Dossiê HSM

O que muda na gestão de projetos

Compartilhar:

A gestão de projetos oficialmente entrou no século 21. Nascida no fim dos anos 1960, ela acaba de ser formalmente modificada pelo Manifesto Ágil agora, com a sétima edição do PMBOK, que é a bíblia da atividade – apesar de o Manifesto Ágil ter sido lançado em 2001. Além disso, a tendência é as empresas se organizarem mais em projetos e menos em processos rotineiros, o que vai demandar mais profissionais com habilidades de gerenciamento de projetos. Este Dossiê, que produzimos a pedido do assinante Luís Alberto Orsi Savazoni, traz o panorama atual da área, que passa por teste de estresse durante a pandemia de covid-19.

O texto introdutório apresenta as novidades – o project management se posiciona como o principal veículo para a organização entregar valor. É seguida por dois artigos que mapeiam mudanças significativas: a combinação de abordagens sob medida pelos líderes de projetos e duas novas ondas da agilidade (o ágil escalado e a business agility). Dois dos maiores especialistas da área – o consultor Ricardo Vargas e Michelle Sampaio, da Deloitte – esclarecem os fatores de sucesso da área. Seguem-se cases alinhados com essa mudança em várias empresas (Petrobras, ArcelorMittal e Mercado Livre). Uma reportagem aborda os requisitos dos profissionais da área e José Finocchio Junior escreve sobre o futuro. Para encerrar, um glossário traz o vocabulário corrente da área.

[O sistema pivotou](https://www.revistahsm.com.br/post/o-sistema-pivotou)
[Dragão sob medida](https://www.revistahsm.com.br/post/dragao-sob-medida “Dragão sob medida”)
[Mais duas ondas de agilidade](https://www.revistahsm.com.br/post/mais-duas-ondas-de-agilidade “Mais duas ondas de agilidade”)
[Ele disse, ela disse](https://www.revistahsm.com.br/post/ele-disse-ela-disse)
[Petrobras: A gigante ágil](https://www.revistahsm.com.br/post/case-petrobras-a-gigante-agil “Petrobras: A gigante ágil”)
[Harmonizando métodos](https://www.revistahsm.com.br/post/case-arcelormittal-harmonizando-metodos)
[Metodologia é cultura](https://www.revistahsm.com.br/post/case-mercado-livre-metodologia-e-cultura)
[E as pessoas?](https://www.revistahsm.com.br/post/e-as-pessoas)
[Prepare-se para os projetos vivos](https://www.revistahsm.com.br/post/prepare-se-para-os-projetos-vivos)
[Glossário](https://www.revistahsm.com.br/post/glossario)

Compartilhar:

Artigos relacionados

Zuckerberg e seu império

Leia esta crônica e se conscientize do espaço cada vez maior que as big techs ocupam em nossas vidas

ESG
A atualização da NR-1, que inclui riscos psicossociais a partir de 2025, exige uma gestão de riscos mais estratégica e integrada, abrindo oportunidades para empresas que adotarem tecnologia e prevenção como vantagem competitiva, reduzindo custos e fortalecendo a saúde organizacional.

Rodrigo Tanus

8 min de leitura
ESG
O bem-estar dos colaboradores é prioridade nas empresas pós-pandemia, com benefícios flexíveis e saúde mental no centro das estratégias para reter talentos, aumentar produtividade e reduzir turnover, enquanto o mercado de benefícios cresce globalmente.

Charles Schweitzer

5 min de leitura
Finanças
Com projeções de US$ 525 bilhões até 2030, a Creator Economy busca superar desafios como dependência de algoritmos e desigualdade na monetização, adotando ferramentas financeiras e estratégias inovadoras.

Paulo Robilloti

6 min de leitura
ESG
Adotar o 'Best Before' no Brasil pode reduzir o desperdício de alimentos, mas demanda conscientização e mudanças na cadeia logística para funcionar

Lucas Infante

4 min de leitura
Tecnologias exponenciais
No SXSW 2025, a robótica ganhou destaque como tecnologia transformadora, com aplicações que vão da saúde e criatividade à exploração espacial, mas ainda enfrenta desafios de escalabilidade e adaptação ao mundo real.

Renate Fuchs

6 min de leitura
Inovação
No SXSW 2025, Flavio Pripas, General Partner da Staged Ventures, reflete sobre IA como ferramenta para conexões humanas, inovação responsável e um futuro de abundância tecnológica.

Flávio Pripas

5 min de leitura
ESG
Home office + algoritmos = epidemia de solidão? Pesquisa Hibou revela que 57% dos brasileiros produzem mais em times multidisciplinares - no SXSW, Harvard e Deloitte apontam o caminho: reconexão intencional (5-3-1) e curiosidade vulnerável como antídotos para a atrofia social pós-Covid

Ligia Mello

6 min de leitura
Empreendedorismo
Em um mundo de incertezas, os conselhos de administração precisam ser estratégicos, transparentes e ágeis, atuando em parceria com CEOs para enfrentar desafios como ESG, governança de dados e dilemas éticos da IA

Sérgio Simões

6 min de leitura
Tecnologias exponenciais
Os cuidados necessários para o uso de IA vão muito além de dados e cada vez mais iremos precisar entender o real uso destas ferramentas para nos ajudar, e não dificultar nossa vida.

Eduardo Freire

7 min de leitura
Liderança
A Inteligência Artificial está transformando o mercado de trabalho, mas em vez de substituir humanos, deve ser vista como uma aliada que amplia competências e libera tempo para atividades criativas e estratégicas, valorizando a inteligência única do ser humano.

Jussara Dutra

4 min de leitura