Carreira

O que explica a baixa qualidade nos currículos?

Um bom currículo apresenta uma história que reforça a posição do candidato sobre sua profissão. Entretanto, boa parte dos currículos tem um grave problema: o desalinhamento entre escolhas profissionais e o sonho de carreira
Sabina Augras e Laura Fuks são sócias fundadoras da Cmov, edtech na área de carreira e empregabilidade.

Compartilhar:

38.900.000: esse é o resultado que você encontra ao digitar a palavra “currículo” no Google. Se você pesquisar por “dicas de currículo”, o resultado cai para 7.580.000. Percebe-se então que não é por falta de conteúdo que, teoricamente, os jovens não saberão como fazer um bom currículo. No entanto, se conversarmos com a área de RH da maioria das empresas, ouviremos que é muito baixa a qualidade dos currículos recebidos durante os processos seletivos.

Num primeiro momento, pode-se atribuir essa baixa qualidade dos currículos somente à falta de experiência dos candidatos. Contudo, se pudermos olhar essa questão numa perspectiva um pouco mais profunda iremos perceber que a problemática do currículo não está ligada somente à questão da experiência, e sim a um passo anterior que é a escolha e definição do [caminho de carreira a seguir](https://www.revistahsm.com.br/post/nao-terceirize-a-sua-carreira). Definir seu objetivo de carreira e saber como entrar no mercado de trabalho são as grandes angústias dos jovens.

E no cenário social e econômico que existe no Brasil, onde a maioria dos jovens não tem acesso a uma boa educação formal, essa questão se agrava. Segundo pesquisa realizada pelo Nube, 50% das pessoas que se formaram entre 2019 e 2020 não conseguiram trabalho.

No entanto, o que há em comum entre os jovens que tiveram ou não acesso a uma educação formal de qualidade é a grande angústia na escolha do caminho de carreira seguir. Além disso, outro desafio: como fazer para entrar no mercado de trabalho.

É exatamente neste ponto que voltamos à questão da baixa qualidade dos currículos e dificuldade dos jovens em elaborá-lo. O currículo tem como objetivo contar de uma forma clara uma história que contenha a posição que a pessoa almeja e o que ela fez para estar preparado para a vaga. Não saber ou ter muitas dúvidas do que fazer profissionalmente impede que essa história possa ser contada e, consequentemente, de um currículo ser elaborado de uma maneira correta.

## Autoconhecimento e pesquisa

Talvez aqui tenha ficado um pouco mais claro o porquê definir um objetivo de carreira é tão importante. Contudo, o que é um [objetivo de carreira](https://www.revistahsm.com.br/post/por-que-o-teste-vocacional-caiu-em-desuso) e como defini-lo, afinal?

O objetivo de carreira representa a posição que o jovem deseja estar ocupando daqui a 3 anos. E essa posição pode ser dentro de uma empresa, pode ser empreendendo, ocupando um cargo público, mesmo seguindo uma carreira como acadêmico ou profissional liberal.

Para identificar qual é o objetivo é muito importante o autoconhecimento, pensar sobre o que se gosta de fazer, o que se sente feliz realizando, pesquisar por pessoas que executam atividades que você também gostaria de fazer.

Identificar seu perfil de carreira também pode te ajudar muito nesse caminho de definir um objetivo, porque quando se tem em mente o que deseja fazer, consegue enxergar uma direção e se desenvolver para conquistar este objetivo final. Consegue prever melhor os desafios e também focar nas competências necessárias para alcançar a posição desejada.

Assim, buscar o autoconhecimento e identificar o perfil de carreira não é uma perda de tempo. Muito pelo contrário: faz parte de uma estratégia que vai economizar muito tempo e energia. E é nesse caminho que pesquisas, conversas, projetos e voluntariados ajudarão o jovem a ser mais assertivo no seu caminho de carreira.

Imagine, por exemplo, um jovem em que suas reais motivações o levem para um perfil de carreira que seja de servidor público, mas ele insiste em fazer programas de estágio e trainee. É possível ser aprovado? Difícil, mas é possível. Entretanto, esse caminho pode ser muito longo e doloroso, porque ele estaria insistindo numa direção que não representa verdadeiramente o que o motiva e o que deseja fazer. Esse exemplo se enquadraria a qualquer perfil de carreira diferente daquele que realmente nos identificamos, seja ele empreendedor, profissional liberal, acadêmico ou organizacional.

