Marketing Business Driven

O poder da personalização na retenção de clientes

Aumentar a carteira de produtos e serviços pode ser um caminho para entregar o que seu público quer – e muito se fala dele. Mas, antes, analise se você pode e consegue fazer isso
Neil Patel é considerado um dos principais influenciadores da web pelo The Wall Street Journal e integrou a lista dos 100 melhores empreendedores do ex-presidente Barack Obama antes de completar 30 anos. Rafael Mayrink é CEO da NP Digital no Brasil, atua há 20 anos na área de marketing e comunicação.

Compartilhar:

O contexto macroeconômico atual, com guerra, inflação e incertezas econômicas, tem reduzido as verbas de marketing nas empresas e aumentado a cobrança por resultados. Com o custo de aquisição de novos clientes aumentando, é crucial investir em manter sua base.

Investir na retenção não é novidade. Sabemos que é mais barato manter clientes do que conquistar novos. O desafio? Estabelecer uma relação de confiança que vá além do que se pode enxergar atualmente. Com as expectativas dos consumidores cada vez mais elevadas em relação ao que estão comprando, é essencial entregar uma experiência personalizada. Segundo a pesquisa *State of the Connected Customer*, da Salesforce, 95% dos brasileiros consideram a experiência oferecida por uma marca tão importante quanto seus produtos e serviços.

As exigências dos clientes estão diretamente relacionadas à base de confiança que é construída com a marca. Não basta parecer essencial para seu cliente, você precisa oferecer uma experiência única e exclusiva que faça diferença, o que reforça o papel da personalização como grande diferencial nos resultados. Só que… as empresas estão preparadas para essa personalização? E o que é preciso para conseguir personalizar na medida certa?

Primeiro, devemos criar um ecossistema de dados, pois ele facilita, e muito, o desenvolvimento de serviços personalizados. Os dados do cliente vão orientar a criação de produtos e serviços personalizados de acordo com as necessidades dele, ampliando as oportunidades de relacionamento entre empresa e consumidor e abrindo mais possibilidades no aumento de receita para seu negócio.

Mas atenção! Aumentar a carteira de produtos e serviços gera, automaticamente, mais custos para a sua empresa. É preciso ser bastante cauteloso e manter o equilíbrio entre o que o cliente deseja e o que você consegue criar para atender às reais necessidades do público.

Portanto, conheça o seu cliente e invista em ações assertivas e personalizadas, com alto valor para o público. Eventos online de conteúdos exclusivos, por exemplo, não demandam altos investimentos financeiros e permitirão que você crie um elo de relacionamento cada vez mais forte com os clientes. Mais: faça pesquisas frequentes, escute o que o público tem a dizer sobre seus produtos e serviços e utilize esses dados para um aprimoramento constante do seu negócio.

Puxando a sardinha para a nossa brasa, os mecanismos de marketing digital colaboram muito com a personalização. Não apenas possibilitam segmentar sua base de clientes de forma inteligente, criando uma comunicação personalizada que aproxima deles a sua marca, como também permitem acompanhar as reações e as respostas sobre o que é comunicado. Essa é uma forma de incentivar o engajamento e promover uma conexão incrível com seu público, gerando uma poderosa retenção e garantindo bons resultados para as organizações.

Artigo publicado na HSM Management nº 156.

Compartilhar:

Neil Patel é considerado um dos principais influenciadores da web pelo The Wall Street Journal e integrou a lista dos 100 melhores empreendedores do ex-presidente Barack Obama antes de completar 30 anos. Rafael Mayrink é CEO da NP Digital no Brasil, atua há 20 anos na área de marketing e comunicação.

Artigos relacionados

Mercado de RevOps desponta e se destaca com crescimento acima da média 

O Revenue Operations (RevOps) está em franca expansão global, com estimativa de que 75% das empresas o adotarão até 2025. No Brasil, empresas líderes, como a 8D Hubify, já ultrapassaram as expectativas, mais que dobrando o faturamento e triplicando o lucro ao integrar marketing, vendas e sucesso do cliente. A Inteligência Artificial é peça-chave nessa transformação, automatizando interações para maior personalização e eficiência.

