Uncategorized

O fantasma da incompetência digital

Guilherme Soárez, CEO da HSM

Compartilhar:

Há um novo fantasma assombrando os porões e sótãos empresariais: a incompetência digital. Quem cunhou a expressão foi o Gartner Group, que fez um terrível prognóstico: em 2017, 25% das organizações terão perdido posição no mercado por conta dessa vulnerabilidade. A pesquisa da consultoria foi além: 75% das empresas de todo o mundo serão consideradas negócios digitais em 2020 – ou, no mínimo, estarão se preparando para sê-lo. 

Você não leu errado: estamos falando do ano que vem no primeiro caso e de um breve intervalo de quatro anos no segundo, duas projeções de tirar o chão de qualquer executivo. Em meio a esse contexto adverso que estamos vivendo no Brasil, ninguém mereceria ter mais esse desafio para encarar. No entanto, é uma projeção baseada em fatos e, como diz a sabedoria popular (e a gerencial também), contra fatos não há argumentos. 

**HSM Management** está atenta ao assunto, abordando-o com frequência e sob os diversos ângulos. Nosso Dossiê Especial sobre produtividade, na edição 116, já havia mencionado a digitalização como medida essencial na busca da eficiência e, nesta edição extra, trazemos um guia de transformação digital, eminentemente prático, preparado pela consultoria McKinsey. 

O guia ensina, didaticamente, como qualquer empresa pode começar uma transformação digital para valer (e não uma mudança cosmética) analisando ameaças e oportunidades que surgem na oferta e na demanda. Eu, se fosse você, me debruçaria sobre esse conteúdo e começaria a aplicá-lo. Aliás, eu, sendo eu, também estou fazendo isso. 

Outro tema (e outro desafio) em que estamos insistindo, por entender sua extrema relevância para os gestores, é o da tecnologia blockchain. Ganhou uma reportagem na revista 116 avisando que o pontapé inicial desse mercado está sendo dado em 2016 (tanto que acaba de nascer a primeira corporação autônoma – o DAOhub –, com crowdfunding recorde). Agora, uma pedagógica entrevista com Don Tapscott, o “guru” da wikinomics, dá continuidade ao assunto e sua leitura é obrigatória. Não estou exagerando: como diz Tapscott, o blockchain pode ter impacto similar ao da internet ou até maior, e fazem sentido suas explicações. Diga- -se que os desafios da área de recursos humanos não são menores que os da transformação digital e do blockchain. Passam pela individualização do trabalho (cada um trabalhando como bem quiser) e por gerenciar o índice U do tempo (o tempo despendido em atividades desagradáveis). Não é moleza. 

Para compensar, oferecemos uma inspiração para vencer os desafios, de que os executivos apreciadores da boa música gostarão especialmente: Prince e suas inovações em gestão.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Calendário

Não, o ano ainda não acabou!

Em meio à letargia de fim de ano, um chamado à consciência: os últimos dias de 2024 são uma oportunidade valiosa de ressignificar trajetórias e construir propósito.

Uncategorized
Há alguns anos, o modelo de capitalismo praticado no Brasil era saudado como um novo e promissor caminho para o mundo. Com os recentes desdobramentos e a mudança de cenário para a economia mundial, amplia-se a percepção de que o modelo precisa de ajustes que maximizem seus aspectos positivos e minimizem seus riscos

Sérgio Lazzarini

Gestão de Pessoas
Os resultados só chegam a partir das interações e das produções realizadas por pessoas. A estreia da coluna de Karen Monterlei, CEO da Humanecer, chega com provocações intergeracionais e perspectivas tomadas como normais.

Karen Monterlei

Liderança, times e cultura, Cultura organizacional, Gestão de pessoas
Entenda como utilizar a metodologia DISC em quatro pontos e cuidados que você deve tomar no uso deste assessment tão popular nos dias de hoje.

Valéria Pimenta

Inovação
Os Jogos Olímpicos de 2024 acabaram, mas aprendizados do esporte podem ser aplicados à inovação organizacional. Sonhar, planejar, priorizar e ter resiliência para transformar metas em realidade, são pontos que o colunista da HSM Management, Rafael Ferrari, nos traz para alcançar resultados de alto impacto.

Rafael Ferrari

6 min de leitura
Liderança, times e cultura, ESG
Conheça as 4 skills para reforçar sua liderança, a partir das reflexões de Fabiana Ramos, CEO da Pine PR.

Fabiana Ramos

ESG, Empreendedorismo, Transformação Digital
Com a onda de mudanças de datas e festivais sendo cancelados, é hora de repensar se os festivais como conhecemos perdurarão mais tempo ou terão que se reinventar.

Daniela Klaiman

ESG, Inteligência artificial e gestão, Diversidade, Diversidade
Racismo algorítimico deve ser sempre lembrado na medida em que estamos depositando nossa confiança na inteligência artificial. Você já pensou sobre esta necessidade neste futuro próximo?

Dilma Campos

Inovação
A transformação da cultura empresarial para abraçar a inovação pode ser um desafio gigante. Por isso, usar uma estratégia diferente, como conectar a empresa a um hub de inovação, pode ser a chave para desbloquear o potencial criativo e inovador de uma organização.

Juliana Burza

ESG, Diversidade, Diversidade, Liderança, times e cultura, Liderança
Conheça os seis passos necessários para a inserção saudável de indivíduos neuroatípicos em suas empresas, a fim de torná-las também mais sustentáveis.

Marcelo Franco

Lifelong learning
Quais tendências estão sendo vistas e bem recebidas nos novos formatos de aprendizagem nas organizações?

Vanessa Pacheco Amaral