Ou seja, o primeiro passo para se fazer um bom currículo é ter claro seu objetivo de carreira. Quando sabemos onde queremos chegar, podemos contar no currículo uma história coerente que mostre o que fizemos e estamos fazendo para chegar lá.

*Gostou do artigo da Sabina Augras e Laura Fuks? Saiba mais sobre gestão de carreira assinando gratuitamente [nossas newsletters](https://www.revistahsm.com.br/newsletter) e escutando [nossos podcasts](https://www.revistahsm.com.br/podcasts) em sua plataforma de streaming favorita.*

Compartilhar:

Sabina Augras e Laura Fuks são sócias fundadoras da Cmov, edtech na área de carreira e empregabilidade.

Artigos relacionados

Por que equipes entendem a estratégia e ainda assim não executam?

Muitas organizações possuem metas claras, planejamento estruturado e prioridades bem definidas, mas continuam enfrentando dificuldades para transformar estratégia em resultado. O problema raramente está na falta de entendimento. Está na capacidade de mobilizar pessoas, construir segurança psicológica e criar uma cultura em que colaboradores se sintam parte da solução, e não apenas destinatários das decisões.

Geopolítica da transição: o país precisa transformar potencial em influência

A disputa geopolítica entre Estados Unidos e China, a transição energética e a corrida pela inteligência artificial estão redefinindo o equilíbrio global de poder. Nesse cenário, o Brasil reúne uma combinação rara de recursos estratégicos – energia limpa, minerais críticos e capacidade produtiva – que pode transformar sua posição internacional.

Três hipóteses para redesenhar o primeiro degrau da carreira

A IA não está eliminando apenas empregos. Está eliminando a experiência. Se os profissionais juniores deixam de executar as atividades que historicamente os preparavam para desafios mais complexos, surge um problema silencioso para empresas e para o mercado de trabalho: onde serão desenvolvidos os talentos que ocuparão as posições de liderança e especialização nos próximos anos?

O mito da prioridade “pra ontem” (e como não enlouquecer sua equipe)

A crença de que tudo é urgente pode até transmitir sensação de velocidade, mas frequentemente produz o efeito oposto: queda de qualidade, esgotamento das equipes e perda de produtividade. Mais do que acelerar a execução, liderar exige coragem para definir prioridades, estabelecer limites e fazer escolhas conscientes sobre onde concentrar energia e recursos.

Quando o BIM vira uma ilha: a lição do New York Times para a engenharia

Depois de anos de investimentos em modelagem, capacitação e padronização, muitas empresas de engenharia enfrentam um novo desafio: fazer com que o BIM (Building Information Management) deixe de ser uma competência operacional e passe a influenciar a gestão, a integração entre áreas e a geração de valor para a organização.

Liderança, Estratégia, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
20 de setembro de 2026 14H00
Muitas organizações possuem metas claras, planejamento estruturado e prioridades bem definidas, mas continuam enfrentando dificuldades para transformar estratégia em resultado. O problema raramente está na falta de entendimento. Está na capacidade de mobilizar pessoas, construir segurança psicológica e criar uma cultura em que colaboradores se sintam parte da solução, e não apenas destinatários das decisões.

Valéria Siqueira - Fundadora da Let’s Level

5 minutos min de leitura
Geopolítica
20 de setembro de 2026 08H00
A disputa geopolítica entre Estados Unidos e China, a transição energética e a corrida pela inteligência artificial estão redefinindo o equilíbrio global de poder. Nesse cenário, o Brasil reúne uma combinação rara de recursos estratégicos - energia limpa, minerais críticos e capacidade produtiva - que pode transformar sua posição internacional.

Márcio Coimbra - CEO da Casa Política e Presidente-Executivo do Instituto Monitor da Democracia. Mestre em Ação Política pela Universidad Rey Juan Carlos (2007). Ex-Diretor da Apex-Brasil e do Senado Federal.