Uso de PDI tem sido negligenciado nas companhias

Apesar de ser uma ferramenta essencial para o desenvolvimento de colaboradores, o Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) vem sendo negligenciado por empresas no Brasil. Pesquisa da Mereo mostra que apenas 60% das companhias avaliadas possuem PDIs cadastrados, com queda no engajamento de 2022 para 2023.

Regulamentação da IA: Como empresas podem conciliar responsabilidades éticas e inovação? 

A inteligência artificial (IA) está revolucionando o mundo dos negócios, mas seu avanço rápido exige uma discussão sobre regulamentação. Enquanto a Europa avança com regras para garantir benefícios éticos, os EUA priorizam a liberdade econômica. No Brasil, startups e empresas se mobilizam para aproveitar as vantagens competitivas da IA, mas aguardam um marco legal claro.

Governança estratégica: a gestão de riscos psicossociais integrada à performance corporativa

A gestão de riscos psicossociais ganha espaço nos conselhos, impulsionada por perdas estimadas em US$ 3 trilhões ao ano. No Brasil, a atualização da NR1 exige que empresas avaliem e gerenciem sistematicamente esses riscos. Essa mudança reflete o reconhecimento de que funcionários saudáveis são mais produtivos, com estudos mostrando retornos de até R$ 4 para cada R$ 1 investido

Liderança, Times e Cultura
Comunicação com empatia, gestão emocional e de conflitos e liderança regenerativa estão entre as 10 principais habilidades para o profissional do futuro.

Flávia Lippi

4 min de leitura
Gestão de Pessoas, Liderança, Times e Cultura
É preciso eliminar a distância entre o que os colaboradores querem e o que vivenciam na empresa.

Ana Flavia Martins

4 min de leitura
Estratégia e Execução, Carreira
Solicitar crédito sempre parece uma jornada difícil e, por isso, muitos ficam longe e acabam perdendo oportunidades de financiar seus negócios. Porém, há outros tipos de programas que podemos alçar a fim de conseguir essa ajuda e incentivo capital para o nosso negócio.
3 min de leitura
Liderança, Times e Cultura
Conheça os 6 princípios da Liderança Ágil que você precisa manter a atenção para garantir que as estratégias continuem condizentes com o propósito de sua organização.
3 min de leitura
Uncategorized
Há alguns anos, o modelo de capitalismo praticado no Brasil era saudado como um novo e promissor caminho para o mundo. Com os recentes desdobramentos e a mudança de cenário para a economia mundial, amplia-se a percepção de que o modelo precisa de ajustes que maximizem seus aspectos positivos e minimizem seus riscos

Sérgio Lazzarini

Gestão de Pessoas
Os resultados só chegam a partir das interações e das produções realizadas por pessoas. A estreia da coluna de Karen Monterlei, CEO da Humanecer, chega com provocações intergeracionais e perspectivas tomadas como normais.

Karen Monterlei

Liderança, times e cultura, Cultura organizacional, Gestão de pessoas
Entenda como utilizar a metodologia DISC em quatro pontos e cuidados que você deve tomar no uso deste assessment tão popular nos dias de hoje.

Valéria Pimenta

Inovação
Os Jogos Olímpicos de 2024 acabaram, mas aprendizados do esporte podem ser aplicados à inovação organizacional. Sonhar, planejar, priorizar e ter resiliência para transformar metas em realidade, são pontos que o colunista da HSM Management, Rafael Ferrari, nos traz para alcançar resultados de alto impacto.

Rafael Ferrari

6 min de leitura
Liderança, times e cultura, ESG
Conheça as 4 skills para reforçar sua liderança, a partir das reflexões de Fabiana Ramos, CEO da Pine PR.

Fabiana Ramos