Tecnologia e inovação

O futuro da privacidade de dados e a identidade digital

Com o crescimento dos ecossistemas digitais, nunca foi tão fácil o acesso aos nossos dados pessoais. Grandes empresas de tecnologia têm buscado garantir privacidade e segurança aos seus usuários no ambiente online através da digital ID
Trocou as grandes corporações pelo mundo das startups e atualmente é CMO da unico, IDTech especializada em tecnologia para identidades digitais.

Compartilhar:

O que você, que está lendo este artigo, e uma celebridade têm em comum? Muita coisa, eu diria. Exposição, na maioria das vezes indesejada e até desconhecida, é a principal delas.

Você pode não ter paparazzi na sua janela ou ser perseguido por fãs onde quer que vá, mas já parou para pensar na quantidade de informações sobre você registradas no mundo digital? Tudo o que fazemos no ambiente online deixa rastros. Nome, endereço, preferências, hábitos de consumo… É uma infinidade de dados que, juntos, dizem muito sobre quem somos.

Com o crescimento acelerado dos ecossistemas digitais, os indivíduos estão cada vez mais compartilhando grandes quantidades de dados pessoais por meio de interações digitais de baixa segurança, sacrificando sua privacidade e segurança. Segundo a International Data Corporation, até 2025 a esfera de dados global será dez vezes maior que em 2016, chegando a 163 zettabytes – medida que representa um trilhão de gigabytes.

## Tema do dia: privacidade
Nesse cenário, a privacidade é um tema que anda em alta. Neste mês de fevereiro, o Brasil[passou a ter a proteção de dados pessoais](https://www.revistahsm.com.br/post/evento-como-se-adequar-a-lgpd-e-extrair-valor-para-a-sua-empresa), inclusive nos meios digitais, como cláusula pétrea da Constituição, ou seja, não pode ser alterada. Mas mesmo antes, a obrigação de proteger dados pessoais já era uma obrigação legal das empresas — além de ser um compromisso fundamental para construir uma relação de confiança com clientes e manter a competitividade.

É tema do dia na agenda de negócios. O mercado de privacidade deve crescer de US$ 1,57 bilhão em 2021 para US$ 17,75 bilhões em 2028, de acordo com a Fortune Business Insights.

Grandes empresas de tecnologia já pesquisam e desenvolvem soluções para maior privacidade aos usuários. Quem não buscar conhecimento e inovação nessa área, aos poucos, será substituído.

## Identidade digital
Um setor que tem encarado os [desafios de privacidade como oportunidade](https://www.revistahsm.com.br/post/a-hora-h-do-sxsw-hackear-ou-habilitar-o-ser-humano) para crescer e inovar é o de identidade digital. A digital ID é uma forma de provar quem somos, gerando oportunidades de realizar interações de modo simples e seguro no mundo digital. Eficiência, redução de custos, prevenção a fraudes e menos burocracia são alguns dos benefícios do uso de uma identidade digital segura.

Ao desenvolvermos soluções de identidade digital, temos a oportunidade também de oferecer mecanismos integrados para garantir a privacidade e segurança, ao mesmo tempo em que damos aos usuários acesso aos seus dados pessoais, direitos de decisão sobre quem tem acesso a esses dados, com transparência sobre quem os acessou.

Um exemplo de onde isso já acontece na prática é na Estônia, pequeno país europeu de 1,4 milhão de habitantes. Lá, 99% dos serviços podem ser acessados eletronicamente: votar, abrir uma empresa e até emitir certidão de nascimento. Por trás disso, está um [ecossistema de identidade digital](https://www.revistahsm.com.br/post/novas-tribos-do-mercado-de-trabalho-e-desafios-da-gestao-de-pessoas) que conecta as pessoas a essas facilidades, e o cidadão é sempre avisado quando alguém acessa seus dados. Acessos indevidos, inclusive, são investigados.

Uma vida, certamente, mais cômoda e segura para os indivíduos e mais hostil a paparazzis digitais.

Compartilhar:

Artigos relacionados

A inteligência agridoce: a competência que o futuro exige das líderes

Embora a presença feminina no mundo do trabalho tenha avançado de forma consistente nas últimas décadas, os desafios permanecem. Neste artigo, a autora propõe uma mudança de perspectiva: menos foco nos obstáculos e mais atenção às alavancas capazes de impulsionar transformações. Entre elas, destaca-se uma competência cada vez mais valiosa em tempos de incerteza: a capacidade de administrar paradoxos e liderar pela lógica do “E”, integrando eficiência e inovação, resultado e cuidado, racionalidade e sensibilidade.

Acessibilidade sem inteligência cultural é inclusão pela metade

Rampas, tecnologias assistivas e conformidade regulatória são apenas o ponto de partida da inclusão. Entre a conformidade técnica e a adoção real existe um elemento frequentemente negligenciado: a cultura. Este artigo explora como a Inteligência Cultural pode determinar o sucesso ou o fracasso de estratégias globais de inclusão.

