Estratégia e Execução

O last mile depende mais de “all previous miles” que do tempo de entrega

O tempo de entrega será fator determinante para o consumidor apenas se ele tiver uma boa experiência com seu app ou site. Neste artigo, proponho algumas reflexões essenciais para garantir que ele chegue a esta etapa de compra
Tem 27 anos de experiência nas áreas de marketing, insights e trade marketing, tanto em multinacionais, como Gillette, Colgate-Palmolive e Perdigão, quanto em startups, como Zaitt e In Loco. Administrador de empresas pela PUC-Rio, fez cursos em Harvard-EUA e ministrou palestras em eventos de varejo, universidades e pesquisa de mercado. É founder e diretor executivo da [Cübik Consulting](https://www.cubik.consulting/).

Compartilhar:

A aceleração da digitalização na pandemia fez com que mais pessoas fizessem mais [pedidos online](https://www.revistahsm.com.br/post/covid-19-o-dark-dide-do-delivery) para suas casas (de alimentos, vestuário, presentes e tantos outros), levando varejistas que vendem online e players do serviço de venda e entrega a travarem uma guerra de quem entrega em menos tempo: uma hora, trinta minutos, até quinze minutos. Nome da guerra: last mile ou “a última milha”, etapa que está intimamente associada ao tempo de entrega de compras online no destino no mundo físico. Apesar disso, talvez essa guerra esteja acontecendo em um terreno importante, mas não necessariamente o mais urgente ou até mesmo o mais estratégico.

Consideremos as situações abaixo. Será que você chegaria a viver o last mile, ou seja, será que compraria um produto online e esperaria receber em um local no mundo físico, se você:

– Não conhecesse a marca do prestador daquele serviço, seja um varejista, seja um app de compra e entrega?
– Não tivesse o app baixado no celular ou não fosse impactado por nenhum material que tivesse um link para ir ao site de compras da marca?
– Não tivesse uma [boa experiência](https://www.revistahsm.com.br/post/investimento-em-customer-experience-diferencia-pmes) e desistisse do uso daquele serviço para a sua necessidade por não entender como navegar entre tantos botões, links, categorias, cores e formas?
– Não encontrasse o produto que precisasse em estoque?
– Não estivesse na área de entrega, por mais que tivesse recebido um e-mail do serviço trazendo uma oferta “exclusiva” para você?

## Invista na jornada: “all previous miles”

Antes que o cliente vivencie o last mile, ele precisa, necessariamente, passar por uma série de etapas do funil, da jornada que, aqui, chamo de “all previous miles”.

All previous miles, ou “todas as milhas anteriores”, são todas as etapas que existem na relação do usuário com o site ou app de um varejista ou serviço online de compra e entrega física que vêm antes da compra ser concretizada, que é o início do last mile.

As all previous miles precisam não apenas ser vividas, como vividas a contento para que a recompra ou que a recorrência aconteça.

Não basta entregar em 30 minutos se sua marca for pouco conhecida e tiver poucos usuários, se seu sortimento de produtos disponíveis no seu app for pequeno ou não adequado ao target, se não tiver um bom descritivo do que está à venda para auxiliar no processo decisório ou se não aceitar várias bandeiras de cartão de crédito. Sem isso tudo, a pessoa vai desistir antes de viver o last mile ou poderá até encontrar alguma saída e efetuar uma compra, mas com baixa chance de recompra.

Ainda que seja importante o tempo de entrega, ele tem importâncias distintas por categoria, necessidade e pessoa. Você pode ter uma ideia do quão importante é o tempo de entrega para o seu negócio fazendo algumas perguntas:

__1.__ Quais categorias estão mais associadas à expectativa de uma entrega rápida? Medicamentos e restaurantes, por certo. Mas e microondas, camisetas e livros?

__2.__ Quais os motivadores da expectativa de entregas mais rápidas? Eventos sociais? Questões de saúde? Presente de última hora?

__3.__ Quais grupos de pessoas têm maior expectativa de receber compras em um tempo mais curto? Esses grupos se caracterizam por idade, configuração familiar, estilo de vida, necessidades?

__4.__ Como estão esses grupos de expectativa de entrega mais rápida dentro do meu negócio em termos de números de clientes, número de transações, % das vendas e LTV?

Last mile não deve ser considerado? De forma alguma. Para muitos, é fator crucial e decisivo, e pode ser identificado buscando, por exemplo, resposta às perguntas anteriores. Mas é importante ter uma boa medida da urgência e energia investidas em debates, eventos e esforços, em geral, que mexam com minutos de entrega. Pois só se chega ao final começando pelo começo e dando os passos necessários para se chegar lá no fim. E, muitas vezes, é aí onde está o diferencial competitivo do seu app ou site.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Inovação & estratégia, ESG
24 de novembro de 2025
Quando tratado como ferramenta estratégica, o orçamento deixa de ser controle e passa a ser cultura: um instrumento de alinhamento, aprendizado e coerência entre propósito, capital e execução.

Dárcio Zarpellon - Chief Financial Officer na Hypofarma

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
22 de novembro de 2025
Antes dos agentes, antes da IA. A camada do pensamento analógico

Rodrigo Magnano - CEO da RMagnano

5 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Cultura organizacional
21 de novembro de 2025
O RH deixou de ser apenas operacional e se tornou estratégico - desmistificar ideias sobre cultura, engajamento e processos é essencial para transformar gestão de pessoas em vantagem competitiva.

Giovanna Gregori Pinto - Executiva de RH e fundadora da People Leap

3 minutos min de leitura
Inteligência Artificial, Liderança
20 de novembro de 2025
Na era da inteligência artificial, a verdadeira transformação digital começa pela cultura: liderar com consciência é o novo imperativo para empresas que querem unir tecnologia, propósito e humanidade.

Valéria Oliveira - Especialista em desenvolvimento de líderes e gestão da cultura

3 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
19 de novembro de 2025
Construir uma cultura organizacional autêntica é papel estratégico do RH, que deve traduzir propósito em práticas reais, alinhadas à estratégia e vividas no dia a dia por líderes e equipes.

Rennan Vilar - Diretor de Pessoas e Cultura do Grupo TODOS Internacional

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
18 de novembro de 2025
Com agilidade, baixo risco e cofinanciamento não reembolsável, a Embrapii transforma desafios tecnológicos em inovação real, conectando empresas à ciência de ponta e impulsionando a nova economia industrial brasileira.

Eline Casasola - CEO da Atitude Inovação, Atitude Collab e sócia da Hub89 empresas

4 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
17 de novembro de 2025
A cultura de cocriação só se consolida quando líderes desapegam do comando-controle e constroem ambientes de confiança, autonomia e valorização da experiência - especialmente do talento sênior.

Juliana Ramalho - CEO da Talento Sênior

4 minutos min de leitura
Liderança
14 de novembro de 2025
Como dividir dúvidas, receios e decisões no topo?

Rubens Pimentel - CEO da Trajeto Desenvolvimento Empresarial

2 minutos min de leitura
Sustentabilidade
13 de novembro de 2025
O protagonismo feminino se consolidou no movimento com a Carta das Mulheres para a COP30

Luiza Helena Trajano e Fabiana Peroni

5 min de leitura
ESG, Liderança
13 de novembro de 2025
Saiba o que há em comum entre o desengajamento de 79% da força de trabalho e um evento como a COP30

Viviane Mansi - Conselheira de empresas, mentora e professora

3 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança