Estratégia e Execução

O futuro é das plataformas no-code

Websites, jogos eletrônicos e aplicativos poderão ser desenvolvidos por pessoas sem conhecimentos em programação

Compartilhar:

Um número crescente de aplicativos tem sido construído com base nas chamadas plataformas no-code. Trata-se de uma ferramenta relativamente nova, ainda não amplamente difundida, mas que aponta para uma tendência clara: o desenvolvimento de softwares deve se tornar cada vez mais acessível a pessoas com pouco ou praticamente nenhum conhecimento técnico.

“Como qualquer transformação, a adoção dos softwares e das metodologias no-code não vai acontecer da noite para o dia. Mas há forças significativas impulsionando essa tendência, o que faz com que o tema deva ser compreendido e discutido tanto pelos desenvolvedores como pelos usuários”, afirma Soren Kaplan, escritor e consultor, especialista em inovação, em artigo para a Inc. Magazine, publicado na plataforma Medium.

De acordo com dados da Salesforce, 52% dos departamentos de tecnologia da informação (TI) afirmam que a falta de capacitação na área é um dos principais problemas das organizações. As plataformas no-code são um caminho efetivo para resolver essa questão, simplificando o desenvolvimento de aplicativo e, desse modo, possibilitando que soluções customizadas sejam criadas nas próprias unidades de negócio ou em departamentos de TI com poucos recursos.

As plataformas no-code são ferramentas de característica bastante visual, e relativamente simples. De modo geral, permitem que alguém sem conhecimentos específicos em programação consiga desenvolver, por exemplo, um website, um jogo eletrônico ou um aplicativo. Oferecem funcionalidades do tipo drag and drop, possuem filtros amigáveis para realizar customizações rápidas, usam APIs para integrar dados de diferentes web services e oferecem assistência durante o processo de criação.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Organização

A difícil arte de premiar sem capitular

Desde Alfred Nobel, o ato de reconhecer os feitos dos seres humanos não é uma tarefa trivial, mas quando bem-feita costuma resultar em ganho reputacional para que premia e para quem é premiado

ESG
Atualmente, 2,5% dos colaboradores da Pernambucanas se autodeclaram pessoas trans e 100% dos colaboradores trans da varejista disseram que se sentem seguros para ser quem são dentro da empresa.

Nivaldo Tomasio

5 min de leitura
Marketing
A integração entre indicadores de trade marketing e inteligência competitiva está redefinindo o jogo corporativo. Monitorar a execução no PDV, antecipar tendências e reagir com agilidade às mudanças do mercado não são mais diferenciais, mas exigências para a competitividade. Utilizar dados como fonte de insights estratégicos é o caminho para decisões mais rápidas, investimentos otimizados e resultados superiores.

Arthur Fabris

4 min de leitura
Liderança
O novo capítulo do mundo corporativo já começou a ser escrito. Sustentabilidade, transformação digital humanizada e agilidade diante das incertezas globais são os pilares que moldarão líderes visionários e organizações resilientes. Não basta acompanhar as mudanças; é preciso liderá-las com ousadia, responsabilidade e impacto positivo.

Luiz Soria

3 min de leitura
ESG
Apesar dos desafios históricos, as mulheres seguem conquistando espaço no setor de tecnologia, enfrentando a falta de representatividade, dificuldades de financiamento e preconceitos. Iniciativas como o W20 no G20, o PrograMaria e o RME Acelera impulsionam essa transformação, promovendo inclusão e igualdade de oportunidades.

Ana Fontes

4 min de leitura
Marketing
Segundo pesquisa do Instituto Qualibest, houve um aumento de 17 pontos percentuais no número de pessoas assistindo ao programa, em comparação à última edição. Vamos entender como o "ouro televisivo" ainda é uma arma potente de marketing brasileiro.

Carolina Fernandes

4 min de leitura
Gestão de Pessoas, Estratégia e execução, Gestão de pessoas

Lilian Cruz

5 min de leitura
Inovação
A inovação é uma jornada, não um destino. Evitar esses erros comuns é essencial para construir um caminho sólido rumo ao futuro. As empresas que conseguem superar essas armadilhas e adotar uma abordagem estratégica e sistêmica para a inovação terão uma vantagem competitiva significativa em um mundo cada vez mais dinâmico e imprevisível.

Guilherme Lopes

6 min de leitura
Empreendedorismo
Insights inovadores podem surgir de qualquer lugar, até mesmo de uma animação ou evento inesperado. Na NRF 2025, aprendemos que romper bolhas e buscar inspiração em outras áreas são passos essenciais para lideranças B2B que desejam encantar, personalizar e construir conexões humanas e estratégicas.

Fernanda Nascimento

4 min de leitura
Gestão de Pessoas
O setor de Recursos Humanos enfrenta um momento crucial de transformação, equilibrando inovação tecnológica, diversidade e bem-estar para moldar uma cultura organizacional mais ágil, inclusiva e orientada ao futuro.

Daniel Campos Neto

4 min de leitura
ESG
Não importa se a sua organização é pequena, média ou grande quando se trata de engajamento por parte dos seus colaboradores com causas sociais

Simon Yeo

4 min de leitura