Estratégia e Execução

Nasce a organização autoajustável

Ela é capaz de rever o que oferece a milhões de consumidores sem interferência da liderança – apenas com a ajuda de algoritmos

Compartilhar:

Algumas empresas da internet, como Google, Netflix, Amazon e Alibaba, têm conseguido um feito extraordinário: uma espécie de sistema de autoajuste que frequentemente calibra seus modelos de atuação, sem precisar de direcionamento específico da liderança para que isso aconteça.

Com a ajuda de algoritmos, essas organizações são capazes de, automaticamente, rever o que oferecem a milhões de consumidores e, ao mesmo tempo, levantar uma grande quantidade de dados baseando-se no comportamento deles. Na avaliação de Martin Reeves, diretor do Henderson Institute, do Boston Consulting Group, é possível usar esse conhecimento em outros ambientes competitivos. 

A organização autoajustável adota uma abordagem voltada à evolução permanente em todos os seus níveis. 

A visão, o modelo de negócios e os elementos de suporte são regularmente calibrados de acordo com as mudanças no ambiente competitivo. 

Um bom exemplo é o Grupo Alibaba, criado em 1999, e que se espalhou por diversas direções ao longo do tempo. Conseguiu sucesso em sua empreitada ao ajustar constantemente a sintonia dos negócios em várias dimensões. 

**Visão.** A empresa adotou uma abordagem experimental: que, em qualquer momento dado, sua visão seria “o melhor pressuposto possível sobre o futuro”. Assim, conforme o mercado evolui, as lideranças puderam reavaliar a visão, checando suas hipóteses diante da realidade. À medida que o consumo doméstico na China cresceu, a Alibaba aproveitou a oportunidade para expandir. 

**Modelos de negócio.** Também nesse caso o compromisso com a experimentação possibilitou à Alibaba construir um portfólio de empresas que abrange virtualmente todo o espectro digital. A cada momento decisivo de sua evolução, a companhia gerou novas opções de modelos de negócios, como unidades separadas.

**Oportunidades estratégicas.** Diante de um cenário de rápidos avanços tecnológicos e de transformações no mercado de consumo, a Alibaba adotou um processo contínuo de “replanejamento”. Em vez de focar em executar um plano preestabelecido, a prioridade foi o desenvolvimento de oportunidades.  

**Adaptação.** Na Alibaba, manter a flexibilidade organizacional é uma prioridade. Entre as lições deixadas pela empresa nesse campo, uma das principais é a importância de se criar uma expectativa de mudança que faz parte da cultura e dos valores. 

**Sistemas de suporte.** A empresa buscou desde o início desenvolver sistemas que dessem suporte à fluidez e à capacidade de feedback necessárias. Entre os avanços, está um sistema em que os funcionários podem definir metas com diferentes prazos para diferentes projetos, e também alinhar seus objetivos com os de colegas de fora de suas áreas.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Organização

A difícil arte de premiar sem capitular

Desde Alfred Nobel, o ato de reconhecer os feitos dos seres humanos não é uma tarefa trivial, mas quando bem-feita costuma resultar em ganho reputacional para que premia e para quem é premiado

ESG
Adotar o 'Best Before' no Brasil pode reduzir o desperdício de alimentos, mas demanda conscientização e mudanças na cadeia logística para funcionar

Lucas Infante

4 min de leitura
Tecnologias exponenciais
No SXSW 2025, a robótica ganhou destaque como tecnologia transformadora, com aplicações que vão da saúde e criatividade à exploração espacial, mas ainda enfrenta desafios de escalabilidade e adaptação ao mundo real.

Renate Fuchs

6 min de leitura
Inovação
No SXSW 2025, Flavio Pripas, General Partner da Staged Ventures, reflete sobre IA como ferramenta para conexões humanas, inovação responsável e um futuro de abundância tecnológica.

Flávio Pripas

5 min de leitura
ESG
Home office + algoritmos = epidemia de solidão? Pesquisa Hibou revela que 57% dos brasileiros produzem mais em times multidisciplinares - no SXSW, Harvard e Deloitte apontam o caminho: reconexão intencional (5-3-1) e curiosidade vulnerável como antídotos para a atrofia social pós-Covid

Ligia Mello

6 min de leitura
Empreendedorismo
Em um mundo de incertezas, os conselhos de administração precisam ser estratégicos, transparentes e ágeis, atuando em parceria com CEOs para enfrentar desafios como ESG, governança de dados e dilemas éticos da IA

Sérgio Simões

6 min de leitura
Tecnologias exponenciais
Os cuidados necessários para o uso de IA vão muito além de dados e cada vez mais iremos precisar entender o real uso destas ferramentas para nos ajudar, e não dificultar nossa vida.

Eduardo Freire

7 min de leitura
Liderança
A Inteligência Artificial está transformando o mercado de trabalho, mas em vez de substituir humanos, deve ser vista como uma aliada que amplia competências e libera tempo para atividades criativas e estratégicas, valorizando a inteligência única do ser humano.

Jussara Dutra

4 min de leitura
Gestão de Pessoas
A história familiar molda silenciosamente as decisões dos líderes, influenciando desde a comunicação até a gestão de conflitos. Reconhecer esses padrões é essencial para criar lideranças mais conscientes e organizações mais saudáveis.

Vanda Lohn

5 min de leitura
Empreendedorismo
Afinal, o SXSW é um evento de quem vai, mas também de quem se permite aprender com ele de qualquer lugar do mundo – e, mais importante, transformar esses insights em ações que realmente façam sentido aqui no Brasil.

Dilma Campos

6 min de leitura
Uncategorized
O futuro das experiências de marca está na fusão entre nostalgia e inovação: 78% dos brasileiros têm memórias afetivas com campanhas (Bombril, Parmalat, Coca-Cola), mas resistem à IA (62% desconfiam) - o desafio é equilibrar personalização tecnológica com emoções coletivas que criam laços duradouros

Dilma Campos

7 min de leitura