Dossiê HSM

O que muda na gestão de projetos

Compartilhar:

A gestão de projetos oficialmente entrou no século 21. Nascida no fim dos anos 1960, ela acaba de ser formalmente modificada pelo Manifesto Ágil agora, com a sétima edição do PMBOK, que é a bíblia da atividade – apesar de o Manifesto Ágil ter sido lançado em 2001. Além disso, a tendência é as empresas se organizarem mais em projetos e menos em processos rotineiros, o que vai demandar mais profissionais com habilidades de gerenciamento de projetos. Este Dossiê, que produzimos a pedido do assinante Luís Alberto Orsi Savazoni, traz o panorama atual da área, que passa por teste de estresse durante a pandemia de covid-19.

O texto introdutório apresenta as novidades – o project management se posiciona como o principal veículo para a organização entregar valor. É seguida por dois artigos que mapeiam mudanças significativas: a combinação de abordagens sob medida pelos líderes de projetos e duas novas ondas da agilidade (o ágil escalado e a business agility). Dois dos maiores especialistas da área – o consultor Ricardo Vargas e Michelle Sampaio, da Deloitte – esclarecem os fatores de sucesso da área. Seguem-se cases alinhados com essa mudança em várias empresas (Petrobras, ArcelorMittal e Mercado Livre). Uma reportagem aborda os requisitos dos profissionais da área e José Finocchio Junior escreve sobre o futuro. Para encerrar, um glossário traz o vocabulário corrente da área.

[O sistema pivotou](https://www.revistahsm.com.br/post/o-sistema-pivotou)
[Dragão sob medida](https://www.revistahsm.com.br/post/dragao-sob-medida “Dragão sob medida”)
[Mais duas ondas de agilidade](https://www.revistahsm.com.br/post/mais-duas-ondas-de-agilidade “Mais duas ondas de agilidade”)
[Ele disse, ela disse](https://www.revistahsm.com.br/post/ele-disse-ela-disse)
[Petrobras: A gigante ágil](https://www.revistahsm.com.br/post/case-petrobras-a-gigante-agil “Petrobras: A gigante ágil”)
[Harmonizando métodos](https://www.revistahsm.com.br/post/case-arcelormittal-harmonizando-metodos)
[Metodologia é cultura](https://www.revistahsm.com.br/post/case-mercado-livre-metodologia-e-cultura)
[E as pessoas?](https://www.revistahsm.com.br/post/e-as-pessoas)
[Prepare-se para os projetos vivos](https://www.revistahsm.com.br/post/prepare-se-para-os-projetos-vivos)
[Glossário](https://www.revistahsm.com.br/post/glossario)

Compartilhar:

Artigos relacionados

Inovação & estratégia, Marketing & growth
17 de outubro de 2025
No Brasil, quem não regionaliza a inovação está falando com o país certo na língua errada - e perdendo mercado para quem entende o jogo das parcerias.

Rafael Silva - Head de Parcerias e Alianças na Lecom

3 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde, Tecnologia & inteligencia artificial
16 de outubro de 2025
A saúde corporativa está em colapso silencioso - e quem não usar dados para antecipar vai continuar apagando incêndios.

Murilo Wadt - Cofundador e diretor geral da HealthBit

3 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde
15 de outubro de 2025
Cuidar da saúde mental virou pauta urgente - nas empresas, nas escolas, nas nossas casas. Em um mundo acelerado e hiperexposto, desacelerar virou ato de coragem.

Viviane Mansi - Conselheira de empresas, mentora e professora

3 minutos min de leitura
Marketing & growth
14 de outubro de 2025
Se 90% da decisão de compra acontece antes do primeiro contato, por que seu time ainda espera o cliente bater na porta?

Mari Genovez - CEO da Matchez

3 minutos min de leitura
ESG
13 de outubro de 2025
ESG não é tendência nem filantropia - é estratégia de negócios. E quando o impacto social é parte da cultura, empresas crescem junto com a sociedade.

Ana Fontes - Empreendeedora social, fundadora da Rede Mulher Empreendedora (RME) e do Instituto RME

3 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Estratégia
10 de outubro de 2025
Com mais de um século de história, a Drogaria Araujo mostra que longevidade empresarial se constrói com visão estratégica, cultura forte e design como motor de inovação.

Rodrigo Magnago

6 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Liderança
9 de outubro de 2025
Em tempos de alta performance e tecnologia, o verdadeiro diferencial está na empatia: um ativo invisível que transforma vínculos em resultados.

Laís Macedo, Presidente do Future is Now

3 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Bem-estar & saúde, Finanças
8 de outubro de 2025
Aos 40, a estabilidade virou exceção - mas também pode ser o início de um novo roteiro, mais consciente, humano e possível.

Lisia Prado, sócia da House of Feelings

5 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
7 de outubro de 2025
O trabalho flexível deixou de ser tendência - é uma estratégia de RH para atrair talentos, fortalecer a cultura e impulsionar o desempenho em um mundo que já mudou.

Natalia Ubilla, Diretora de RH no iFood Pago e iFood Benefícios

7 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
6 de outubro de 2025
Como a evolução regulatória pode redefinir a gestão de pessoas no Brasil

Tatiana Pimenta, CEO da Vittude

4 minutos min de leitura