Dossiê HSM

O que muda na gestão de projetos

Compartilhar:

A gestão de projetos oficialmente entrou no século 21. Nascida no fim dos anos 1960, ela acaba de ser formalmente modificada pelo Manifesto Ágil agora, com a sétima edição do PMBOK, que é a bíblia da atividade – apesar de o Manifesto Ágil ter sido lançado em 2001. Além disso, a tendência é as empresas se organizarem mais em projetos e menos em processos rotineiros, o que vai demandar mais profissionais com habilidades de gerenciamento de projetos. Este Dossiê, que produzimos a pedido do assinante Luís Alberto Orsi Savazoni, traz o panorama atual da área, que passa por teste de estresse durante a pandemia de covid-19.

O texto introdutório apresenta as novidades – o project management se posiciona como o principal veículo para a organização entregar valor. É seguida por dois artigos que mapeiam mudanças significativas: a combinação de abordagens sob medida pelos líderes de projetos e duas novas ondas da agilidade (o ágil escalado e a business agility). Dois dos maiores especialistas da área – o consultor Ricardo Vargas e Michelle Sampaio, da Deloitte – esclarecem os fatores de sucesso da área. Seguem-se cases alinhados com essa mudança em várias empresas (Petrobras, ArcelorMittal e Mercado Livre). Uma reportagem aborda os requisitos dos profissionais da área e José Finocchio Junior escreve sobre o futuro. Para encerrar, um glossário traz o vocabulário corrente da área.

[O sistema pivotou](https://www.revistahsm.com.br/post/o-sistema-pivotou)
[Dragão sob medida](https://www.revistahsm.com.br/post/dragao-sob-medida “Dragão sob medida”)
[Mais duas ondas de agilidade](https://www.revistahsm.com.br/post/mais-duas-ondas-de-agilidade “Mais duas ondas de agilidade”)
[Ele disse, ela disse](https://www.revistahsm.com.br/post/ele-disse-ela-disse)
[Petrobras: A gigante ágil](https://www.revistahsm.com.br/post/case-petrobras-a-gigante-agil “Petrobras: A gigante ágil”)
[Harmonizando métodos](https://www.revistahsm.com.br/post/case-arcelormittal-harmonizando-metodos)
[Metodologia é cultura](https://www.revistahsm.com.br/post/case-mercado-livre-metodologia-e-cultura)
[E as pessoas?](https://www.revistahsm.com.br/post/e-as-pessoas)
[Prepare-se para os projetos vivos](https://www.revistahsm.com.br/post/prepare-se-para-os-projetos-vivos)
[Glossário](https://www.revistahsm.com.br/post/glossario)

Compartilhar:

Artigos relacionados

Parte IV – Futuros em prompts: como disputar e construir realidade

Este é o quarto texto da série “Como promptar a realidade” e aprofunda como futuros disputam processamento antes de existir como evidência – mostrando por que narrativas constroem organizações, reescrevem culturas ou colapsam democracias, e como reconhecer (ou escolher) o prompt que está rodando agora.

Bem-estar & saúde
21 de abril de 2026 14H00
Este artigo mostra por que crédito mais barato, sozinho, não resolve o endividamento - e como o Crédito do Trabalhador pode se transformar em um ativo estratégico para empresas que levam a sério o bem‑estar financeiro de suas equipes.

Rodolfo Takahashi - CEO da Gooroo Crédito

4 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Liderança
21 de abril de 2026 08H00
Quer trabalhar fora do Brasil? Se o seu plano é construir uma carreira internacional, este artigo mostra por que excelência técnica já não basta - e o que realmente abre portas no mercado global.

Paula Melo - Fundadora e CEO da USA Talentos LLC

2 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Liderança
20 de abril de 2026 15H00
Este artigo convida conselhos de administração a reconhecerem a inteligência artificial como uma nova camada de inteligência estratégica - silenciosa, persistente e decisiva para quem não pode mais se dar ao luxo de decidir no escuro.

Jarison James de Lima é associado da Conselheiros TrendsInnovation, Board Member da ALGOR e Regional AI Governance Advisor no Chapter Ceará

5 minutos min de leitura
ESG, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
20 de abril de 2026 07H00
Se talentos com deficiência não conseguem sequer operar os sistemas da empresa, como esperar performance e inovação? Este texto expõe por que inclusão sem estrutura é risco estratégico disfarçado de compliance

Djalma Scartezini - CEO da REIS, Sócio da Egalite e Embaixador do Comitê Paralímpico Brasileiro

6 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde
19 de abril de 2026 10H00
Ao tornar os riscos psicossociais auditáveis e mensuráveis, a norma força as empresas a profissionalizarem a gestão da saúde mental e a conectá-la, de vez, aos resultados do negócio.

Paulo Bittencourt - CEO do Plano Brasil Saúde

3 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
18 de abril de 2026 09H00
Este é o quarto texto da série "Como promptar a realidade" e aprofunda como futuros disputam processamento antes de existir como evidência - mostrando por que narrativas constroem organizações, reescrevem culturas ou colapsam democracias, e como reconhecer (ou escolher) o prompt que está rodando agora.

Chico Araújo - Diretor Executivo do Instituto Inteligência Artificial de Verdade (IAV), cofundador do The Long Game Futures. e Global Expert da Singularity University.

27 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
17 de abril de 2026 15H00
Nem toda empresa que fala de IA está, de fato, se transformando. Este artigo expõe o risco do AI theater - quando a inteligência artificial vira espetáculo - e mostra por que a vantagem competitiva está menos no discurso e mais nas mudanças invisíveis de estratégia, governança e decisão.

Bruno Padredi - Fundador e CEO da B2B Match

4 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial, Foresight
17 de abril de 2026 09H00
Este é o terceiro texto da série "Como promptar a realidade". Até aqui, as duas primeiras partes mapearam o mecanismo: como contextos são instalados, como narrativas disputam processamento e como ficções ganham densidade de real. A partir daqui, a pergunta muda: o que fazer com esse conhecimento? Como reconhecer quando você está sendo instalado - e como instalar, conscientemente, o prompt que você escolhe?

Chico Araújo - Diretor Executivo do Instituto Inteligência Artificial de Verdade (IAV), cofundador do The Long Game Futures. e Global Expert da Singularity University.

11 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Tecnologia & inteligencia artificial
16 de abril de 2026 14H00
Do vestiário aos dados, o esporte entrou em uma nova era. Este artigo mostra como tecnologia, ciência e informação estão redefinindo decisões, performance, engajamento de torcedores e modelos de receita - sem substituir a emoção que faz o jogo ser o que é

Marcos Ráyol - CTO do Lance!

5 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial, Foresight
16 de abril de 2026 09H00
Este é o segundo artigo da série "Como promptar a realidade" e investiga como ficções, ao entrarem em loops de feedback, deixam de descrever o mundo para disputar ontologia - reorganizando mercados, política, tecnologia e comportamento antes mesmo de qualquer evidência.

Chico Araújo - Diretor Executivo do Instituto Inteligência Artificial de Verdade (IAV), cofundador do The Long Game Futures. e Global Expert da Singularity University

13 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #171

A Face Executiva de 2026

Líderes de organizações brasileiras de todos os setores, portes e regiões desenham o ano empresarial do Brasil com suas prioridades em relação a negócios, pessoas e tecnologia...

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #171

A Face Executiva de 2026

Líderes de organizações brasileiras de todos os setores, portes e regiões desenham o ano empresarial do Brasil com suas prioridades em relação a negócios, pessoas e tecnologia...