Uncategorized

Nós entramos em 2020!

Compartilhar:

O leitor sabia que, quando foi lançada, em 1997, HSM Management tinha uma seção voltada a cenários de futuro chamada “Agenda 2020”? Nossos queridos assinantes desde o número 1, como o sr. Ataíde, de Manaus, devem lembrar-se disso.

O objetivo era convidar os gestores a exercitar permanentemente o pensamento de longo prazo. Agora, chegamos a 2020 de fato e a revista inteira fala de futuro – ao mesmo tempo que fala de presente. A ambidestria temporal passou a ser default, ao menos nas fileiras de gestão mais avançadas. Essa conversa inicial sobre futuro, presente e o tempo não é small talk. Ela é importante por ser início de ano e também porque os dias, horas e minutos são a verdadeira matéria-prima da edição que você tem em mãos. Pela primeira vez em 22 anos de existência, HSM Management dedica-se a cobrir um único tema: a produtividade. E este se encontra diretamente relacionado com o tempo.

Diga: o que lhe vem à cabeça ao ler a palavra “produtividade”? A mim vem tempo – uma estimativa de output por dia, por semana, por mês. Num nível macro, meu pensamento logo voa para o ano produtivo do trabalhador brasileiro, e me lembro com tristeza de que ele equivale a meros 25% do ano norte-americano.

Começo minhas recomendações de leitura nesta edição, portanto, pela reflexão filosófica sobre o tempo publicada na página 18. Com ela, eu me dei conta de que não importa de quantas ferramentas de time management nós nos cerquemos, se não nos aprofundarmos no significado do tempo para nossas vidas, nada vai se resolver. Temos de lidar com os dois tempos – interno e externo – e com a intemporalidade.

Em seguida, sugiro ler e reler o Dossiê MPP – Máxima Produtividade Pessoal. No final do dia, outros acrônimos famosos da gestão, como MVP e PTM, não significarão nada se não houver MPP – esse foi uma invenção nossa. A meu ver, o Dossiê nos dá dois presentes. Primeiro, organiza práticas que podem nos inspirar em quatro áreas – um método para ser produtivo; a comunicação que vira uma aliada ou inimiga nisso; as barreiras e armadilhas que precisam ser contornadas; e o flow – ah, o flow –, que é o estado de máxima produtividade, e que queremos prolongar. Segundo, o Dossiê propõe que cada um de nós utilize esse conteúdo como benchmarking, sim, mas crie seu próprio MPP, adicionando autoconhecimento à receita. Complementando o Dossiê, um terceiro destaque desta revista temática é o especial de role models. Nele, pessoas dos mais diferentes perfis foram entrevistadas sobre seus hábitos, algo intimamente conectado com produtividade.

HSM Management também traz duas matérias sobre o tipo de líder capaz de tornar as pessoas mais produtivas. Descobrimos que a abordagem mais produtiva tem tudo a ver com liderança exponencial – tema que trabalhamos bastante na Singularity University – e com liderança coevolutiva – teoria que vem de estudos feitos na Unicamp. Contra-intuitivamente, talvez, o líder voltado ao futuro e à evolução é mais fortemente associado à produtividade.

Nas próximas páginas, ainda há outras gratas surpresas, mas quero usar o pouco espaço que me resta aqui para fazer meus votos de ano-novo a você. Que seja “tudo azul” em seu 2020, como são esta página e a cor do ano eleita pela Pantone. E que você pense fora da caixa, como no jogo da velha que ilustra nossa capa, para reinventar sua produtividade. Feliz 2020!

Compartilhar:

Artigos relacionados

Há um fio entre Ada Lovelace e o CESAR

Fora do tempo e do espaço, talvez fosse improvável imaginar qualquer linha que me ligasse a Ada Lovelace. Mais improvável ainda seria incluir, nesse mesmo

Tecnologias exponenciais
A Inteligência Artificial deixou de ser uma promessa futurista para se tornar o cérebro operacional de organizações inteligentes. Mas, se os algoritmos assumem decisões, qual será o papel dos líderes no comando das empresas? Bem-vindos à era da gestão cognitiva.

Marcelo Murilo

12 min de leitura
ESG
Por que a capacidade de expressar o que sentimos e precisamos pode ser o diferencial mais subestimado das lideranças que realmente transformam.

Eduardo Freire

5 min de leitura
Tecnologias exponenciais
A IA não é só para tech giants: um plano passo a passo para líderes transformarem colaboradores comuns em cientistas de dados — usando ChatGPT, SQL e 360 horas de aprendizado aplicado

Rodrigo Magnago

21 min de leitura
ESG
No lugar de fechar as portas para os jovens, cerque-os de mentores e, por que não, ofereça um exemplar do clássico americano para cada um – eles sentirão que não fazem apenas parte de um grupo estereotipado, mas que são apenas jovens

Daniela Diniz

05 min de leitura
Empreendedorismo
O Brasil já tem 408 startups de impacto – 79% focadas em soluções ambientais. Mas o verdadeiro potencial está na combinação entre propósito e tecnologia: ferramentas digitais não só ampliam o alcance dessas iniciativas, como criam um ecossistema de inovação sustentável e escalável

Bruno Padredi

7 min de leitura
Finanças
Enquanto mulheres recebem migalhas do venture capital, fundos como Moon Capital e redes como Sororitê mostram o caminho: investir em empreendedoras não é ‘caridade’ — é fechar a torneira do vazamento de talentos e ideias que movem a economia

Ana Fontes

5 min de leitura
Empreendedorismo
Desde Alfred Nobel, o ato de reconhecer os feitos dos seres humanos não é uma tarefa trivial, mas quando bem-feita costuma resultar em ganho reputacional para que premia e para quem é premiado

Ivan Cruz

7 min de leitura
ESG
Resgatar nossas bases pode ser a resposta para enfrentar esta epidemia

Lilian Cruz

5 min de leitura
Liderança
Como a promessa de autonomia virou um sistema de controle digital – e o que podemos fazer para resgatar a confiança no ambiente híbrido.

Átila Persici

0 min de leitura
Liderança
Rússia vs. Ucrânia, empresas globais fracassando, conflitos pessoais: o que têm em comum? Narrativas não questionadas. A chave para paz e negócios está em ressignificar as histórias que guiam nações, organizações e pessoas

Angelina Bejgrowicz

6 min de leitura