacional.

Inovação
16 de setembro de 2025
Enquanto concorrentes correm para lançar coleções sazonais inspiradas em tendências efêmeras, o Boticário demonstra que compreende um princípio fundamental: o verdadeiro valor do design não está na estética superficial, mas em sua capacidade de gerar impacto social e econômico simultaneamente. A linha Make B., vencedora do iF Design Award 2025, não é um produto de beleza – é um manifesto estratégico.

Magnago

4 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Bem-estar & saúde, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
15 de setembro de 2025
O luto não pede licença - e também acontece dentro das empresas. Falar sobre dor é parte de construir uma cultura organizacional verdadeiramente humana e segura.

Virginia Planet - Sócia e consultora da House of Feelings

2 minutos min de leitura
Marketing & growth, Inovação & estratégia, Tecnologia & inteligencia artificial
12 de setembro de 2025
O futuro do varejo já está digitando na sua tela. O WhatsApp virou canal de vendas, atendimento e fidelização - e está redefinindo a experiência do consumidor brasileiro.

Leonardo Bruno Melo - Global head of sales da Connectly

4 minutos min de leitura
Liderança, Cultura organizacional, Inovação & estratégia, Tecnologia & inteligencia artificial
11 de setembro de 2025
Agilidade não é sobre seguir frameworks - é sobre gerar valor. Veja como OKRs e Team Topologies podem impulsionar times de produto sem virar mais uma camada de burocracia.

João Zanocelo - VP de Produto e Marketing e cofundador da BossaBox

3 minutos min de leitura
Cultura organizacional, compliance, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Liderança
10 de setembro de 2025
Ambientes tóxicos nem sempre vêm da cultura - às vezes, vêm de uma única pessoa. Entenda como identificar e conter comportamentos silenciosos que desestabilizam equipes e ameaçam a saúde organizacional.

Tatiana Pimenta - CEO da Vittude

5 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Inovação & estratégia
9 de setembro de 2025
Experiência também é capital. O ROEx propõe uma nova métrica para valorizar o repertório acumulado de profissionais em times multigeracionais - e transforma diversidade etária em vantagem estratégica.

Fran Winandy e Martin Henkel

10 minutos min de leitura
Inovação
8 de setembro de 2025
No segundo episódio da série de entrevistas sobre o iF Awards, Clarissa Biolchini, Head de Design & Consumer Insights da Electrolux nos conta a estratégia por trás de produtos que vendem, encantam e reinventam o cuidado doméstico.

Rodrigo Magnago

2 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial, Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
5 de setembro de 2025
O maior desafio profissional hoje não é a tecnologia - é o tempo. Descubra como processos claros, IA consciente e disciplina podem transformar sobrecarga em produtividade real.

Diego Nogare

6 minutos min de leitura
Marketing & growth, Cultura organizacional, Inovação & estratégia, Liderança
4 de setembro de 2025
Inspirar ou limitar? O benchmark pode ser útil - até o momento em que te afasta da sua singularidade. Descubra quando olhar para fora deixa de fazer sentido.

Bruna Lopes de Barros

3 minutos min de leitura
Inovação
Em entrevista com Rodrigo Magnago, Fernando Gama nos conta como a Docol tem despontado unindo a cultura do design na organização

Rodrigo Magnago

4 min de leitura