Uncategorized

Não podemos perder esse trem

Guilherme Soárez, CEO da HSM

Compartilhar:

A fabricante de eletrodomésticos Haier está fazendo suas máquinas de lavar e seus refrigeradores sob demanda na China. Os consumidores escolhem (em seus computadores, em smartphones ou em quiosques nas lojas da Haier) os recursos que querem e essas especificações são transmitidas direto para a linha de montagem chinesa. Tamanha customização só é possível graças a um movimento que está sendo considerado a quarta revolução industrial. 

Relembrando as aulas de história, a primeira revolução aconteceu na Inglaterra no século 18, com a chegada do motor a vapor (elegantemente representado na locomotiva de nossa capa) e do tear mecânico. A segunda veio no início do século 20, com a disseminação da energia elétrica e a fabricação em massa, por meio da linha de montagem. A terceira revolução, após a Segunda Guerra Mundial, teve seu gatilho no computador. E que tecnologia move a quarta? 

Nosso excelente artigo de capa, baseado em uma pesquisa da PwC e escrito por consultores da PwC e da Strategy&, explica que a quarta revolução industrial se deve a uma combinação de tecnologias digitais que misturam o mundo físico e o virtual, como robótica avançada e inteligência artificial, sensores sofisticados, computação em nuvem, internet das coisas (IoT), captura e análise de dados, manufatura digital (incluindo impressão 3D), smartphones etc. 

Dos mais de 2 mil entrevistados pela PwC em 26 países, um terço afirmou que sua empresa já está incorporando a quarta revolução industrial e 72% esperavam chegar a esse ponto em 2020. 

Bem ou mal, o Brasil pegou as três revoluções industriais anteriores, mas e essa quarta? Segundo avaliação da Confederação Nacional da Indústria, estamos atrasados – quase tão atrasa dos quanto alguns dos nadadores desta Olimpíada nas provas em que os recordes mundiais são batidos. 

Esta edição sugere seis medidas que as empresas podem tomar se quiserem escapar da sina do atraso, com a finalidade de ganhar eficiência, identificar e aproveitar oportunidades de crescimento, tomar decisões melhores. 

E tem mais, é claro. Assim como os desafios de nossos gestores não param na indústria 4.0, não nos limitamos a oferecer soluções nesse campo. Ainda trazemos ensinamentos do expert em economia comportamental Dan Ariely para ter mais racionalidade nas decisões em tempo de crise e lições de Julian Birkinshaw para descongestionar a agenda, inspiradas no trânsito. 

Por fim, também falamos de como redes sociais internas podem impulsionar a colaboração e como os corações e mentes dos funcionários são conquistados na prática, entre outras coisas. Não perca o trem.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Da cultura ao caixa: O impacto real (e subestimado) de nomear o líder errado

Nada destrói uma empresa tão rápido – e tão silenciosamente – quanto um líder mal escolhido. Uma única nomeação equivocada corrói cultura, paralisa times, distorce decisões e drena resultado. Este artigo expõe por que insistir nesse erro não é só imprudência: é um passivo estratégico que nenhuma organização deveria tolerar.

User Experience, UX, Marketing & growth
20 de março de 2026 14H00
Entenda como experiências simples, contextualizadas e humanas constroem marcas que duram.

Thierry Cintra Marcondes - Conselheiro, Influenciador e Professor

9 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
20 de março de 2026 08H00
Este artigo provoca uma pergunta incômoda: por que seguimos tratando o novo com lentes velhas? Estamos vivendo a maior revolução tecnológica desde a internet - e, ainda assim, as empresas estão tropeçando exatamente nos mesmos erros da transformação digital.

Lilian Cruz - Fundadora da Zero Gravity Thinking

6 minutos min de leitura
Lifelong learning
19 de março de 2026 17H00
Entre escuta, repertório e prática, o que conversas com executivos revelam sobre desenvolvimento profissional no novo mercado.

Rafael Mayrink - Empresário, sócio do Neil Patel e CEO da NP Digital Brasil

6 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Tecnologia & inteligencia artificial
19 de março de 2026 08H00
Enquanto as empresas correm para adotar IA, pouquíssimas fazem a pergunta que realmente importa: o que somos quando nosso modelo de negócio muda completamente?

Bruno Stefani - Fundador da NERD Partners

6 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
18 de março de 2026 13H00
Nada destrói uma empresa tão rápido - e tão silenciosamente - quanto um líder mal escolhido. Uma única nomeação equivocada corrói cultura, paralisa times, distorce decisões e drena resultado. Este artigo expõe por que insistir nesse erro não é só imprudência: é um passivo estratégico que nenhuma organização deveria tolerar.

Sylvestre Mergulhão - CEO e fundador da Impulso

3 minutos min de leitura
Estratégia
18 de março de 2026 06H00
Sua estratégia de 3 anos foi desenhada para um ambiente que já virou história. O custo de continuar executando um mapa desatualizado é mais alto do que você imagina.

Atila Persici Filho - COO da Bolder

5 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
17 de março de 2026 17H15
Direto do SXSW 2026, surge um alerta: E se o maior risco da IA não for errar, mas concordar demais?

Ale Fu - Executiva de Tecnologia, Professora, Palestrante, além de coordenadora da Comissão de Estratégia e Inovação do IBGC e membro do Grupo de Trabalho de Inteligência Artificial da ABES

4 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Empreendedorismo
17 de março de 2026 11H00
No SXSW 2026, Lucy Blakiston mostrou como uma ideia criada na faculdade se transformou na SYSCA, um ecossistema de mídia com impacto global.

Viviane Mansi - Conselheira de empresas, mentora e professora

2 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
17 de março de 2026 08H00
Neste artigo, exploramos por que a capacidade de execução, discernimento aplicado e proximidade com a realidade estão redefinindo o que significa liderar - e por que títulos, discursos sofisticados e metodologias brilhantes já não bastam para garantir relevância em 2026.

Bruno Padredi - CEO da B2B Match

3 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde, Estratégia
16 de março de 2026 15H00
Dados apresentados por Kasley Killam no SXSW 2026 mostram que a qualidade das nossas conexões não influencia apenas o bem‑estar emocional - ela afeta longevidade, risco de doenças e mortalidade. Ainda assim, poucas organizações tratam conexão como parte da operação, e não como um efeito colateral da cultura.

Viviane Mansi - Conselheira de empresas, mentora e professora

3 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #171

A Face Executiva de 2026

Líderes de organizações brasileiras de todos os setores, portes e regiões desenham o ano empresarial do Brasil com suas prioridades em relação a negócios, pessoas e tecnologia...

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #171

A Face Executiva de 2026

Líderes de organizações brasileiras de todos os setores, portes e regiões desenham o ano empresarial do Brasil com suas prioridades em relação a negócios, pessoas e tecnologia...