Dossiê HSM

O que muda na gestão de projetos

Compartilhar:

A gestão de projetos oficialmente entrou no século 21. Nascida no fim dos anos 1960, ela acaba de ser formalmente modificada pelo Manifesto Ágil agora, com a sétima edição do PMBOK, que é a bíblia da atividade – apesar de o Manifesto Ágil ter sido lançado em 2001. Além disso, a tendência é as empresas se organizarem mais em projetos e menos em processos rotineiros, o que vai demandar mais profissionais com habilidades de gerenciamento de projetos. Este Dossiê, que produzimos a pedido do assinante Luís Alberto Orsi Savazoni, traz o panorama atual da área, que passa por teste de estresse durante a pandemia de covid-19.

O texto introdutório apresenta as novidades – o project management se posiciona como o principal veículo para a organização entregar valor. É seguida por dois artigos que mapeiam mudanças significativas: a combinação de abordagens sob medida pelos líderes de projetos e duas novas ondas da agilidade (o ágil escalado e a business agility). Dois dos maiores especialistas da área – o consultor Ricardo Vargas e Michelle Sampaio, da Deloitte – esclarecem os fatores de sucesso da área. Seguem-se cases alinhados com essa mudança em várias empresas (Petrobras, ArcelorMittal e Mercado Livre). Uma reportagem aborda os requisitos dos profissionais da área e José Finocchio Junior escreve sobre o futuro. Para encerrar, um glossário traz o vocabulário corrente da área.

[O sistema pivotou](https://www.revistahsm.com.br/post/o-sistema-pivotou)
[Dragão sob medida](https://www.revistahsm.com.br/post/dragao-sob-medida “Dragão sob medida”)
[Mais duas ondas de agilidade](https://www.revistahsm.com.br/post/mais-duas-ondas-de-agilidade “Mais duas ondas de agilidade”)
[Ele disse, ela disse](https://www.revistahsm.com.br/post/ele-disse-ela-disse)
[Petrobras: A gigante ágil](https://www.revistahsm.com.br/post/case-petrobras-a-gigante-agil “Petrobras: A gigante ágil”)
[Harmonizando métodos](https://www.revistahsm.com.br/post/case-arcelormittal-harmonizando-metodos)
[Metodologia é cultura](https://www.revistahsm.com.br/post/case-mercado-livre-metodologia-e-cultura)
[E as pessoas?](https://www.revistahsm.com.br/post/e-as-pessoas)
[Prepare-se para os projetos vivos](https://www.revistahsm.com.br/post/prepare-se-para-os-projetos-vivos)
[Glossário](https://www.revistahsm.com.br/post/glossario)

Compartilhar:

Artigos relacionados

Organização

Saúde psicossocial é inclusão

Quando 84% dos profissionais com deficiência relatam saúde mental afetada no trabalho, a nova NR-1 chega para transformar obrigação legal em oportunidade estratégica. Inclusão real nunca foi tão urgente

Tecnologias exponenciais
A matemática, a gramática e a lógica sempre foram fundamentais para o desenvolvimento humano. Agora, diante da ascensão da IA, elas se tornam ainda mais cruciais—não apenas para criar a tecnologia, mas para compreendê-la, usá-la e garantir que ela impulsione a sociedade de forma equitativa.

Rodrigo Magnago

4 min de leitura
ESG
Compreenda como a parceria entre Livelo e Specialisterne está transformando o ambiente corporativo pela inovação e inclusão

Marcelo Vitoriano

4 min de leitura
Tecnologias exponenciais
O anúncio do Majorana 1, chip da Microsoft que promete resolver um dos maiores desafios do setor – a estabilidade dos qubits –, pode marcar o início de uma nova era. Se bem-sucedido, esse avanço pode destravar aplicações transformadoras em segurança digital, descoberta de medicamentos e otimização industrial. Mas será que estamos realmente próximos da disrupção ou a computação quântica seguirá sendo uma promessa distante?

Leandro Mattos

6 min de leitura
Tecnologias exponenciais
Entenda como a ReRe, ao investigar dados sobre resíduos sólidos e circularidade, enfrenta obstáculos diários no uso sustentável de IA, por isso está apostando em abordagens contraintuitivas e na validação rigorosa de hipóteses. A Inteligência Artificial promete transformar setores inteiros, mas sua aplicação em países em desenvolvimento enfrenta desafios estruturais profundos.

Rodrigo Magnago

4 min de leitura
Liderança
As tendências de liderança para 2025 exigem adaptação, inovação e um olhar humano. Em um cenário de transformação acelerada, líderes precisam equilibrar tecnologia e pessoas, promovendo colaboração, inclusão e resiliência para construir o futuro.

Maria Augusta Orofino

4 min de leitura
Finanças
Programas como Finep, Embrapii e a Plataforma Inovação para a Indústria demonstram como a captação de recursos não apenas viabiliza projetos, mas também estimula a colaboração interinstitucional, reduz riscos e fortalece o ecossistema de inovação. Esse modelo de cocriação, aliado ao suporte financeiro, acelera a transformação de ideias em soluções aplicáveis, promovendo um mercado mais dinâmico e competitivo.

Eline Casasola

4 min de leitura
Empreendedorismo
No mundo corporativo, insistir em abordagens tradicionais pode ser como buscar manualmente uma agulha no palheiro — ineficiente e lento. Mas e se, em vez de procurar, queimássemos o palheiro? Empresas como Slack e IBM mostraram que inovação exige romper com estruturas ultrapassadas e abraçar mudanças radicais.

Lilian Cruz

5 min de leitura
ESG
Conheça as 8 habilidades necessárias para que o profissional sênior esteja em consonância com o conceito de trabalhabilidade

Cris Sabbag

6 min de leitura
ESG
No mundo corporativo, onde a transparência é imperativa, a Washingmania expõe a desconexão entre discurso e prática. Ser autêntico não é mais uma opção, mas uma necessidade estratégica para líderes que desejam prosperar e construir confiança real.

Marcelo Murilo

8 min de leitura
Empreendedorismo
Em um mundo onde as empresas têm mais ferramentas do que nunca para inovar, por que parecem tão frágeis diante da mudança? A resposta pode estar na desconexão entre estratégia, gestão, cultura e inovação — um erro que custa bilhões e mina a capacidade crítica das organizações

Átila Persici

0 min de leitura