Estratégia e Execução

O futuro é das plataformas no-code

Websites, jogos eletrônicos e aplicativos poderão ser desenvolvidos por pessoas sem conhecimentos em programação

Compartilhar:

Um número crescente de aplicativos tem sido construído com base nas chamadas plataformas no-code. Trata-se de uma ferramenta relativamente nova, ainda não amplamente difundida, mas que aponta para uma tendência clara: o desenvolvimento de softwares deve se tornar cada vez mais acessível a pessoas com pouco ou praticamente nenhum conhecimento técnico.

“Como qualquer transformação, a adoção dos softwares e das metodologias no-code não vai acontecer da noite para o dia. Mas há forças significativas impulsionando essa tendência, o que faz com que o tema deva ser compreendido e discutido tanto pelos desenvolvedores como pelos usuários”, afirma Soren Kaplan, escritor e consultor, especialista em inovação, em artigo para a Inc. Magazine, publicado na plataforma Medium.

De acordo com dados da Salesforce, 52% dos departamentos de tecnologia da informação (TI) afirmam que a falta de capacitação na área é um dos principais problemas das organizações. As plataformas no-code são um caminho efetivo para resolver essa questão, simplificando o desenvolvimento de aplicativo e, desse modo, possibilitando que soluções customizadas sejam criadas nas próprias unidades de negócio ou em departamentos de TI com poucos recursos.

As plataformas no-code são ferramentas de característica bastante visual, e relativamente simples. De modo geral, permitem que alguém sem conhecimentos específicos em programação consiga desenvolver, por exemplo, um website, um jogo eletrônico ou um aplicativo. Oferecem funcionalidades do tipo drag and drop, possuem filtros amigáveis para realizar customizações rápidas, usam APIs para integrar dados de diferentes web services e oferecem assistência durante o processo de criação.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Organização

A difícil arte de premiar sem capitular

Desde Alfred Nobel, o ato de reconhecer os feitos dos seres humanos não é uma tarefa trivial, mas quando bem-feita costuma resultar em ganho reputacional para que premia e para quem é premiado

Empreendedorismo
Alinhando estratégia, cultura organizacional e gestão da demanda, a indústria farmacêutica pode superar desafios macroeconômicos e garantir crescimento sustentável.

Ricardo Borgatti

5 min de leitura
Empreendedorismo
A Geração Z não está apenas entrando no mercado de trabalho — está reescrevendo suas regras. Entre o choque de valores com lideranças tradicionais, a crise da saúde mental e a busca por propósito, as empresas enfrentam um desafio inédito: adaptar-se ou tornar-se irrelevantes.

Átila Persici

8 min de leitura
Tecnologias exponenciais
A matemática, a gramática e a lógica sempre foram fundamentais para o desenvolvimento humano. Agora, diante da ascensão da IA, elas se tornam ainda mais cruciais—não apenas para criar a tecnologia, mas para compreendê-la, usá-la e garantir que ela impulsione a sociedade de forma equitativa.

Rodrigo Magnago

4 min de leitura
ESG
Compreenda como a parceria entre Livelo e Specialisterne está transformando o ambiente corporativo pela inovação e inclusão

Marcelo Vitoriano

4 min de leitura
Tecnologias exponenciais
O anúncio do Majorana 1, chip da Microsoft que promete resolver um dos maiores desafios do setor – a estabilidade dos qubits –, pode marcar o início de uma nova era. Se bem-sucedido, esse avanço pode destravar aplicações transformadoras em segurança digital, descoberta de medicamentos e otimização industrial. Mas será que estamos realmente próximos da disrupção ou a computação quântica seguirá sendo uma promessa distante?

Leandro Mattos

6 min de leitura
Tecnologias exponenciais
Entenda como a ReRe, ao investigar dados sobre resíduos sólidos e circularidade, enfrenta obstáculos diários no uso sustentável de IA, por isso está apostando em abordagens contraintuitivas e na validação rigorosa de hipóteses. A Inteligência Artificial promete transformar setores inteiros, mas sua aplicação em países em desenvolvimento enfrenta desafios estruturais profundos.

Rodrigo Magnago

4 min de leitura
Liderança
As tendências de liderança para 2025 exigem adaptação, inovação e um olhar humano. Em um cenário de transformação acelerada, líderes precisam equilibrar tecnologia e pessoas, promovendo colaboração, inclusão e resiliência para construir o futuro.

Maria Augusta Orofino

4 min de leitura
Finanças
Programas como Finep, Embrapii e a Plataforma Inovação para a Indústria demonstram como a captação de recursos não apenas viabiliza projetos, mas também estimula a colaboração interinstitucional, reduz riscos e fortalece o ecossistema de inovação. Esse modelo de cocriação, aliado ao suporte financeiro, acelera a transformação de ideias em soluções aplicáveis, promovendo um mercado mais dinâmico e competitivo.

Eline Casasola

4 min de leitura
Empreendedorismo
No mundo corporativo, insistir em abordagens tradicionais pode ser como buscar manualmente uma agulha no palheiro — ineficiente e lento. Mas e se, em vez de procurar, queimássemos o palheiro? Empresas como Slack e IBM mostraram que inovação exige romper com estruturas ultrapassadas e abraçar mudanças radicais.

Lilian Cruz

5 min de leitura
ESG
Conheça as 8 habilidades necessárias para que o profissional sênior esteja em consonância com o conceito de trabalhabilidade

Cris Sabbag

6 min de leitura