Organizações não mudam quando as pessoas mudam. Mudam quando os sistemas mudam.

Inspirado pelo legado de Oscar Motomura, o artigo questiona uma das crenças mais difundidas da gestão contemporânea: a ideia de que a transformação acontece apenas por meio das pessoas. A verdadeira mudança, argumenta o autor, depende da capacidade de revisar as estruturas invisíveis que moldam comportamentos, decisões e culturas organizacionais.

O novo Marco Legal pode recolocar o transporte coletivo nos trilhos

Após anos de perda de passageiros e desafios financeiros, o transporte coletivo brasileiro ganha um novo marco regulatório que busca ampliar fontes de financiamento, reduzir desequilíbrios tarifários e criar condições para mais investimentos em qualidade, eficiência e experiência do usuário.

Bem-estar & saúde, User Experience, UX
24 de julho de 2026 14H00
Impulsionado pelo avanço do wellness e pela busca crescente por experiências com significado, o setor de turismo enfrenta um novo desafio: deixar de vender viagens para entregar transformação, criando vínculos de longo prazo e novas vantagens competitivas.

João Biancardi - Diretor de Marketing e Experiencia do Cliente do Grupo Mabu

4 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
24 de julho de 2026 08H00
A preocupação com dinheiro já impacta produtividade, saúde mental e permanência no emprego. Diante desse cenário, organizações começam a repensar seu papel e a buscar formas de apoiar colaboradores sem invadir sua autonomia financeira.

Vivian Pardini - Coordenadora de compliance da Biz

4 minutos min de leitura
Marketing, Estratégia
23 de julho de 2026 14H00
O avanço dos vídeos curtos, dos criadores digitais e da inteligência artificial transformou a forma como consumimos informação e entretenimento. O desafio das empresas agora não é apenas alcançar audiências, mas construir confiança, interpretar comportamentos e criar experiências capazes de permanecer na memória das pessoas.

Ronaldo Fragoso - Chief Growth Officer da Deloitte e Carlos Eduardo Fogarolli - Sócio-líder da indústria de Tecnologia, Mídia e Telecomunicações da Deloitte

3 minutos min de leitura
Comunicação, Liderança
23 de julho de 2026 08H00
A autenticidade virou commodity quando todo mundo aprendeu a soar autêntico do mesmo jeito. Este artigo explora como voz, vivência e consistência podem se tornar os principais diferenciais para líderes que desejam construir influência e confiança de forma genuína.

Amanda Graciano - Fundadora da Trama

5 minutos min de leitura
Marketing & growth, Estratégia
22 de julho de 2026 14H00
Logotipos já não são suficientes para conquistar relevância. Em um mercado saturado de mensagens, as marcas que se destacam são aquelas capazes de transformar interações em experiências memoráveis e consumidores em protagonistas de suas histórias.

Dilma Campos - Copresidente da Mark Up

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
22 de julho de 2026 09H00
Posicionamento claro, gestão comercial estruturada, experiência do cliente, disciplina financeira, desenvolvimento de talentos e capacidade de adaptação formam os pilares de um crescimento sustentável. O desafio das empresas de serviços já não é apenas expandir, mas criar condições para que essa expansão se mantenha saudável e rentável.

Roberto Vilela - Consultor empresarial, escritor e palestrante

3 minutos min de leitura
Cultura organizacional
21 de julho de 2026 14H00
A desconexão entre pessoas custa bilhões às empresas todos os dias. Ainda assim, muitas organizações seguem tratando cultura como documento, engajamento como métrica e comunicação como ferramenta. Talvez o problema esteja justamente aí.

Cecília Seabra e Thaís Giuliani - Consultoras HSM e autoras do livro "O 'E' da questão"

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
21 de julho de 2026 09H00
A construção civil está deixando para trás práticas marcadas por desperdícios e retrabalhos. O avanço de soluções industrializadas, novas tecnologias e modelos de gestão mais eficientes aponta para um novo cenário: construir com mais qualidade, menor impacto e maior previsibilidade.

Rafael Brizot - Diretor da Max Mohr

2 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
20 de julho de 2026 14H00
Sem maturidade informacional, a IA não elimina problemas, apenas os torna mais rápidos e mais difíceis de controlar.

Bergson Lopes - Fundador e sócio-diretor da BLR DATA, Vice-presidente da DAMA Brasil

5 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde
20 de julho de 2026 07H00
Quase 80% dos trabalhadores sentem culpa ao tirar férias e muitos continuam respondendo mensagens durante o período de descanso. O artigo discute como essa cultura afeta pessoas e organizações e por que líderes precisam dar o exemplo para transformar a relação com o descanso.

Tatiana Pimenta - Fundadora e CEO da Vittude e autora do livro “Saúde mental é inegociável”

5 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #173

A Geoeconomia entra no mundo corporativo

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #173

A Geoeconomia entra no mundo corporativo