Business content, Dossiê: Experiência do Colaborador

O essencial bem-feito: como o cuidado com as demandas do RH garante boa experiência ao colaborador

O uso da tecnologia otimiza os processos internos de RH, permitindo que os profissionais da área mantenham o foco nas pessoas

Paulo César Teixeira

É jornalista, colaborador de __HSM Management__ e __MIT Sloan Review Brasil__, autor dos livros Esquina Maldita e Rua da Margem - Histórias de Porto Alegre, além de editar o portal do Rua da Margem.

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O engajamento dos colaboradores é um tema cada vez mais presente na agenda estratégica de organizações e lideranças de RH. Afinal, quais são os fatores que motivam e influenciam o comprometimento no ambiente de trabalho? Partir dessa pergunta é fundamental para formular e desenvolver programas e iniciativas a partir de uma escuta ativa dos anseios e necessidades dos funcionários.

A confiabilidade é elemento-chave para assegurar a credibilidade da organização junto aos colaboradores. Ela causa impacto direto na [motivação dos profissionais](https://www.revistahsm.com.br/post/uma-nova-experiencia-em-educacao-corporativa), no clima e na própria cultura organizacional. Esses são aspectos que ganharam protagonismo em um cenário de crise sanitária e econômica, como o que estamos passando – no qual a insegurança em relação aos empregos e, consequentemente, à renda familiar cresce significativamente.

Conforme levantamento da Creditas, 44% dos trabalhadores afirmam que sua situação financeira piorou após a pandemia. Além disso, a percepção de incertezas dos brasileiros nos últimos dois anos se deve também às altas taxas de desemprego, à inflação alta e ao aumento no valor de contas inadiáveis, como gás e energia elétrica.

Em um cenário assim, os cuidados adotados pelo RH em itens essenciais e estratégicos, como a gestão da folha de pagamento, atraem maior preocupação. Não custa lembrar: a folha representa, em média, 60% das despesas de uma organização, conforme o estudo *[Labor spending or overspending?](https://www2.deloitte.com/content/dam/Deloitte/us/Documents/human-capital/us-cons-workforce-costs-are-hiding-with-laborwise.pdf.pdf)*, produzido pela Deloitte. Não é de admirar que essas informações sejam usadas pelos executivos como uma das principais fontes de consulta para a formulação das estratégias de gestão de custos.

## Transparência e acesso fácil às informações
O uso de plataformas digitais contribui para [aumentar o engajamento dos colaboradores](https://www.revistahsm.com.br/post/rh-como-facilitador-da-cultura-de-clareza-e-eficiencia). Um exemplo bem-sucedido é o da FGR Incorporações, que atua no mercado imobiliário há mais de 35 anos. Líder no setor de condomínio horizontais fechados, a FGR Incorporações fechou uma parceria com a LG lugar de gente que possibilitou fechar a folha de pagamento em dois e três dias, incluindo os encargos e outras questões financeiras.

“Antes, precisávamos de até dez dias para essa atividade. Além disso, passamos a realizar uma gestão da jornada de trabalho de maneira mais eficiente, fazendo o controle de absenteísmo e percebendo oportunidades de melhorias nos processos”, afirma Ana Tereza Silva, gerente de gestão e gente da FGR.

Em paralelo, a aquisição da [plataforma de autoatendimento](https://www.mitsloanreview.com.br/post/qual-a-visao-dos-clientes-sobre-tecnologias-de-autosservico) da LG proporcionou acesso fácil e transparente das informações aos colaboradores. Também permitiu aos líderes que mantivessem a gestão de pessoas na palma da mão com autonomia. “As ferramentas deram mais eficiência aos nossos processos, gerando informação para que as pessoas pudessem gerir a própria vida de maneira mais efetiva, tendo autonomia sobre suas férias e pagamentos”, acrescenta a executiva.

## Tecnologia e humanização
Caso similar é o da Webedia, multinacional digital francesa que atua em mais de 15 países. Apenas no Brasil, soma cerca de 55 milhões de usuários únicos através de sites como Adoro Cinema, Minha Vida, Tudo Gostoso e Hypeness.

Iniciada em 2019 – ano em que a companhia adquiriu novas empresas e portais, aumentando consideravelmente o quadro de funcionários –, a parceria com a LG lugar de gente otimizou os processos internos de RH, permitindo que o setor priorizasse outros pontos de interesse da gestão de pessoas.

“A folha foi terceirizada por muitos anos. Na hora de internalizá-la, procuramos um parceiro que trouxesse agilidade de atendimento, com soluções adaptáveis à nossa realidade, e que já trabalhasse com empresas do nosso porte”, explica o diretor de people & culture da Webedia, Rafael Romanhol.

Para ele, a [tecnologia funciona como um investimento](https://www.revistahsm.com.br/post/cinco-megatendencias-para-o-futuro-do-trabalho), o qual desencadeia uma série de boas práticas, que se refletem no crescimento da empresa e na dedicação ao capital humano, recurso principal de qualquer organização: “tecnologia traz eficiência operacional. Eficiência operacional traz qualidade nos processos. E qualidade nos processos libera mais tempo do RH para estar próximo das pessoas e influenciar cada vez mais o negócio.”

Romanhol salienta ainda que não existe conflito entre tecnologia e humanização. Pelo contrário: “A automatização dos processos permite uma maior dedicação à produtividade, bem-estar e desenvolvimento das pessoas”, conclui o diretor da Webedia.

__*O E-Dossiê: Experiência do Colaboração é uma coprodução HSM Management e LG lugar de gente.*__

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