Espaço lifelong learning

Não acredite nas respostas simples

Inovação virou uma panaceia, um termo usado indiscriminadamente. Mas é hora de rever esse conceito
Jornalista com ampla experiência nas áreas de negócios, inovação e tecnologia. Especializado em produção de conteúdo para veículos de mídia, branded content e gestão de projetos multiplataforma (online, impresso e eventos). Vencedor dos prêmios Citi Journalistic Excellence Award e Editora Globo de Jornalismo. Também é gerente de conteúdo da HSM Management.

Compartilhar:

Precisamos inovar mais. Sinto uma pontada de vergonha alheia (cringe, será?) toda vez que leio ou escuto algo nesse sentido. O que era para ser metodologia, investimento e solução, virou uma grande panaceia para todos os males do universo. Mais um ponto no bingo da reunião corporativa. Sua empresa está falindo? A Amazônia está sumindo do mapa? Está com dor de garganta? O arroz queimou? É porque você não está inovando o suficiente.

A redução do conceito a uma buzzword é sintoma de uma sociedade que insiste em buscar respostas simples para problemas complexos. Mais uma faceta dos movimentos de autoajuda, com um verniz de meritocracia e Vale do Silício. Disruptive Thinking powered by Artificial Intelligence, afinal, vende mais livros e palestras do que repensar culturas organizacionais de forma sistêmica e sistematizada.

O momento atual é propício para abandonar antigos formatos e crenças corporativas. Uma oportunidade e tanto para discutir a nossa desgastada relação com a inovação. Podemos começar com algumas reflexões. O que entendemos por inovação resolve problemas reais das pessoas ou do nosso próprio umbigo? Os
post-its coloridos no painel do escritório refletem as necessidades do mundo lá fora? E, principalmente, quais são os caminhos e recursos que temos à disposição para viabilizar a melhor versão de uma ideia?

Atitude, visão estratégica e vontade de fazer são essenciais para fomentar uma cultura de inovação. Mas a realidade – mais conhecida como dinheiro, estruturas organizacionais e perrengues do dia a dia – impõe mais limites do que gostaríamos de acreditar. Obviamente, isso não é desculpa para se esconder atrás da rotina. Capacidade de investimento também não é garantia de sucesso. Mas, acredite: um restaurante dificilmente ganhará uma estrela Michelin se o chef não tiver condições de fazer uma compra decente na quitanda da esquina.

A tecnologia reduziu barreiras de entrada e ajudou a democratizar oportunidades. Mas, assim como os próprios processos de inovação, é uma ferramenta de acesso. Nada se move sem propósito e objetivo. Entre a criatividade e a inovação, as boas ideias acontecem na intersecção entre desafios do presente, talentos individuais, capacidade de articulação e uma visão consistente do futuro que queremos construir. Um movimento contínuo, que costuma ser mais promissor para aqueles que cultivam um apego saudável à realidade, mas insistem em sonhar com um mundo um pouco melhor.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Inovação e comunidades na presença digital

A creators economy deixou de ser tendência para se tornar estratégia: autenticidade, constância e inovação são os pilares que conectam marcas, líderes e comunidades em um mercado digital cada vez mais colaborativo.

Bem-estar & saúde
8 de dezembro de 2025
Com custos de saúde corporativa em alta, a telemedicina surge como solução estratégica: reduz sinistralidade, amplia acesso e fortalece o bem-estar, transformando a gestão de benefícios em vantagem competitiva.

Loraine Burgard - Cofundadora da h.ai

3 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde, Liderança
5 de dezembro de 2025
Em um mundo exausto, emoção deixa de ser fragilidade e se torna vantagem competitiva: até 2027, lideranças que integram sensibilidade, análise e coragem serão as que sustentam confiança, inovação e resultados.

Lisia Prado - Consultora e sócia da House of Feelings

5 minutos min de leitura
Finanças
4 de dezembro de 2025

Antonio de Pádua Parente Filho - Diretor Jurídico, Compliance, Risco e Operações no Braza Bank S.A.

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Marketing & growth
3 de dezembro de 2025
A creators economy deixou de ser tendência para se tornar estratégia: autenticidade, constância e inovação são os pilares que conectam marcas, líderes e comunidades em um mercado digital cada vez mais colaborativo.

Gabriel Andrade - Aluno da Anhembi Morumbi e integrante do LAB Jornalismo e Fernanda Iarossi - Professora da Universidade Anhembi Morumbi e Mestre em Comunicação Midiática pela Unesp

3 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
2 de dezembro de 2025
Modelos generativos são eficazes apenas quando aplicados a demandas claramente estruturadas.

Diego Nogare - Executive Consultant in AI & ML

4 minutos min de leitura
Estratégia
1º de dezembro de 2025
Em ambientes complexos, planos lineares não bastam. O Estuarine Mapping propõe uma abordagem adaptativa para avaliar a viabilidade de mudanças, substituindo o “wishful thinking” por estratégias ancoradas em energia, tempo e contexto.

Manoel Pimentel - Chief Scientific Officer na The Cynefin Co. Brazil

10 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Liderança
29 de novembro de 2025
Por trás das negociações brilhantes e decisões estratégicas, Suits revela algo essencial: liderança é feita de pessoas - com virtudes, vulnerabilidades e escolhas que moldam não só organizações, mas relações de confiança.

Lilian Cruz - Fundadora da Zero Gravity Thinking

3 minutos min de leitura
Estratégia, Marketing & growth
28 de novembro de 2025
De um caos no trânsito na Filadélfia à consolidação como código cultural no Brasil, a Black Friday evoluiu de liquidação para estratégia, transformando descontos em inteligência de precificação e redefinindo a relação entre consumo, margem e reputação

Alexandre Costa - Fundador do grupo Attitude Pricing (Comunidade Brasileira de Profissionais de Pricing)

4 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
27 de novembro de 2025
A pergunta “O que você vai ser quando crescer?” parece ingênua, mas carrega uma armadilha: a ilusão de que há um único futuro esperando por nós. Essa mesma armadilha ronda o setor automotivo. Afinal, que futuros essa indústria, uma das mais maduras do mundo, está disposta a imaginar para si?

Marcello Bressan, PhD, futurista, professor e pesquisador do NIX - Laboratório de Design de Narrativas, Imaginação e Experiências do CESAR

4 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde, Liderança
26 de novembro de 2025
Parar para refletir e agir são forças complementares, não conflitantes

Jose Augusto Moura - CEO da brsa

3 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança