Tecnologia e inovação

O futuro da privacidade de dados e a identidade digital

Com o crescimento dos ecossistemas digitais, nunca foi tão fácil o acesso aos nossos dados pessoais. Grandes empresas de tecnologia têm buscado garantir privacidade e segurança aos seus usuários no ambiente online através da digital ID
Trocou as grandes corporações pelo mundo das startups e atualmente é CMO da unico, IDTech especializada em tecnologia para identidades digitais.

Compartilhar:

O que você, que está lendo este artigo, e uma celebridade têm em comum? Muita coisa, eu diria. Exposição, na maioria das vezes indesejada e até desconhecida, é a principal delas.

Você pode não ter paparazzi na sua janela ou ser perseguido por fãs onde quer que vá, mas já parou para pensar na quantidade de informações sobre você registradas no mundo digital? Tudo o que fazemos no ambiente online deixa rastros. Nome, endereço, preferências, hábitos de consumo… É uma infinidade de dados que, juntos, dizem muito sobre quem somos.

Com o crescimento acelerado dos ecossistemas digitais, os indivíduos estão cada vez mais compartilhando grandes quantidades de dados pessoais por meio de interações digitais de baixa segurança, sacrificando sua privacidade e segurança. Segundo a International Data Corporation, até 2025 a esfera de dados global será dez vezes maior que em 2016, chegando a 163 zettabytes – medida que representa um trilhão de gigabytes.

## Tema do dia: privacidade
Nesse cenário, a privacidade é um tema que anda em alta. Neste mês de fevereiro, o Brasil[passou a ter a proteção de dados pessoais](https://www.revistahsm.com.br/post/evento-como-se-adequar-a-lgpd-e-extrair-valor-para-a-sua-empresa), inclusive nos meios digitais, como cláusula pétrea da Constituição, ou seja, não pode ser alterada. Mas mesmo antes, a obrigação de proteger dados pessoais já era uma obrigação legal das empresas — além de ser um compromisso fundamental para construir uma relação de confiança com clientes e manter a competitividade.

É tema do dia na agenda de negócios. O mercado de privacidade deve crescer de US$ 1,57 bilhão em 2021 para US$ 17,75 bilhões em 2028, de acordo com a Fortune Business Insights.

Grandes empresas de tecnologia já pesquisam e desenvolvem soluções para maior privacidade aos usuários. Quem não buscar conhecimento e inovação nessa área, aos poucos, será substituído.

## Identidade digital
Um setor que tem encarado os [desafios de privacidade como oportunidade](https://www.revistahsm.com.br/post/a-hora-h-do-sxsw-hackear-ou-habilitar-o-ser-humano) para crescer e inovar é o de identidade digital. A digital ID é uma forma de provar quem somos, gerando oportunidades de realizar interações de modo simples e seguro no mundo digital. Eficiência, redução de custos, prevenção a fraudes e menos burocracia são alguns dos benefícios do uso de uma identidade digital segura.

Ao desenvolvermos soluções de identidade digital, temos a oportunidade também de oferecer mecanismos integrados para garantir a privacidade e segurança, ao mesmo tempo em que damos aos usuários acesso aos seus dados pessoais, direitos de decisão sobre quem tem acesso a esses dados, com transparência sobre quem os acessou.

Um exemplo de onde isso já acontece na prática é na Estônia, pequeno país europeu de 1,4 milhão de habitantes. Lá, 99% dos serviços podem ser acessados eletronicamente: votar, abrir uma empresa e até emitir certidão de nascimento. Por trás disso, está um [ecossistema de identidade digital](https://www.revistahsm.com.br/post/novas-tribos-do-mercado-de-trabalho-e-desafios-da-gestao-de-pessoas) que conecta as pessoas a essas facilidades, e o cidadão é sempre avisado quando alguém acessa seus dados. Acessos indevidos, inclusive, são investigados.

Uma vida, certamente, mais cômoda e segura para os indivíduos e mais hostil a paparazzis digitais.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Bem-estar & saúde, Liderança
26 de novembro de 2025
Parar para refletir e agir são forças complementares, não conflitantes

Jose Augusto Moura - CEO da brsa

3 minutos min de leitura
Marketing & growth
25 de novembro de 2025

Rafael Silva - Head de Parcerias e Alianças na Lecom Tecnologia

4 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, ESG
24 de novembro de 2025
Quando tratado como ferramenta estratégica, o orçamento deixa de ser controle e passa a ser cultura: um instrumento de alinhamento, aprendizado e coerência entre propósito, capital e execução.

Dárcio Zarpellon - Chief Financial Officer na Hypofarma

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
22 de novembro de 2025
Antes dos agentes, antes da IA. A camada do pensamento analógico

Rodrigo Magnano - CEO da RMagnano

5 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Cultura organizacional
21 de novembro de 2025
O RH deixou de ser apenas operacional e se tornou estratégico - desmistificar ideias sobre cultura, engajamento e processos é essencial para transformar gestão de pessoas em vantagem competitiva.

Giovanna Gregori Pinto - Executiva de RH e fundadora da People Leap

3 minutos min de leitura
Inteligência Artificial, Liderança
20 de novembro de 2025
Na era da inteligência artificial, a verdadeira transformação digital começa pela cultura: liderar com consciência é o novo imperativo para empresas que querem unir tecnologia, propósito e humanidade.

Valéria Oliveira - Especialista em desenvolvimento de líderes e gestão da cultura

3 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
19 de novembro de 2025
Construir uma cultura organizacional autêntica é papel estratégico do RH, que deve traduzir propósito em práticas reais, alinhadas à estratégia e vividas no dia a dia por líderes e equipes.

Rennan Vilar - Diretor de Pessoas e Cultura do Grupo TODOS Internacional

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
18 de novembro de 2025
Com agilidade, baixo risco e cofinanciamento não reembolsável, a Embrapii transforma desafios tecnológicos em inovação real, conectando empresas à ciência de ponta e impulsionando a nova economia industrial brasileira.

Eline Casasola - CEO da Atitude Inovação, Atitude Collab e sócia da Hub89 empresas

4 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
17 de novembro de 2025
A cultura de cocriação só se consolida quando líderes desapegam do comando-controle e constroem ambientes de confiança, autonomia e valorização da experiência - especialmente do talento sênior.

Juliana Ramalho - CEO da Talento Sênior

4 minutos min de leitura
Liderança
14 de novembro de 2025
Como dividir dúvidas, receios e decisões no topo?

Rubens Pimentel - CEO da Trajeto Desenvolvimento Empresarial

2 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança