Uncategorized

O futuro em cima do muro

Você tem acompanhado as projeções feitas por Steven Pinker e Yuval Noah Harari para a evolução da humanidade? Deveria. Para estabelecer estratégias de negócios de mais longo prazo, o melhor é trabalhar tanto com os cenários otimistas como com os pessimistas.

Compartilhar:

Em tempos de grandes polarizações, uma questão que costuma dividir tanto as pessoas comuns como os representantes do mundo acadêmico é o que o futuro nos reserva ou, em outras palavras, o próprio futuro da humanidade. Nesse momento, entram em campo, grosso modo, dois grupos: os otimistas e os pessimistas.

Steven Pinker, psicólogo, linguista e professor da Harvard University, por exemplo, é categórico em afirmar que o Iluminismo vem funcionando e tem levado a humanidade a um ciclo de progresso de ao menos dois séculos. “Nossos ancestrais substituíram os dogmas, as tradições e o autoritarismo pela razão, pelos debates e por métodos de busca da verdade. Também substituíram a superstição e a magia pela ciência. E mudaram seus valores: da glória da tribo, da nação ou da raça para humanismo universal”, escreveu em um artigo no _Wall Street Journal._

Ele destaca entre os muitos avanços da humanidade o fato de as guerras terem sido, em grande parte, deixadas de lado com a disseminação da democracia, do comércio mundial e de governos mais próximos das necessidades das pessoas, entre outros fatores.

Ao mesmo tempo, Pinker admite que algumas soluções trazem novos problemas, que devem ser resolvidos na sequência. “Os avanços do passado não são garantia de que o progresso se manterá; são uma lembrança do que podemos perder. O progresso é uma dádiva dos ideais do Iluminismo e se perpetuará à medida que consigamos manter a dedicação a esses mesmos ideais”, conclui.

Por sua vez, Yuval Noah Harari, professor israelense de história e autor do best-seller _Sapiens: Uma breve história da humanidade_, ressalta que, atualmente, é mais fácil morrer por conta de doenças decorrentes da obesidade do que em uma guerra. 

“No entanto, não há garantia de que essa tendência continue. A razão para o declínio da guerra foi a sabedoria de homens e mulheres, mas não devemos nunca subestimar a estupidez humana”, afirmou no India Today Conclave, evento realizado em março deste ano. “Como historiador, posso assegurar que a estupidez humana tem sido uma das forças mais poderosas da História”, acrescentou.

Harari costuma chamar a atenção para outros riscos que ameaçam o futuro da humanidade, como o aquecimento global, e tem ganhado notoriedade por uma previsão bastante assustadora: o avanço da inteligência artificial pode levar ao surgimento de uma nova espécie na Terra, composta de milhões de pessoas que não seriam consideradas úteis para a economia e que também não teriam voz ou poder político.

“Há o risco, caso as coisas sigam no ritmo atual, de que terminemos divididos entre uma super elite humana e massas de pessoas comuns inúteis economicamente e impotentes politicamente”, afirma Harari. Quem viver verá.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Organização

A difícil arte de premiar sem capitular

Desde Alfred Nobel, o ato de reconhecer os feitos dos seres humanos não é uma tarefa trivial, mas quando bem-feita costuma resultar em ganho reputacional para que premia e para quem é premiado

Tecnologias exponenciais
As redes sociais prometeram revolucionar a forma como nos conectamos, mas, décadas depois, é justo perguntar: elas realmente nos aproximaram ou nos afastaram?

Marcel Nobre

7 min de leitura
ESG
Quanto menos entenderem que DEI não é cota e oportunidades de enriquecer a complexidade das demandas atuais, melhor seu negócio se sustentará nos desenhos de futuros que estão aparencendo.

Rafael Ferrari

0 min de leitura
Inovação
De 'fofoca positiva' à batom inteligente: SXSW 2025 revela tendências globais que esbarram na realidade brasileira - enquanto 59% rejeitam fofocas no trabalho, 70% seguem creators e 37% exigem flexibilidade para permanecer em empregos. Inovar será traduzir, não copiar

Ligia Mello

6 min de leitura
Inovação
O impacto de seu trabalho vai além da pesquisa fundamental. Oliveira já fundou duas startups de biotecnologia que utilizam a tecnologia de organoides para desenvolvimento de medicamentos, colocando o Brasil no mapa da inovação neurotecnológica global.

Marcel Nobre

5 min de leitura
Empreendedorismo
SXSW 2025 começou sem IA, mas com uma mensagem poderosa: no futuro, a conexão humana será tão essencial quanto a tecnologia

Marcone Siqueira

4 min de leitura
ESG
Precisamos, quando se celebra o Dia Internacional das Mulheres, falar sobre organizações e lideranças feministas

Marcelo Santos

4 min de leitura
Inovação
O evento de inovação mais esperado do ano já empolga os arredores com tendências que moldarão o futuro dos negócios e da sociedade. Confira as apostas de Camilo Barros, CRO da B.Partners, para as principais movimentações do evento.

Camilo Barros

4 min de leitura
Tecnologias exponenciais
A inteligência artificial não está substituindo líderes – está redefinindo o que os torna indispensáveis. Habilidades técnicas já não bastam; o futuro pertence a quem sabe integrar estratégia, inovação e humanização. Você está preparado para essa revolução?

Marcelo Murilo

8 min de leitura
ESG
Eficiência, inovação e equilíbrio regulatório serão determinantes para a sustentabilidade e expansão da saúde suplementar no Brasil em 2025.

Paulo Bittencourt

5 min de leitura