Direto ao ponto

O consumidor verde veio para ficar

o “ecologicamente correto” deixou de ser só um modismo, demonstra a pesquisa publicada na strategy+business

Compartilhar:

No auge da pandemia de covid-19, pode ter faltado papel higiênico para alguns, e outros acabaram comprando uma piscina inflável que nunca usaram. Mas uma coisa sobrou para aqueles que ficaram confinados em casa: tempo. E esse tempo livre permitiu que muitas pessoas prestassem mais atenção aos impactos ambientais de suas decisões de compra. O artigo da strategy+business cita o Global Consumer Insights Pulse Survey, da PwC, de junho de 2021: dos consumidores de todo o mundo, metade se tornou mais ecológica.

Como comparação, na mesma pesquisa feita dois anos antes, em 2019, apenas 35% dos entrevistados diziam ter escolhido produtos sustentáveis ​​para ajudar a proteger o meio ambiente, 37% garantiam ter procurado produtos com embalagens ecologicamente corretas e 41% afirmavam evitar o uso de plástico sempre que possível. Em 2021, esses números foram de 10 a 20 pontos percentuais maiores, o que pode estar diretamente ligado à ação do coronavírus. Se os analistas têm dúvidas sobre quais comportamentos de consumo acelerados pela pandemia vão persistir e se aprofundar, o “consumismo ecológico” está entre eles, como sugere a pesquisa, realizada mais de um ano após o primeiro surto de covid-19.

Os consumidores da região Ásia-Pacífico surpreenderam: são mais ecologicamente corretos do que a média global – a grande maioria dos entrevistados de lá relatou se preocupar mais com as questões ambientais. Na Indonésia, esse número é de 86%, e no Vietnã e nas Filipinas, de 74%. A tendência também prevalece no Oriente Médio. No Egito, 68% dizem que estão mais ecológicos, e nos Emirados Árabes Unidos, 67%. A questão geracional também é importante, com a geração Y liderando o pelotão: 59% dos chamados core millennials (aqueles com idades entre 27 e 32 anos) compram mais produtos ecológicos hoje do que antes. Cerca de 62% dos millennials maduros (entre 33 e 36 anos) compram se forem rastreáveis de modo transparente. No caso da geração Z, isso cai para 48%, provavelmente pelo fato de o dinheiro (ainda) ser mais curto.

Outro ponto chama a atenção: 56% dos entrevistados que trabalham em esquema de home office são mais ecológicos – entre os que trabalham fora de casa, o índice cai para 48%.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Tecnologia & inteligencia artificial, Inovação & estratégia
18 de dezembro de 2025
Como a presença invisível da IA traz ganhos enormes de eficiência, mas também um risco de confiarmos em sistemas que ainda cometem erros e "alucinações"?

Rodrigo Cerveira - CMO da Vórtx e Cofundador do Strategy Studio

3 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
17 de dezembro de 2025
Discurso de ownership transfere o peso do sucesso e do fracasso ao colaborador, sem oferecer as condições adequadas de estrutura, escuta e suporte emocional.

Rennan Vilar - Diretor de Pessoas e Cultura do Grupo TODOS Internacional

4 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
16 de dezembro de 2025
A economia prateada deixou de ser nicho e se tornou força estratégica: consumidores 50+ movimentam trilhões e exigem experiências centradas em respeito, confiança e personalização.

Eric Garmes é CEO da Paschoalotto

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
15 de dezembro de 2025
Este artigo traz insights de um estudo global da Sodexo Brasil e fala sobre o poder de engajamento que traz a hospitalidade corporativa e como a falta dela pode impactar financeiramente empresas no mundo todo.

Hamilton Quirino - Vice-presidente de Operações da Sodexo

2 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Inovação & estratégia
12 de dezembro de 2025
Inclusão não é pauta social, é estratégia: entender a neurodiversidade como valor competitivo transforma culturas, impulsiona inovação e constrói empresas mais humanas e sustentáveis.

Marcelo Vitoriano - CEO da Specialisterne Brasil

4 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Marketing & growth
11 de dezembro de 2025
Do status à essência: o luxo silencioso redefine valor, trocando ostentação por experiências que unem sofisticação, calma e significado - uma nova inteligência para marcas em tempos pós-excesso.

Daniel Skowronsky - Cofundador e CEO da NIRIN Branding Company

3 minutos min de leitura
Estratégia
10 de dezembro de 2025
Da Coreia à Inglaterra, da China ao Brasil. Como políticas públicas de design moldam competitividade, inovação e identidade econômica.

Rodrigo Magnago - CEO da RMagnago

17 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde
9 de dezembro de 2025
Entre liderança e gestação, uma lição essencial: não existe performance sustentável sem energia. Pausar não é fraqueza, é gestão - e admitir limites pode ser o gesto mais poderoso para cuidar de pessoas e negócios.

Tatiana Pimenta - Fundadora e CEO da Vittude,

3 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde
8 de dezembro de 2025
Com custos de saúde corporativa em alta, a telemedicina surge como solução estratégica: reduz sinistralidade, amplia acesso e fortalece o bem-estar, transformando a gestão de benefícios em vantagem competitiva.

Loraine Burgard - Cofundadora da h.ai

3 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde, Liderança
5 de dezembro de 2025
Em um mundo exausto, emoção deixa de ser fragilidade e se torna vantagem competitiva: até 2027, lideranças que integram sensibilidade, análise e coragem serão as que sustentam confiança, inovação e resultados.

Lisia Prado - Consultora e sócia da House of Feelings

5 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança