Estratégia e Execução

Nasce a organização autoajustável

Ela é capaz de rever o que oferece a milhões de consumidores sem interferência da liderança – apenas com a ajuda de algoritmos

Compartilhar:

Algumas empresas da internet, como Google, Netflix, Amazon e Alibaba, têm conseguido um feito extraordinário: uma espécie de sistema de autoajuste que frequentemente calibra seus modelos de atuação, sem precisar de direcionamento específico da liderança para que isso aconteça.

Com a ajuda de algoritmos, essas organizações são capazes de, automaticamente, rever o que oferecem a milhões de consumidores e, ao mesmo tempo, levantar uma grande quantidade de dados baseando-se no comportamento deles. Na avaliação de Martin Reeves, diretor do Henderson Institute, do Boston Consulting Group, é possível usar esse conhecimento em outros ambientes competitivos. 

A organização autoajustável adota uma abordagem voltada à evolução permanente em todos os seus níveis. 

A visão, o modelo de negócios e os elementos de suporte são regularmente calibrados de acordo com as mudanças no ambiente competitivo. 

Um bom exemplo é o Grupo Alibaba, criado em 1999, e que se espalhou por diversas direções ao longo do tempo. Conseguiu sucesso em sua empreitada ao ajustar constantemente a sintonia dos negócios em várias dimensões. 

**Visão.** A empresa adotou uma abordagem experimental: que, em qualquer momento dado, sua visão seria “o melhor pressuposto possível sobre o futuro”. Assim, conforme o mercado evolui, as lideranças puderam reavaliar a visão, checando suas hipóteses diante da realidade. À medida que o consumo doméstico na China cresceu, a Alibaba aproveitou a oportunidade para expandir. 

**Modelos de negócio.** Também nesse caso o compromisso com a experimentação possibilitou à Alibaba construir um portfólio de empresas que abrange virtualmente todo o espectro digital. A cada momento decisivo de sua evolução, a companhia gerou novas opções de modelos de negócios, como unidades separadas.

**Oportunidades estratégicas.** Diante de um cenário de rápidos avanços tecnológicos e de transformações no mercado de consumo, a Alibaba adotou um processo contínuo de “replanejamento”. Em vez de focar em executar um plano preestabelecido, a prioridade foi o desenvolvimento de oportunidades.  

**Adaptação.** Na Alibaba, manter a flexibilidade organizacional é uma prioridade. Entre as lições deixadas pela empresa nesse campo, uma das principais é a importância de se criar uma expectativa de mudança que faz parte da cultura e dos valores. 

**Sistemas de suporte.** A empresa buscou desde o início desenvolver sistemas que dessem suporte à fluidez e à capacidade de feedback necessárias. Entre os avanços, está um sistema em que os funcionários podem definir metas com diferentes prazos para diferentes projetos, e também alinhar seus objetivos com os de colegas de fora de suas áreas.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Organização

A difícil arte de premiar sem capitular

Desde Alfred Nobel, o ato de reconhecer os feitos dos seres humanos não é uma tarefa trivial, mas quando bem-feita costuma resultar em ganho reputacional para que premia e para quem é premiado

Inovação
O SXSW 2025 transformou Austin em um laboratório de mobilidade, unindo debates, testes e experiências práticas com veículos autônomos, eVTOLs e micromobilidade, mostrando que o futuro do transporte é imersivo, elétrico e cada vez mais integrado à tecnologia.

Renate Fuchs

4 min de leitura
ESG
Em um mundo de conhecimento volátil, os extreme learners surgem como protagonistas: autodidatas que transformam aprendizado contínuo em vantagem competitiva, combinando autonomia, mentalidade de crescimento e adaptação ágil às mudanças do mercado

Cris Sabbag

7 min de leitura
Gestão de Pessoas
Geração Beta, conflitos ou sistema defasado? O verdadeiro choque não está entre gerações, mas entre um modelo de trabalho do século XX e profissionais do século XXI que exigem propósito, diversidade e adaptação urgent

Rafael Bertoni

0 min de leitura
Empreendedorismo
88% dos profissionais confiam mais em líderes que interagem (Edelman), mas 53% abandonam perfis que não respondem. No LinkedIn, conteúdo sem engajamento é prato frio - mesmo com 1 bilhão de usuários à mesa

Bruna Lopes de Barros

0 min de leitura
ESG
Mais que cumprir cotas, o desafio em 2025 é combater o capacitismo e criar trajetórias reais de carreira para pessoas com deficiência – apenas 0,1% ocupam cargos de liderança, enquanto 63% nunca foram promovidos, revelando a urgência de ações estratégicas além da contratação

Carolina Ignarra

4 min de leitura
Tecnologias exponenciais
O SXSW revelou o maior erro na discussão sobre IA: focar nos grãos de poeira (medos e detalhes técnicos) em vez do horizonte (humanização e estratégia integrada). O futuro exige telescópios, não lupas – empresas que enxergarem a IA como amplificadora (não substituta) da experiência humana liderarão a disrupção

Fernanda Nascimento

5 min de leitura
Liderança
Liderar é mais do que inspirar pelo exemplo: é sobre comunicação clara, decisões assertivas e desenvolvimento de talentos para construir equipes produtivas e alinhada

Rubens Pimentel

4 min de leitura
ESG
A saúde mental no ambiente corporativo é essencial para a produtividade e o bem-estar dos colaboradores, exigindo ações como conscientização, apoio psicológico e promoção de um ambiente de trabalho saudável e inclusivo.

Nayara Teixeira

7 min de leitura
Empreendedorismo
Selecionar startups vai além do pitch: maturidade, fit com o hub e impacto ESG são critérios-chave para construir ecossistemas de inovação que gerem valor real

Guilherme Lopes e Sofia Szenczi

9 min de leitura
Empreendedorismo
Processos Inteligentes impulsionam eficiência, inovação e crescimento sustentável; descubra como empresas podem liderar na era da hiperautomação.

Tiago Amor

6 min de leitura