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
19 de setembro de 2026 14H00
A IA não está eliminando apenas empregos. Está eliminando a experiência. Se os profissionais juniores deixam de executar as atividades que historicamente os preparavam para desafios mais complexos, surge um problema silencioso para empresas e para o mercado de trabalho: onde serão desenvolvidos os talentos que ocuparão as posições de liderança e especialização nos próximos anos?

Matheus Fonseca - Fundador da Leapy

7 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Tecnologia & inteligencia artificial
19 de setembro de 2026 08H00
Profissionais de alto impacto já conseguem pesquisar, analisar, testar hipóteses e executar entregas com um nível de autonomia impensável há poucos anos. O problema é que muitas organizações ainda operam com estruturas, processos e planos de carreira desenhados para limitar exatamente esse potencial.

Eduardo Ibrahim - Fundador e CEO da Humana AI, Faculty Global da Singularity University e autor do best-seller Economia Exponencial

8 minutos min de leitura
Liderança
18 de setembro de 2026 14H00
A crença de que tudo é urgente pode até transmitir sensação de velocidade, mas frequentemente produz o efeito oposto: queda de qualidade, esgotamento das equipes e perda de produtividade. Mais do que acelerar a execução, liderar exige coragem para definir prioridades, estabelecer limites e fazer escolhas conscientes sobre onde concentrar energia e recursos.

Rubens Pimentel - CEO da Trajeto Desenvolvimento

2 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
18 de setembro de 2026 08H00
Depois de anos de investimentos em modelagem, capacitação e padronização, muitas empresas de engenharia enfrentam um novo desafio: fazer com que o BIM (Building Information Management) deixe de ser uma competência operacional e passe a influenciar a gestão, a integração entre áreas e a geração de valor para a organização.

Marcus Granadeiro - Membro do RICS - Royal Institution of Chartered Surveyors (MRICS) e sócio-diretor do Construtivo

3 minutos min de leitura
Vendas, Liderança
17 de setembro de 2026 15H00
Toda equipe de vendas convive com metas. O problema começa quando a pressão pelo resultado transforma forecast em interrogatório, cobrança em ansiedade e gestão em controle excessivo. A autora traz uma reflexão sobre como líderes podem influenciar a performance sem comprometer a confiança e a qualidade das decisões comerciais.

Carol Manciola - CEO da Conectas e autora dos best sellers #BORA BATER META, Coragem e mais alguns Cês da Vida e do recém-lançado Vendas Movem o Mundo.

7 minutos min de leitura
Marketing
17 de setembro de 2026 13H00
As principais lições para quem está entrando no mundo das buscas generativas e quer entender como marcas passam a ser encontradas, citadas e recomendadas pelas IAs

Clayton Melo - Jornalista, estrategista de inovação, GEO PR, storytelling estratégico e comunicador de futuros. Tem MBA em Marketing pela FGV, Master em Foresight e Design de Futuros pela ESPM e formação em Leadership for the AI Age (MIT Professional Education) e Multimedia Storytelling pela University of the Arts London. É diretor de IA, Foresight e Inovação da GBR.

Direito, Regulação & Compliance
17 de setembro de 2026 08H00
Quando uma grande empresa entra em recuperação judicial, os impactos não ficam restritos ao seu balanço. Fornecedores deixam de receber, investimentos são adiados, empregos ficam ameaçados e a atividade econômica perde força, criando um efeito dominó que alcança empresas e consumidores em todo o país.

João Alberto Graça - Advogado, consultor em Direito Tributário, Societário e Governança Corporativa, membro do Conselho de Contribuintes e Recursos Fiscais do Estado do Paraná

5 minutos min de leitura
Liderança
16 de setembro de 2026 18H00
Ao observar a comunicação constante de um pequeno grupo de galinhas-d’angola, o autor encontrou uma metáfora surpreendente para um dos maiores desafios dos líderes: perceber, interpretar e responder aos sinais que as pessoas emitem antes que o silêncio, a desmotivação ou a ruptura se tornem irreversíveis.

Carlos Eduardo de Barros - Fundador e CEO da Cogntion & Business Consultoria, conselheiro de empresas e consultor em estratégia, governança e liderança

12 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #174

Mobilização é o novo segredo da execução

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #174

Mobilização é o novo segredo da execução